O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), concluiu a recuperação funcional do quarto maior trecho contemplado no Provias, maior pacote de obras de infraestrutura rodoviária da última década do Governo do Estado, idealizado para construir e pavimentar trechos e recuperar a malha estadual.

Os 121,9 quilômetros da MG-409, que ligam o entroncamento da BR-116 a Pavão, passando por Novo Oriente e, também, a recuperação da MG-105, que é a continuação da via até o município de Águas Formosas, no Vale do Mucuri, estão totalmente recuperados e vai beneficiar cerca de 400 mil mineiros da região.  

O complexo rodoviário formado pelas MGs 409 e 105 só é menor que o segmento da MGC-367, com 136,4 km (Jequitinhonha), seguido da MG-401, entre Porto Matias Cardoso até o perímetro urbano de Janaúba, com 139,8 km (Norte), ambos recuperados e sinalizados e a emblemática MGC-418, mais conhecida como Rodovia do Boi, também na região do Vale do Mucuri e em obras pelo Provias.

De acordo com o projeto executado pelo DER-MG todo o trecho recebeu novo pavimento asfáltico, serviços de drenagem e sinalização vertical e horizontal a um custo total da ordem de R$ 88 milhões, valor que não inclui o material obras, fornecimento de material betuminoso e outros serviços.  

“Transformamos uma rodovia esburacada em uma pista segura para produtores, caminhoneiros e moradores da região. Agora, o usuário da via já conta com um trecho rodoviário em excelentes condições de tráfego”, avalia o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

Investimento Rodoviário

Até o momento foram viabilizados R$ 2,5 bilhões em investimentos que contemplam 124 empreendimentos rodoviários por meio do Provias.   

Considerado o maior programa de recuperação rodoviária da última década, o pacote de obras, tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas.    

O Provias se divide em dois eixos: recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação; e pavimentação e construção de pontes, com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais.   

Vale ressaltar que grande parte dos recursos do Provias são oriundos do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.

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