O Governo de Minas trabalha para consolidar iniciativas eficientes e inovadoras que tragam ainda mais excelência para a prestação de serviços públicos aos cidadãos. Com esse objetivo, está em implantação na administração mineira o projeto Valores e Práticas Governo de Minas, que visa investir no desenvolvimento dos servidores, contribuindo para a realização profissional e para o aprimoramento permanente do serviço público mineiro.

Já em desenvolvimento junto aos gestores, o projeto é agora ampliado possibilitando a participação direta de servidores de secretarias de Estado e órgãos autônomos com o lançamento da Jornada da Cultura Organizacional, no dia 30/10, às 14h, pelo canal da Seplag-MG no Youtube com a participação da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto. Para acessar é só clicar aqui.

A apresentação trará os detalhes sobre a Jornada, como cada servidor poderá participar e a importância do investimento na cultura organizacional para o desenvolvimento dos servidores e do Estado, com impacto direto no aprimoramento das políticas públicas.

A Jornada é uma atividade on-line e individual, a ser realizada com login e senha. Nela, são apresentados de forma dialógica e interativa, conteúdos sobre cultura organizacional e mudança, que irão apoiar os servidores nas suas atividades do dia a dia.

Os gestores estaduais participaram da coconstrução do projeto na fase inicial, estão integrando a etapa de desenvolvimento e, por meio de ações colaborativas, atuam na disseminação dos conceitos da cultura organizacional para os servidores públicos da administração direta do Executivo mineiro.

A partir da Jornada, o propósito é reforçar de forma permanente essas práticas, ampliando, neste momento, a participação direta no projeto para servidores de secretarias e órgãos autônomos, conforme definido no planejamento da implantação.

Veja abaixo as secretarias e órgãos que estão inseridos nessa etapa do Projeto para a participação de seus servidores na Jornada da Cultura Organizacional:

Agricultura e Pecuária; Comunicação, Casa Civil, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Educação, Fazenda, Governo, Infraestrutura e Mobilidade, Justiça e Segurança Pública, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Planejamento e Gestão, Secretaria Geral, Advocacia Geral do Estado, Ouvidoria Geral do Estado e Polícia Civil de Minas Gerais.

Valores e Práticas

O Valores e Práticas é uma iniciativa do Governo de Minas, em parceria com a Comunitas e apoio técnico da consultoria Betânia Tanure Associados (BTA). Denominada “Nosso Jeito de Ser e Fazer”, a gestão da cultura aponta os comportamentos que fortalecem os objetivos propostos – nós fazemos – e os que não contribuem para esse aprimoramento – nós não fazemos – que devem ser observados na rotina de trabalho.

Alguns dos comportamentos estabelecidos como “nós fazemos” são: combater a corrupção e trabalhar com integridade; agir com ética e de maneira simples e eficiente; atuar com proatividade e responsabilidade; colaborar e fortalecer a integração; e dar exemplo como servidor público. Por outro lado, estão entre os “não fazemos”: colocar interesses pessoais e de grupos acima do coletivo; acomodar-se e resistir à mudança; atuar com inércia e morosidade; deixar problemas sem solução; e trabalhar com burocracia desnecessária.

Para embarcar na Jornada da Cultura Organizacional você deve entrar, a partir do dia 31/10, no link http://digital.betaniatanureassociados.com/valoresepraticas . 

 

 

Enviar para impressão