Com a presença do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, representantes do Estado de Minas, dos municípios da região, bem como setor produtivo, uma cerimônia solene realizada na manhã desta quarta-feira (1/12) marcou a reinauguração da pista de pouso e decolagem e retomada das operações do Aeroporto Regional do Vale do Aço. O terminal retoma o funcionamento com voos diários com a capital mineira.

O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, destacou em seu discurso a relevância logística do aeroporto para a região e para todo o estado.

“Essa é uma região que eu tenho um respeito enorme pela sua relevância e conheci muito de perto o potencial gigantesco da região, bem como suas demandas. O desenvolvimento econômico também depende da infraestrutura, e no Vale do Aço ainda está aquém do que a região precisa. A reabertura do aeroporto, bem como outras ações como a duplicação da BR-381 e perspectivas de ferrovias, colocará o Vale do Aço dentro da rede econômica de Minas Gerais e do país. O meu desejo profundo com a retomada das operações do Aeroporto Regional do Vale do Aço é o relançamento da região ao lugar de destaque que sempre mereceu estar. Mesmo com algumas questões logísticas, o Vale do Aço tem grande relevância, mas ela tem condições de ser uma das locomotivas de nosso estado e será em um horizonte breve com todas essas ações desempenhadas ou apoiadas pelo Governo de Minas Gerais”, avalia o vice-governador.

As obras foram executadas pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), sob a supervisão da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade. Na ocasião o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, foi representado pelo diretor de transportes aeroviários Hélio Borchardt. O diretor pontuou que a volta dos voos para o Vale do Aço será um fator de fortalecimento econômico da região. “Com a reabertura do aeroporto teremos a retomada do crescimento da região no pós-pandemia. O aeroporto fechou antes do início das obras com pandemia e agora a gente espera que o terminal seja uma das alavancas do desenvolvimento do Vale do Aço, que é uma região tão importante para Minas Gerais”, observa Hélio.

O diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço, João Luiz Teixeira Andrade, também mencionou o aeroporto como relevante para o fomento à economia regional e ainda informou a respeito do Plano Diretor Aeroportuário. “É necessário conectar o Vale do Aço a economia global e sabemos que o aeroporto é um trampolim para um futuro de muito desenvolvimento socioeconômico. E para conquistarmos este desenvolvimento, contratamos pela ARMVA o plano diretor do aeroporto, que tem a ambição de colocar o nosso aeroporto entre os três maiores aeroportos do interior de Minas”, pontua João Luiz

As melhorias

As obras de restauração do pavimento da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Regional do Vale do Aço foram iniciadas em maio deste ano, após o Governo de Minas realizar a captação de recursos junto à Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), oriundos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). Os investimentos de R$13,2 milhões foram divididos entre a União, com 91% dos recursos, e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, com 9%.

O trabalho consistiu na restauração do pavimento (base, sub-base e capa asfáltica) da pista de pouso e decolagem (2004m x 45m) e das duas taxiways (3.910 m²), além da reforma do pavimento rígido do pátio de aeronaves (20.662 m²), e  execução de um aterro para regularizar a faixa de pista na cabeceira e na implantação de nova sinalização horizontal.

Com a conclusão da obra e outras medidas a serem implementadas, o Governo de Minas pretende evoluir a categoria do aeroporto, para que ele tenha autorização para o pouso e decolagem de aeronaves maiores, além da possibilidade de aumento da frequência semanal dos voos.

Retomada dos voos

O assessor especial da Presidência da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Veras, ressaltou que o Vale do Aço é um dos pontos logísticos de relevância para a companhia dentro do estado de Minas e também informou sobre os voos que retornaram nesta quarta-feira (1º). “Temos um carinho muito grande com o Vale do Aço e estamos sempre presentes aqui. Estamos iniciando com cinco voos diários, incluindo um voo noturno que é extremamente importante para visitas de um dia. A aeronave que está operando no momento é o ATR 72 600, o que temos de mais moderno. Quando você decola do Vale do Aço, você está decolando para o Brasil inteiro e para o mundo”, destaca.

Segurança
O aeroporto volta a operar com o Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio e, também, a Estação Permissionária de Telecomunicações Aeronáuticas (EPTA) em pleno funcionamento, conforme previsto em contrato.

O local conta com dois caminhões contra incêndio (CCI), sendo o veículo que está em operação atualmente foi entregue pelo Governo de Minas em 2014.

Além disso, em parceria com a Secretaria Nacional de Aviação Civil, do Ministério da Infraestrutura (SAC/MINFRA), o Governo de Minas também disponibilizou um Pórtico e um Raio-X novos.
Sendo assim, mesmo considerando que, conforme regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), não seja obrigatória a presença do equipamento, por ter movimentação menor que 200 mil passageiros por ano, o aeroporto retoma as operações com um caminhão contra incêndio (CCI) operacional, com brigada de incêndio já contratada pela Infraero, e com o EPTA operacional, no modo automático (ERAA), até a conclusão da licitação para contratação do efetivo que irá operar presencialmente a EPTA.

Fotos: Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço

Enviar para impressão