Em parceria com os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) inicia sua participação nas atividades da Semana Nacional de Trânsito deste ano, cujo tema é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Nesta quarta-feira (22/9), às 9h30, na avenida João Pinheiro, 161, Centro de Belo Horizonte, acontecerá uma ação educativa para orientar motociclistas sobre prevenção de acidentes e socorro às vítimas. No local será realizada uma simulação de acidente com motocicleta.

Às 19h30, será realizada mesa redonda de debates, com transmissão ao vivo no canal do Youtube Promove Facic Curvelo, com o tema “Direito, trânsito e saúde”. O evento contará com a participação de Rosely Fantoni, gerente de Educação para o Trânsito do DER-MG, e de diversos especialistas da área.

Já na quinta-feira (23/9), às 9h40, será realizado o webinar “Motociclista no trânsito: mobilidade, processo de formação, fiscalização, educação e segurança”. O evento será coordenado pela gerente de Educação para o Trânsito do DER-MG e faz parte da programação do III Congresso Mineiro de Medicina de Emergência, promovido pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede). O acesso será pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=ff3LUQF0Rlc

Ação Educativa
Na sexta-feira (24/9), a concessionária Eco135, responsável por administrar trecho da BR-135 que liga Curvelo a Montes Claros, fará ação educativa na Cidade Administrativa, prédio Minas, das 10 às 14h. Na ação, será usado um simulador de impacto com realidade virtual para alertar sobre a importância do uso do cinto de segurança. O equipamento foi desenvolvido pela concessionária com a verba de segurança disponibilizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra).

Dando continuidade à participação do Departamento nas ações da Semana Nacional de Trânsito, na terça-feira (28/9), às 14h30, acontecerá o webinar “Mobilidade urbana e o direito de ir e vir da população idosa”. Será abordado, também, o planejamento estratégico de mobilidade de Belo Horizonte. O evento será pelo Google Meet. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link: https://bit.ly/trilhasbhamiga

E para finalizar, na quinta-feira (30), às 9h, o DER-MG e a Secretaria de Estado de Planejamento Gestão de Minas Gerais (Seplag) organizarão mais um encontro online, abordando o tema “Idoso em trânsito: direito de ir e vir com segurança”. O acesso será pelo Youtube – Desempenho e Desenvolvimento Seplag-MG.
“As ações deste ano terão como objetivo principal trazer para a sociedade a oportunidade de refletir sobre a cidade que gostaríamos de ter e, principalmente, sobre o que cada um pode fazer para que tenhamos um espaço urbano seguro, onde predomine o respeito, a gentileza e a solidariedade”, conclui Rosely Fantoni.

Enviar para impressão