A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), que já havia aplicado a medida, em 2017, para as linhas intermunicipais que operam no Estado, autorizou as concessionárias que operam linhas executivas metropolitanas que atendem aos aeroportos da Pampulha e Confins, além do Instituto Cultural de Inhotim, em Brumadinho, a adotar tarifas promocionais. Com esta medida, os valores definidos na tabela para cada dessas linhas metropolitanas executivas passam a ser tarifa-teto e não mais o valor a ser cobrado obrigatoriamente de cada passageiro.

Serão beneficiados os usuários das seguintes linhas executivas metropolitanas: 2552 (Contagem / Aeroporto Tancredo Neves, via Aeroporto da Pampulha); 3309 (Betim / Aeroporto Tancredo Neves, via Aeroporto da Pampulha, via Fiat); 3307 (Betim / Aeroporto de Confins, via Aeroporto da Pampulha); 3835 (Nova Lima / Aeroporto Tancredo Neves); 3732 (Instituto Cultural Inhotim / Belo Horizonte – Executivo); 5240 (Aeroporto Tancredo Neves, via Antônio Carlos / Belo Horizonte); 5260 (Aeroporto Tancredo Neves / Belo Horizonte). Essas linhas transportam em média 50,5 mil passageiros por mês.

De acordo com a Resolução 031/2018, publicada na edição do dia 23 de novembro de 2018 do Diário Oficial do Estado, jornal Minas Gerais, as concessionárias poderão oferecer passagens com tarifas promocionais em horários específicos, não sendo obrigatória a oferta da promoção em todas as poltronas de uma mesma viagem. Nos bilhetes de passagens adquiridos na promoção devem constar a inscrição “Tarifa Promocional”. Entretanto, se o passageiro desejar alterar a data e/ou horário da viagem, estará sujeito às condições de comercialização do momento, não lhe sendo assegurado o valor da tarifa promocional.