Uma videoconferência reuniu na tarde dessa quinta-feira, 4/4, servidores da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) para a troca de experiências com servidores da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) sobre a metodologia Building Information Modeling – BIM, ou Modelagem de Informação da Construção, em tradução para o Português. O encontro faz parte do processo de implantação do BIM pelo Estado de Minas Gerais.

A metodologia BIM reúne um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, durante todo o seu ciclo de vida. Numa comparação simples, os profissionais que utilizam esta metodologia conseguem acompanhar todo o processo de uma obra por meio virtual, inclusive com maquetes realistas, permitindo um gerenciamento mais preciso, o que contribui, por sua vez, para a melhoria técnica da qualidade de projetos e obras.

Durante a conferência, as servidoras da SEIL Lorreine dos Santos Vaccari e Lucimara Ferreira de Lima apresentaram um panorama da utilização do BIM no Estado do Paraná, um dos pioneiros no uso da metodologia. Elas também orientaram a equipe da Setop e do DEER/MG em relação aos primeiros passos a serem dados e na definição do objetivo a ser alcançado.

"A Secretaria, por meio da Superintendência da Coordenação Técnica (SCT), e o DEER/MG entendem quão fundamental é sua participação na difusão desta inovação, para promover obras públicas mais sustentáveis, com menores custos e maior qualidade para a sua população”, destaca o superintendente de Coordenação Técnica da Setop, Matheus Guimarães Novais.

BIM em Minas
O Termo de Abertura do Projeto de Implantação do Building Information Modeling – BIM foi assinado no dia 14 de março pelo Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, e pelo Diretor-Geral do DEER/MG, Fabrício Torres Sampaio. Este foi o primeiro passo para a sistematização das atividades técnicas, redução de custos e melhoria da qualidade dos empreendimentos públicos executados pelo Estado de Minas Gerais.

No dia 28 de março, durante reunião da Câmara da Indústria da Construção (CIC), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o servidor Rodrigo Colares (Setop) e os representantes do DEER/MG Luís Guilherme Chaves e Vitor Calixto, gerente do projeto, apresentaram as metas que o Estado pretende alcançar em 2021, 2024 e 2028.

A partir do encontro, o vice-presidente da FIEMG, Teodomiro Diniz Camargos, solicitou a criação de uma secretaria que envolverá representantes do terceiro setor e do Sistema de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (SISTOP), com a finalidade de alinhar as estratégias de Estado às condições de mercado, realizando parcerias que permitam a adoção da metodologia com maior efetividade, tanto por instituições públicas quanto privadas.

Para 2021, seguindo as diretrizes do Decreto Federal nº 9.377 de 17 de maio de 2018, a Setop e o DEER/MG pretendem instituir a elaboração de modelos no formato BIM em obras que englobem as disciplinas de estrutura, hidráulica, AVAC e elétrica na detecção de interferências, na extração de quantitativos, na geração de documentação gráfica e no âmbito da infraestrutura rodoviária.

O conceito BIM representará um importante progresso para a engenharia e para a arquitetura em Minas Gerais, assim como a introdução de desenhos de plantas assistidos por computadores representou grande avanço para esses setores na década de 1990.