A Câmara Intersetorial de Acompanhamento de Empreendimentos e Obras da Construção Civil e Infraestrutura, instituída pelo Decreto nº 46.963/16, teve suas atividades retomadas. A primeira reunião de trabalho deste ano, realizada na última sexta-feira (9/8) na Cidade Administrativa, teve como principais objetivos apresentar os novos membros - instituídos em 12 de julho, conforme Resolução Seinfra 03 - e dar início à elaboração de novo plano de trabalho para a Câmara nesta gestão.

Coordenada pelo secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, a Câmara Intersetorial de Acompanhamento de Empreendimentos e Obras da Construção Civil e Infraestrutura abrange ações referentes a obras, desmembramento e parcelamento do solo, distribuição de energia, redes de abastecimento de água e esgoto, meio ambiente e outras medidas necessárias à viabilização de projetos e empreendimentos. A proposta é implementar medidas para a normalização e simplificação de fluxos e aspectos necessários ao pleno andamento de obras e projetos em todo o estado.

“Sabemos da relevância da Câmara e da sua atuação, principalmente no sentido de se tratar de projetos prioritários. No que pudermos contribuir, especialmente em processos de licenciamento ambiental, a ARMBH está à disposição”, disse a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), Mila Costa.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), Emir Cadar Filho, destacou que as reuniões representam um canal de diálogo direto entre os setores. “Agradeço ao secretário pela iniciativa de dar continuidade à Câmara Intersetorial, é uma alegria para nós. Aqui, os canais com os órgãos são diretos, então sempre saímos com missões, e essa dinâmica de dar resolutividade ao que é discutido aqui até o próximo encontro é muito boa”, afirmou.

Na ocasião, o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, propôs a criação de um mapeamento estratégico para que seja definido, então, novo plano de trabalho. “Precisamos dar um caráter executivo e de resolutividade à essas reuniões. Então, sugiro fazermos, via Seinfra, um questionário orientado, para diagnosticar, junto a todos aqui, quais são os principais gargalos e desafios nos diversos temas que tangem os setores. De posse deste mapeamento, conseguiremos orientar nossas ações e otimizar fluxos”, ressaltou. O objetivo é que até a próxima reunião a Câmara já esteja de posse desse diagnóstico.

Compõem a Câmara, além da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, as secretarias de Governo e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), além de membros convidados, como o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), os sindicatos da Construção Civil (Sinduscom) e da Construção Pesada (Sicepot), a Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi) e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).