O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) vai iniciar a elaboração de mais um pacote com 17 projetos de engenharia, visando substituir pontes de madeira e recuperar estruturas em concreto sobre rios, riachos e córregos, em trechos de rodovias estaduais.
O primeiro passo para que os projetos sejam realizados foi a publicação da homologação do resultado da concorrência pública 015-2020, divulgada no Diário Oficial de Minas Gerais, no dia 14 de janeiro deste ano. Este é o terceiro lote homologado nos últimos três meses. Já estão em andamento estudos para substituição de outras 24 estruturas em trechos de rodovias pavimentadas e não pavimentadas.
Os investimentos nos 17 projetos são de R$1.175.120,88 e contemplam oito pontes de madeira que serão substituídas por estruturas de concreto. As demais, que já são de cimento, passarão por reforço estrutural ou serão substituídas. Dos 17 projetos que serão elaborados, 10 se concentram na Zona da Mata, nas rodovias LMG-870, CMG-494, LMG-871, MG-488, LMG-828 e LMG-840. No Alto Paranaíba, serão quatro novas estruturas – duas na MG-428, uma na MG-235 e outra na LMG-746. As demais estão localizadas na MG-235, próximo à Abaeté; MG-350, no Sul de Minas, e MG-170, na no Centro-Oeste do estado.
Os locais passarão por estudos geológicos para definir o tipo de estrutura a ser construída no local e, no caso de pontes de concreto, se passarão por reforço estrutural ou se serão substituídas.
Essa é uma das ações do Governo de Minas para realizar, de forma programada, a substituição de pontes de madeira por pontes ou galerias de concreto que são materiais mais duráveis e que exigem menos manutenção. O programa trará, ainda, mais segurança para as comunidades contempladas, conforme explica o diretor de Projetos de engenharia Rodoviária do DER-MG, Luiz Guilherme Ferreira Chaves Campos.
“Com a crescente expansão do agronegócio e o crescimento das cidades, atender a essas demandas é de suma importância para a manutenção da economia do Estado, além de viabilizar acessos e transformar a vida de muita gente, promovendo mais conforto e segurança”, avalia.
Confira a lista completa:
Rodovia |
Trecho |
Córrego ou rio |
Obra/ situação |
Região |
|
1 |
LMG-870 |
Entr. BR-267 (Orvalho) - Santa Bárbara do Monte Verde |
Pirapitinga |
madeira |
Zona da Mata |
2 |
LMG-870 |
Entr. BR-267 (Orvalho) - Santa Bárbara do Monte Verde |
São Luiz |
madeira |
Zona da Mata |
3 |
CMG-494 |
Entr. BR-383 (B) - Andrelândia |
Cruzeiro (Dois Irmãos) |
madeira |
Zona da Mata |
4 |
CMG-494 |
Entr. BR-383 (B) - Andrelândia |
Garcia |
madeira |
Zona da Mata |
5 |
CMG-494 |
Entr. BR-383 (B) - Andrelândia |
Barra |
madeira |
Zona da Mata |
6 |
LMG-871 |
Lima Duarte - Conceição do Ibitipoca |
Chácara |
madeira |
Zona da Mata |
7 |
LMG-871 |
Lima Duarte - Conceição do Ibitipoca |
Lopes |
madeira |
Zona da Mata |
8 |
MG-428 |
Araxá - Rio Grande (Divisa MG/SP) |
AROEIRA |
Recuperação estrutural |
Alto Paranaíba |
9 |
MG-428 |
Araxá - Rio Grande (Divisa MG/SP) |
RIFANINHA |
Recuperação estrutural |
Alto Paranaíba |
10 |
MG-235 |
Córrego da Mandioca - Ibiá |
MANDIOCA |
Recuperação estrutural |
Alto Paranaíba |
11 |
MG-350 |
Delfim Moreira - Entr.BR-459 (p/Itajubá) |
SAPUCAÍ |
Substituição da estrutura |
Sul de Minas |
12 |
MG-235 |
Entr. LMG-794 - Serra da Saudade |
ACAMPAMENTO |
Substituição da estrutura |
Central |
13 |
MG-488 |
Entr. Santa Barbara Tugúrio - Entr. BR-040 |
SAPATEIRO |
Substituição da estrutura |
Zona da Mata |
14 |
LMG-828 |
Entr. MG-265 (p/ Jequeri)- Entr. LMG-826 (p/ Oratórios) |
São Pedro (Oratórios) |
madeira |
Zona da Mata |
15 |
LMG-746 |
Monte Carmelo - Chapada de Minas |
SÃO FÉLIX |
Substituição da estrutura |
Alto Paranaíba |
16 |
LMG-840 |
Entr. BR-262 - Entr. MG-265 (p/ Pedra Bonita) |
MATIPÓ |
Substituição da estrutura |
Zona da Mata |
17 |
MG-170 |
Rio Jacaré - Entr. MG-429 (Lagoa da Prata) |
JACARÉ |
Recuperação estrutural |
Centro Oeste |