O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), com o objetivo de inovar e modernizar os serviços de fiscalização do trânsito, implantou, em maio, o talonário eletrônico. Trata-se de uma nova tecnologia que, além de reduzir o gasto de papel, permite a transmissão de multas para a base de dados em tempo real e reduz o tempo de lavratura de autos de infração.

Para a implementação do novo sistema, os agentes que realizam a fiscalização nas rodovias sob a responsabilidade do DER-MG utilizarão smartphones ou tablets equipados com um aplicativo específico para registrar as autuações.

A nova ferramenta oferece praticidade e economia com a redução de talões impressos e evita erros de preenchimento, faltas ou repetição de informações.

Atualmente, todo o trâmite que envolve um Auto de Infração de Trânsito (AIT), desde a lavratura até a notificação do infrator, leva em média 15 dias. Com o novo sistema, o processo será reduzido para, no máximo, cinco dias.

Para o diretor de Operações Viárias do DER-MG, Anderson Tavares Abras, a tendência é usar cada vez mais a tecnologia para dar mais agilidade aos processos. “Estamos avançando muito neste sentido, desenvolvendo, inclusive, novas ferramentas para facilitar a vida do cidadão”.

Ele reforça que o portal do DER-MG oferece diversos serviços online, permitindo que os interessados acessem a informação sem a necessidade de deslocamento, gerando economia de tempo e dinheiro.

Enviar para impressão