As obras de recuperação da MG-190, no trecho entre Abadia dos Dourados ao entroncamento da BR-365 para Uberlândia, estão na fase de conclusão. O avanço físico das intervenções já atinge 97% de obras concluídas.

As equipes do DER-MG já finalizaram as etapas de pavimentação e conservação. Os trabalhos, neste momento, estão concentrados na sinalização horizontal e nos serviços de drenagem da pista, o que já foi realizado em um quarto de todo trecho.

Além disso, a rodovia vai receber reforço na sinalização vertical com a instalação de placas educativas de regulamentação e de advertência, previstas para até o final de novembro.

São 58,3 quilômetros totalmente recuperados em uma das principais ligações do Triângulo Mineiro com o Alto Paranaíba.

Com investimento de mais de R$40 milhões, esta é mais uma melhoria contemplada pelo Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década do Governo de Minas.

Provias

Lançado em 4 de abril pelo Governo de Minas, o Provias contará com R$ 2 bilhões que serão investidos em 99 intervenções em rodovias de todas as regiões do estado.

As intervenções visam reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas.

Os recursos para as obras foram obtidos a partir do Acordo Judicial firmado em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.

Recuperação Funcional

A recuperação funcional de rodovias tem como objetivo restabelecer as condições iniciais do pavimento, recuperando assim suas funcionalidades. Trata-se de uma manutenção preventiva, feita antes de ocorrer o desgaste total, adiando a necessidade da realização de restauração.

O serviço é realizado em três etapas, a começar com o tapa-buraco e remendos profundos, dependendo do caso, além do reperfilamento ou fresagem (colocação de uma nova camada de asfalto para nivelar e corrigir) do pavimento.

Em seguida, é aplicada uma camada de revestimento asfáltico. O revestimento asfáltico é a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizando o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento.

A obra é finalizada com a pintura da sinalização horizontal, implantação de tachas refletivas no eixo e bordos, além da revisão da sinalização vertical com colocação de novas placas e o reestabelecimento dos dispositivos de drenagem.