rrrreunuaio

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), oficializou, nesta quarta-feira (26/11), a implantação de uma linha dupla, e não singela, no trecho final da expansão da Linha 2 do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A decisão foi confirmada durante reunião com representantes da empresa MRS Logística e da concessionária Metrô BH.

O trecho corresponde aos dois quilômetros finais da extensão total de 10,5 quilômetros entre as futuras Estações Ferrugem e Barreiro. A proposta de via singela, enviada pela concessionária ao Governo de Minas em 2024, previa a utilização de apenas uma via para o tráfego dos trens em ambos os sentidos. 

Como gestora do contrato de concessão, a Seinfra solicitou estudos que comprovassem a impossibilidade técnica da linha dupla, prevista originalmente no projeto, e a viabilidade da linha singela, exigindo o cumprimento de todos os indicadores de desempenho contratual e da qualidade do serviço prestado à população.

Após analisar a documentação apresentada, a Seinfra concluiu que a execução da linha dupla é tecnicamente possível. A solução adotada será o deslocamento de 14 metros das linhas de carga existentes, garantindo espaço para a passagem de uma segunda via destinada ao metrô. A intervenção será realizada sem custos adicionais aos cofres públicos.

“Desde o início, trabalhamos para que a expansão do metrô adotasse a solução mais adequada ao sistema. A formalização da linha dupla reforça o compromisso com a execução do contrato e garante uma infraestrutura de qualidade para os usuários, que fortalece a mobilidade na região", concluiu o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

 

Enviar para impressão