Notícias http://200.198.42.171 Thu, 18 Apr 2019 09:59:19 -0300 Joomla! - Open Source Content Management - Version 2.5.14 pt-br ANAC libera operação do aeroporto do Vale do Aço http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2469-anac-libera-operacao-do-aeroporto-do-vale-do-aco http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2469-anac-libera-operacao-do-aeroporto-do-vale-do-aco

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou nesta sexta-feira (12/4), no Diário Oficial da União, a Portaria nº 1.124, de 10 de abril de 2019, reabrindo o Aeroporto Regional do Vale do Aço. Assim, a pista volta a ficar liberada para operações de pousos e decolagens, após a conclusão das obras de reparo pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG).

Agora, com a liberação da ANAC, cabe às companhias aéreas planejarem a volta da operação dos voos comerciais no aeroporto.

]]>
Notícias Fri, 12 Apr 2019 13:12:19 -0300
Governo lança Programa de Concessão de Parques Estaduais 2019-2022 http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2468-governo-lanca-programa-de-concessao-de-parques-estaduais-2019-2022 http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2468-governo-lanca-programa-de-concessao-de-parques-estaduais-2019-2022

O Governo de Minas deu início, nesta quinta-feira (11/4), ao Programa de Concessão de Parques Estaduais 2019-2022. A iniciativa, que propõe melhorar a gestão das unidades de conservação no estado, foi oficializada durante solenidade na Cidade Administrativa, com a presença do governador em exercício, Paulo Brant. Na ocasião, foi assinado acordo de cooperação entre as secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Transportes e Obras Públicas, e de Cultura e Turismo, além do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O objetivo do programa é promover, com parcerias com o setor privado, a gestão dos serviços prestados aos visitantes, com maior qualidade e especialização. Assim, serão oferecidos nas unidades de conservação do estado meios de hospedagem, venda de alimentos e bebidas, atividades de lazer e aventura e venda de souvenires. As medidas garantirão um aumento no número de usuários e incentivo ao turismo.

O governador em exercício, Paulo Brant, ressaltou que Minas possui ativos governamentais e bens públicos que precisam ser utilizados pela população. “Esse projeto é uma forma de o governo criar alternativas para investimento e para a retomada da economia, sem necessariamente utilizar recursos financeiros. Nós sabemos que a situação de caixa do governo no curto prazo é muito difícil. O Estado não pode ficar o tempo inteiro tentando resolver a sua crise financeira, tem que ter políticas propositivas, positivas, e as concessões e parcerias são um caminho enorme para que a gente possa fazer isso”, destacou.

Minas Gerais possui um dos maiores Sistemas Estaduais de Unidades de Conservação (SEUC) do país, composto por um total de 94 unidades de conservação, totalizando aproximadamente 3,5 milhões de hectares de áreas protegidas. Atualmente, a gestão é feita exclusivamente pelo poder público, bem como a destinação dos recursos para operação e manutenção dessas reservas ambientais.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Germano Vieira, ressalta que essa é a primeira vez que é feita uma apresentação do planejamento do que se pretende desenvolver nas unidades de conservação do estado a longo prazo. “Sabemos que, para a gestão pública, planejar é tudo. E é um desafio gerir as unidades de conservação. Essa parceria nos ajudará a avançar em serviços, como trilhas, hospedagens, turismo de aventura e lazer como um todo. Acreditamos que haverá um aumento em 400% no número de visitações”, afirmou.

O diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Antônio Malard, destacou que a medida vai incrementar a economia de Minas, movimentar a economia local e fortalecer a cultura regional.

Segundo ele, foram avaliados e ranqueados todos os parques estaduais e demais unidades de conservação estaduais de categorias que permitem a visitação turística registrada e ordenada pelo IEF atualmente. Após a seleção, com base nesses critérios, considerou-se que 20 unidades possuem potencial para a concessão pretendida (veja tabela abaixo).

“A gestão do parque continua sendo do IEF, ou seja, as gestões de conservação e ambiental. Estamos transferindo a gestão da visitação. Com esse programa, vamos aumentar e melhorar a qualidade de infraestrutura das unidades de conservação, atendendo os anseios do público, que precisa de uma estrutura mais adequada. Elas têm belezas naturais incríveis, e vamos casar isso com oportunidades de recreação, dando uma infraestrutura realmente muito mais adequada para atingir todos os públicos”, explicou Malard.

Um comitê executivo foi criado pelas secretarias envolvidas na iniciativa para determinar as regras para o desenvolvimento do programa.

Concessão

A participação da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) nesse processo é no sentido de viabilizar os procedimentos de concessão, oferecendo os subsídios técnicos, econômico-financeiros e jurídicos para o programa. A atual gestão criou, inclusive, a Coordenadoria Especial de Concessões e Parcerias, que está realizando um minucioso levantamento sobre as concessões em vigor em Minas Gerais e as oportunidades de novas parcerias em setores estratégicos com a iniciativa privada.

