A recuperação funcional dos 24 quilômetros em pista dupla da Avenida Filomena Cartafina (AMG-2595 e AMG-2510), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, já conta com 95% do serviço de fresagem concluído, assim como a primeira camada de recapeamento das pistas.  

Nesta semana, as equipes de Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais iniciaram a aplicação da segunda camada de material asfáltico no trecho.

Além das etapas previstas em projeto, está sendo estudado a aplicação de um tratamento superficial duplo para reforçar a proteção do novo pavimento. Concluída esta fase, todo o trecho ganhará nova sinalização horizontal e vertical.

Iniciada em setembro de 2022, as obras na avenida Filomena Cartafina deverão ser concluídas entre setembro e outubro de 2023.

Relevância

A avenida Filomena Cartafina é uma importante via de acesso ao Distrito Industrial III de Uberaba, que abriga o maior polo de fertilizantes fosfatados da América Latina, entre outras plantas industriais.

A estimativa é que cerca de 100 empregos diretos sejam gerados durante a revitalização da Filomena Cartafina. Os recursos do custeio da obra giram em torno de R$ 50 milhões e integram o Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década em Minas Gerais.

Pacote de obras Provias

As obras de recuperação funcional da Avenida Filomena Cartafina integram o Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década em Minas Gerais. O programa conta, atualmente, com 75 intervenções que buscam requalificar a qualidade do pavimento de mais de 2300 quilômetros da malha sob gestão do estado e outros 44 empreendimentos de implantação, pavimentação e construção de pontes e viadutos.

São 119 obras, sendo que 51 estão em andamento, 29 estão em fase de projetos e 27 já foram concluídas.

Os investimentos ultrapassam R$ 2 bilhões e grande parte dos recursos é oriunda do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.

Enviar para impressão