O setor de Educação para o Trânsito do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) comemora, neste mês de setembro, 30 anos de atuação. A data coincide com a Semana Nacional de Trânsito e, para celebrar este marco, serão promovidas diversas ações em parceria com órgãos públicos e com a iniciativa privada.

Para o dia 12, por exemplo, está programado o seminário “No Trânsito, o Sentido é a Vida – 30 anos da Educação para o Trânsito” e o lançamento, junto à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), de selo alusivo ao trigésimo aniversário.

Na semana seguinte, nos dias 18 e 19, outro seminário vai abordar o tema, dando enfoque a todas as violências passíveis de prevenção e aos desafios e inovações no trânsito. Os eventos acontecem no auditório do DEER/MG, em Belo Horizonte, e serão realizados em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros Metropolitano (Sintram).

Já no dia 24, das 10 às 12 horas, haverá reunião ordinária da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), com debate “De quem é a responsabilidade da educação para o trânsito?”. A reunião vai contar com a presença de representantes do poder público e da iniciativa privada, além de deputados, servidores do DEER/MG, Detran/MG, educadores, entre outros.

Durante todo o mês de setembro, outras ações estão programadas, em todo o estado de Minas Gerais, entre elas a campanha: "Semáforo Legal: no trânsito o sentido é a vida". Além disso, serão realizadas ações educativas como blitze, teatros, transitolândias, Feira de Ciência, Tecnologia, Cultura e Educação em Segurança no Trânsito (3º Fecitran), entre outras. (confira a programação completa).

30 anos de atuação
Muito antes do surgimento da Lei 9.503, de 24 de setembro de 1997, que determinava que os componentes do Sistema Nacional de Trânsito deviam garantir aos cidadãos um trânsito em condições seguras, o DEER/MG já contava com uma estrutura fixa, pioneira no Brasil, que cuidava do tema.

Em 1989 surgiu o Programa SOS Trânsito, que tinha a responsabilidade de criar e realizar ações cujo objetivo principal era incentivar um comportamento mais seguro nas vias e era voltado para os mais variados públicos e em todas as regiões do estado.
Nessas três décadas o setor contabiliza números surpreendentes. Foram mais de 27.850 ações educativas e quase nove milhões de pessoas orientadas/educadas, o que corresponde à população do Estado de Pernambuco e de países como Israel, Áustria e Suíça.

A dedicação da equipe trouxe inúmeros reconhecimentos ao longo desses 30 anos, entre os quais o importante prêmio Volvo, concedido ao DEER/MG por três vezes.

A equipe atual da Educação para o Trânsito do DEER/MG reúne profissionais de diversas áreas. São psicólogos, educadores, pedagogos, jornalistas, relações públicas, servidores que sempre buscam conscientizar, informar e educar os usuários da via para comportamentos seguros, objetivando a redução de acidentes.

PROGRAMAÇÃO SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2019:

NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA
• Seminário: NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA - 30 anos da Educação para o Trânsito do DEER/MG.
Data: 12/09/2019
Horário: 08:30 às 16:30h
Local: Auditório do DEER/MG – Av. dos Andradas, 1.120 – Centro – Belo Horizonte/MG

• Seminário: VIOLÊNCIAS POR CAUSAS EXTERNAS.
Data: 18/09/2019: Suicídio e tentativa de suicídio: conceito, cenário epidemiológico e abordagem
Data: 19/09/2019: Educação para o Trânsito: desafios e inovações
Horário: 08:30 às 16:30h
Local: Auditório do DEER/MG - Av. dos Andradas, 1.120 – Centro – Belo Horizonte/MG

• 3ª FECITRAN - Feira de Ciências, Tecnologia, Cultura e Educação em Segurança no Trânsito de Minas Gerais.
Data: 18/09/2019
Horário: 09 às 17h
Local: Av. Amazonas, 5.253, Nova Suíça

• Reunião Ordinária da Comissão de Segurança Pública da ALMG.
Debate: “Segurança, mobilidade e educação para o trânsito: de quem é a responsabilidade? ”
Data: 24/09/2019
Horário: 10 às 12h
Local: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

• Campanha: "Semáforo Legal: no trânsito o sentido é a vida" (em todo o Estado de Minas Gerais):
Ação educativa integrada em todo o Estado de Minas Gerais, com a seguinte Proposta: 1ª FASE VERDE: “Siga em frente com responsabilidade e segurança” – Comandos educativos nos moldes de blitze em todo o Estado de Minas Gerais (dias 01 a 07/09/19); 2ª FASE AMARELA: “Atenção Concentrada no Trânsito” - cada órgão, instituição e município será responsável por promover campanhas e ações educativas envolvendo o maior número possível de pessoas (dias 08 a 25/09/19); 3ª FASE VERMELHA: “Assim como você, todos têm direito de ir e vir. Respeite a sinalização de Trânsito. Faça sua parte” - atuação mais efetiva e rigorosa dos órgãos que fiscalizam o trânsito.