Os motoristas que circulam entre o Centro e o Norte de Minas já contam com 65 quilômetros de rodovia duplicada na BR-135, e esse número deve chegar a 90 quilômetros até o final do ano. A estrada liga Montes Claros a Curvelo e é um dos mais importantes corredores viários de longa distância no país, com mais de 300 quilômetros de extensão, e administrada pela concessionária Eco-135 desde 2018.

Durante a inauguração do trecho duplicado, nesta segunda-feira (23/10), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, acompanhou de perto o andamento da expansão da via e enfatizou que “é uma das principais obras rodoviárias não só de Minas Gerais como do Brasil, de uma das mais importantes artérias do estado, que será fundamental para o desenvolvimento do Centro e do Norte de Minas, e estrada boa atrai investimento”. Ele lembrou o papel estratégico da rodovia na ligação da capital com uma das maiores cidades de Minas. “É muito satisfatório saber que temos essa obra caminhando dentro do cronograma, com o contrato sendo rigorosamente cumprido, e viagens que antes levavam 8 horas entre Belo Horizonte e Montes Claros podem ser feitas com uma redução de 2 a 3 horas, com mais conforto e mais segurança”, disse Zema.

A concessão da Eco-135 prevê investimentos de R$ 3,6 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato, abrangendo 364 quilômetros de malha viária que corta as cidades de Montes Claros, Bocaiúva, Engenheiro Navarro, Joaquim Felício, Buenópolis, Augusto de Lima, Corinto e Curvelo, e inclui também trechos das rodovias LMG-754 e MG-231, alcançando ainda os municípios de Cordisburgo, Inimutaba, Caetanópolis e Paraopeba.

Desde o início da operação, a concessionária já realizou obras de reabilitação e recuperação de mais de 200 quilômetros de pavimento ao longo de todo o trecho, além de implantar cerca de 43 quilômetros de faixas adicionais, cinco passarelas, cinco pontes e o alongamento de um viaduto. Outras três passarelas seguem em execução, com previsão de entrega até dezembro de 2023, para quando também está prevista a entrega de outras quatro pontes e mais dois viadutos com as duplicações.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) estima que as melhorias realizadas nos últimos anos beneficiem mais de 630 mil habitantes da região, e também 38 mil veículos, em média, que passam diariamente pelo trecho. O secretário Pedro Bruno destacou a importância da cobrança de pedágio para permitir as melhorias observadas pelos motoristas. “Uma concessão é um investimento de longo prazo, na ampliação de capacidade e na manutenção da via. Para além dos investimentos em duplicação, serviços como atendimento médico e guincho são fundamentais para garantir, segurança e agilidade”.

Ainda de acordo com o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, poder observar esse progresso tão nítido serve como modelo para as intervenções necessárias no estado com a maior malha rodoviária do país. “É um privilégio estar diante dos avanços dessa concessão, que caminha para o seu quinto ano de execução, com entregas tão relevantes e tão estruturantes. Esse programa de concessões rodoviárias nos coloca no caminho certo, não tenho dúvidas de que é por meio da parceria público-privada que vamos conseguir avançar no desafio de recuperar nossas estradas”, completou Pedro Bruno.

O sucesso da concessão recebeu o enfoque do diretor-superintendente da Eco-135, Silvio Caldas, que considera o modelo essencial diante da magnitude das obras. “Estamos falando da maior obra de infraestrutura rodoviária sendo executada no Brasil, com 90 quilômetros de duplicação somente este ano, além das faixas adicionais, pontes e passarelas, viadutos e dispositivos de retorno, que já estão sendo utilizados pela população, e já estamos iniciando a duplicação de mais de 40 quilômetros no Norte (de Bocaiúva a Montes Claros) e estamos executando a implantação do anel viário de Montes Claros, tirando todo o tráfego de veículos pesados que passa pelo centro da cidade”, enumerou.

Demanda da população

Durante o evento, o Governo de Minas também firmou compromisso com a concessionária para uma estrutura solicitada pela população de Curvelo na BR-135. O secretário assinou um ofício que autoriza a inclusão de um retorno operacional no km 630, em formato de U. “Isso vai impactar e melhorar ainda mais as nossas possibilidades e o nosso potencial de atração de investimento. Está ocorrendo uma revolução nessa BR-135, tenho certeza que, com esse retorno, a rodovia estará tomada por empresas e novos investimentos em poucos anos”, observou o prefeito de Curvelo, Luiz Paulo.

Enviar para impressão