O subsecretário de Estado de Transportes e Mobilidade da Seinfra, Gabriel Fajardo, a superintendente de Transporte Ferroviário, Vânia Cardoso, e o Assessor Técnico, Samuel Silva, realizaram, nesta quarta-feira (26/10), visita técnica ao metrô de São Paulo, em mais uma etapa do processo de preparação do Governo de Minas para assumir a gestão do contrato de concessão do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Metrô-BH), cujo o leilão está marcado para acontecer no dia 22 de dezembro.

Na ocasião, o grupo se reuniu com a Secretária Executiva de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Isadora Cohen, com o Coordenador da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões - CMCP, Adailton Trindade, a Assessora Jurídica, Raiza Leão, além do Coordenador de Planejamento e Gestão da STM, Saulo Vieira. A equipe esteve, ainda, na na sede da ViaQuatro, concessionária responsável pela linha 4 (Amarela) do metrô de SP, onde foi recebida pelo CEO da empresa, Francisco Perrini.

O metrô paulista está em operação desde 14 de setembro de 1974. É o maior e mais movimentado sistema de transporte metroviário do Brasil, com uma extensão de 104,4 quilômetros de linhas ferroviárias distribuídas em seis linhas, sendo as linhas 4–Amarela e 5–Lilás operadas por meio de concessão com a iniciativa privada.

Outra visita ao sistema de transporte de Vitória (ES) também já está agendada, como parte do processo de preparação do Governo de Minas.

Metrô-BH

O leilão do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte será realizado no dia 22 de dezembro, na B3, em São Paulo, e a empresa vencedora ficará responsável por gerir, operar e manter a rede metroviária, com a revitalização da Linha 1 e a criação da Linha 2.

A previsão é a de que as novas estações comecem a ser inauguradas a partir do quarto ano da concessão, e que todas estejam operacionais no sexto ano. Ao todo, o investimento projetado é de R$ 3,7 bilhões, ao longo de 30 anos do contrato de concessão.

Serão destinados R$ 3,2 bilhões de aportes públicos para o metrô de Belo Horizonte, dos quais R$ 2,8 bilhões oriundos do governo federal e cerca de R$ 440 milhões do Governo de Minas, provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.

A empresa vencedora do leilão deve iniciar os investimentos no primeiro semestre de 2023.

Metroviários

Uma das garantias do edital é um ano de estabilidade aos metroviários da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), que devem ser absorvidos posteriormente, e os metroviários terão a opção de adquirir até 10% da nova empresa que assumirá o metrô.