Titular da Setop, o secretário Marco Aurélio Barcelos destaca que a concessão envolvendo os parques estaduais representa a consolidação de um novo marco em Minas. “Estamos ressuscitando a agenda de parcerias no Estado e não haveria tema mais oportuno para iniciar isso. Mostraremos que Minas é um ambiente amistoso para negócios”, completou. Clique aqui e assista ao vídeo com a fala do secretário Marco Aurélio Barcelos.

No que diz respeito ao turismo, o programa também é considerado positivo. “Minas tem potencial imenso para o ecoturismo e o turismo de aventura. Nossos parques podem se consolidar como atrativos turísticos de relevância. Hoje demos um importante passo nesse sentido”, disse o secretário de Cultura e Turismo de Minas, Marcelo Matte, em carta enviada.

Também participaram da solenidade o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Evandro Borges; o vice-presidente da Copasa, Tadeu Mendonça; a secretária-adjunta de Estado adjunta de Cultura e Turismo, Solanda Steckelberg; além de ambientalistas, representantes de entidades civis e do setor.

Confira abaixo a relação das 20 unidades de conservação selecionadas para fazer parte do programa:

Fonte: Agência Minas
Foto: Renato Cobucci/Imprensa MG

]]>
Notícias Thu, 11 Apr 2019 12:46:26 -0300
Equipe da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas visita o Sicepot-MG http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2467-equipe-da-secretaria-de-estado-de-transportes-e-obras-publicas-visita-o-sicepot-mg http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2467-equipe-da-secretaria-de-estado-de-transportes-e-obras-publicas-visita-o-sicepot-mg

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Marco Aurélio Barcelos, fez, nesta quarta-feira (10/4), Dia Nacional da Engenharia, visita ao Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG). 

Acompanhado do diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER/MG), Fabrício Sampaio, do subsecretário de Regulação de Transportes da Setop, Diogo Prosdocimi, do subsecretário de Infraestrutura, Breno Longobucco, e da coordenadora da Coordenadoria Especial de Concessões e Parcerias da Setop, Mônica Lanna, o secretário falou sobre as perspectivas e os desafios para o setor de infraestrutura em Minas Gerais.

“O cenário financeiro que enfrentamos no Estado, que é muito difícil, não nos dá o direito de termos desesperança e muito menos de cruzarmos os braços. Não podemos deixar de lado a capacidade que temos de criar e de trabalhar. Estamos buscando soluções para as demandas e precisamos da participação ativa de vocês todos do setor, para nos auxiliar na definição das políticas públicas e das prioridades”, disse Barcelos.

Neste sentido, uma das iniciativas citadas pelo secretário foi a construção de um programa de concessões, que está em andamento pela Secretaria e será uma das formas de ampliar o parque de obras no Estado. “A pauta da infraestrutura é uma das saídas para a retomada do crescimento econômico em Minas Gerais. Não nos falta vontade, criatividade e capacidade de dialogar para alavancá-la”, enfatizou.

“Outra coisa que fizemos foi um levantamento do status de cada obra que temos em Minas Gerais, por meio de um Escritório de Projetos, que recriamos na Secretaria. Fizemos um trabalho de montar uma priorização destas obras, dado o cenário que temos hoje. Agora, já temos condições de entender qual o volume de investimentos demandado, entre outras informações que não tínhamos com clareza”, destacou o secretário.

Na sequência, os subsecretários apresentaram o trabalho desenvolvido por cada subsecretaria da Setop nos primeiros 100 dias de gestão.

O diretor-geral do DEER/MG, Fabrício Sampaio, falou brevemente sobre a malha rodoviária gerenciada pelo órgão e os desafios.

Ao final do encontro, o presidente do Sicepot-MG, Emir Cadar Filho, agradeceu a presença da equipe da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas e afirmou que o Sindicato apoia os projetos apresentados, como o das concessões. “O que a infraestrutura traz de progresso, emprego, geração de renda, é enorme. Então, eu quero dizer que o trabalho que vocês apresentaram aqui hoje nos traz esperanças, expectativas de que coisas boas virão”, concluiu.

]]>
Notícias Thu, 11 Apr 2019 05:03:38 -0300
Obras no Aeroporto Regional do Vale do Aço são concluídas antes do prazo http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2466-obras-no-aeroporto-regional-do-vale-do-aco-sao-concluidas-antes-do-prazo http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2466-obras-no-aeroporto-regional-do-vale-do-aco-sao-concluidas-antes-do-prazo

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), entregou nesta segunda-feira (8/4) as obras no Aeroporto Regional do Vale do Aço. As intervenções foram finalizadas antes do prazo e a Azul Linhas Aéreas já vistoriou a pista de pousos e decolagens para, em breve, voltar a operar voos no local.

As obras de reparo foram iniciadas no dia 19/3 e a empresa possuía, por contrato, 30 dias corridos para conclusão. No dia 29/3, foram finalizados os serviços de fresagem de segmentos da pista, com substituição do material de base e reposição da capa asfáltica. Nos pontos mais críticos, foram feitos procedimentos profundos para recompor a base, a sub-base e reforçar a estrutura.

