As obras de recuperação funcional da LMG-633, entre o entroncamento para a MG-401 (Jaíba) e o distrito de Mocambinho, na região Norte de Minas, estão na fase final. Mais de 90% dos serviços estão concluídos e as equipes de trabalho se concentram, agora, na execução da sinalização horizontal e vertical do trecho de 35 quilômetros.

Com investimento de mais de R$ 12 milhões, o trecho está sendo completamente restaurado. A finalização das obras deve acontecer no mês de maio, conforme cronograma do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

A rodovia LMG-633 está inserida dentro da área do Projeto Jaíba que busca implantar uma agricultura moderna, capaz de gerar riquezas e prosperidade para a região. O Jaíba abrange uma área de aproximadamente 100 mil hectares, o que o torna o maior projeto de agricultura irrigada da América Latina.

A recuperação funcional da LMG-633 vai contribuir para o escoamento de produtos como banana, uva, abacaxi, alho acerola e limão, que além de abastecer o mercado nacional, são exportados para outros países.

“Com a melhoria do pavimento proporcionamos aos produtores rurais da região uma redução de custos operacionais, o que gera desenvolvimento socioeconômico regional e o resgate da cidadania de uma parcela significativa da população mineira, que tem na terra sua única fonte de sustento”, ressalta o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

O Projeto Jaíba fica compreendido a margem esquerda do rio Gurutuba, cortado ao meio pelo Verde Grande e a direita pelo Rio São Francisco. Entre esses limites localizam-se os municípios de Jaíba, Matias Cardoso e Verdelândia.

Provias

Um dos principais eixos do Provias é a recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação. No total, serão 55 obras de recuperação funcional em 1.770 quilômetros da malha rodoviária.

O programa também prevê a pavimentação e construção de pontes, com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais. Neste caso, serão 44 empreendimentos contemplados, que somam cerca de 807 quilômetros.

Os recursos, da ordem de mais de R$ 2 bilhões, são oriundos do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.

Enviar para impressão