A concessionária Metrô BH anunciou, nesta segunda-feira (30/10), que as obras de revitalização da linha 1 devem começar na próxima sexta-feira (3/11). A primeira etapa conta com a renovação tanto da via permanente quanto da rede aérea do sistema. 

Na permanente, haverá substituição de trilhos, de aparelhos de mudança de via e de lastros (camada de pedra britada entre os dormentes e a plataforma ferroviária). A revitalização também abordará a troca de dormentes de concreto e de madeira e suas respectivas fixações, entre outros processos. 

“O usuário do metrô vai perceber benefícios como a diminuição de ruído durante as viagens e aumento da velocidade dos trens, que possibilitará menos tempo de percurso entre uma estação e outra”, explica o presidente do Metrô BH, Guilherme Bastos Martins. 

Já na rede aérea de alimentação elétrica dos trens, a renovação abordará  trocas de chaves seccionadoras de energia, substituição de fios, substituição de postes de sustentação, dentre outros componentes que trarão mais confiabilidade ao sistema e melhor gestão dos ativos.

Cronograma

Até o final de março de 2024, estão previstas as intervenções do trecho entre as Estações Eldorado e Carlos Prates para os serviços de rede aérea, e das Estações Eldorado a Calafate para os serviços de Via Permanente. 

A maior parte das obras será realizada no período noturno e nos fins de semana para que os impactos afetem o mínimo possível a circulação de trens em horário operacional. 

Ao longo desse período, os trens poderão trafegar em velocidade reduzida entre as estações em obras e o intervalo entre os trens pode ser alterado.

A previsão inicial para a conclusão da revitalização da linha 1 é março de 2027. Porém, a concessionária trabalha junto à Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) para antecipar cronograma e levar à população da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) todos os benefícios da concessão no menor prazo possível.

Horário habitual

As bilheterias e as estações do metrô funcionam das 5h15 às 23h, todos os dias. 

Intervalo dias úteis

Os trens têm intervalo, nos dias de semana, de sete minutos entre um carro e outro. Já nos horários de pico, das 6h às 8h30 no período da manhã e, das 16h30 às 19h, no período da tarde, a cada 15 minutos. Intervalo habitual  aos sábados, domingos e feriados é de 15 minutos durante todo o dia.O valor da passagem permanece R$5,30.

 

Enviar para impressão