O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), segue com as obras de pavimentação da MGC-262, trecho que liga Barão de Cocais a Caeté, região central de Minas. Até o momento, cerca de 45% dos serviços previstos já foram executados.

São realizados melhoramentos, pavimentação, implantação e restauração de aproximadamente 24 quilômetros, o que contempla obras do contorno de Barão de Cocais, construção de viaduto sobre a ferrovia da Vale e instalação de viaduto metálico sobre a Ferrovia Centro Atlântica (FCA).

Cerca 10 quilômetros já estão pavimentados. As equipes de trabalhos são divididas em várias frentes que executam terraplenagem, drenagem, pavimentação e sinalização viária.

As intervenções fazem parte do Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década, e contarão com investimento total de R$ 117 milhões, valor que inclui obra, material betuminoso, supervisão e desapropriação.

Quando concluída, a obra vai acabar com uma espera de décadas, principalmente para os mais de 2 mil moradores do distrito de Rancho Novo, que usam a estrada para chegar à cidade de Barão de Cocais.

A rodovia também servirá como rota alternativa para quem circula pela BR-381, já que o trecho da rodovia federal entre Caeté e Belo Horizonte ainda não foi duplicado.

Outro reflexo positivo será o incentivo ao turismo religioso, ecológico e histórico, uma vez que o trecho faz parte do circuito Estrada Real e vai facilitar o acesso ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade e ao Santuário do Caraça.

De acordo com o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, os recursos para as obras estão garantidos e a expectativa é de que a pavimentação seja concluída no segundo semestre. “Com o fim do período chuvoso a obra vai ganhar um ritmo mais intenso”, destaca.

Enviar para impressão