Na sequência, foi feita limpeza da pista para execução dos serviços de sinalização horizontal - tanto na pista quanto na área de estacionamento de aeronaves-, concluídos no sábado (6/4). Com a finalização das obras, a Azul Linhas Aéreas, empresa que opera no local, planeja antecipar o retorno da operação, anteriormente agendado para o dia 2 de maio.

“As melhorias foram concluídas com êxito, atendendo aos requisitos técnicos. A resolução rápida do problema é uma ótima notícia, já que o aeroporto tem grande importância para o desenvolvimento regional do Vale do Aço”, destaca o subsecretário de Regulação de Transportes da Setop, Diogo Prosdocimi.

No dia 2 de abril, em vistoria no local, com participação de representantes da Setop, da Azul e da SOCICAM, administradora do aeroporto, além de representante da EMPAV - Empreendimentos e Pavimentação Ltda, executora da obra, foi produzido relatório sobre as condições operacionais da pista, a ser analisado pela ANAC para liberação definitiva do aeroporto.

Histórico
Em 15 de fevereiro, a Azul Linhas Aéreas decidiu pela paralisação das atividades no aeroporto, em função das más condições operacionais da pista. Tão logo foi comunicada, a Setop tomou providências imediatas, incluindo visitas técnicas ao sítio aeroportuário e o diálogo constante com a Azul, o Ministério Público, a administradora do aeroporto e lideranças locais.

Importante ressaltar que esse pleito, por melhorias na pista, vinha sendo feito desde 2016, sem que soluções definitivas tivessem sido apresentadas por governos anteriores.

No dia 26/2, a Secretaria, por meio do DEER/MG, já havia publicado edital para que as empresas interessadas apresentassem proposta, em licitação na modalidade Carta Convite. A vencedora da licitação foi anunciada no dia 8/3, e as obras iniciadas no dia 19/3.

Após a realização destas obras emergenciais, o aeroporto contará com outro importante ganho: em mais um esforço empreendido pelo Governo de Minas Gerais, foi feita parceria com o Governo Federal para a recuperação definitiva da pista, por meio de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) – no valor de R$12,5 milhões. O anúncio foi feito no dia 20/2 pelo governador Romeu Zema, pelo secretário Marco Aurélio Barcelos e pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

]]>
Notícias Mon, 08 Apr 2019 10:43:37 -0300
Nova metodologia promete melhorar a qualidade das obras públicas no Estado http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2465-nova-metodologia-promete-melhorar-a-qualidade-das-obras-publicas-no-estado http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2465-nova-metodologia-promete-melhorar-a-qualidade-das-obras-publicas-no-estado

Uma videoconferência reuniu na tarde dessa quinta-feira, 4/4, servidores da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) para a troca de experiências com servidores da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) sobre a metodologia Building Information Modeling – BIM, ou Modelagem de Informação da Construção, em tradução para o Português. O encontro faz parte do processo de implantação do BIM pelo Estado de Minas Gerais.

A metodologia BIM reúne um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, durante todo o seu ciclo de vida. Numa comparação simples, os profissionais que utilizam esta metodologia conseguem acompanhar todo o processo de uma obra por meio virtual, inclusive com maquetes realistas, permitindo um gerenciamento mais preciso, o que contribui, por sua vez, para a melhoria técnica da qualidade de projetos e obras.

Durante a conferência, as servidoras da SEIL Lorreine dos Santos Vaccari e Lucimara Ferreira de Lima apresentaram um panorama da utilização do BIM no Estado do Paraná, um dos pioneiros no uso da metodologia. Elas também orientaram a equipe da Setop e do DEER/MG em relação aos primeiros passos a serem dados e na definição do objetivo a ser alcançado.

"A Secretaria, por meio da Superintendência da Coordenação Técnica (SCT), e o DEER/MG entendem quão fundamental é sua participação na difusão desta inovação, para promover obras públicas mais sustentáveis, com menores custos e maior qualidade para a sua população”, destaca o superintendente de Coordenação Técnica da Setop, Matheus Guimarães Novais.

BIM em Minas
O Termo de Abertura do Projeto de Implantação do Building Information Modeling – BIM foi assinado no dia 14 de março pelo Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, e pelo Diretor-Geral do DEER/MG, Fabrício Torres Sampaio. Este foi o primeiro passo para a sistematização das atividades técnicas, redução de custos e melhoria da qualidade dos empreendimentos públicos executados pelo Estado de Minas Gerais.

No dia 28 de março, durante reunião da Câmara da Indústria da Construção (CIC), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o servidor Rodrigo Colares (Setop) e os representantes do DEER/MG Luís Guilherme Chaves e Vitor Calixto, gerente do projeto, apresentaram as metas que o Estado pretende alcançar em 2021, 2024 e 2028.

A partir do encontro, o vice-presidente da FIEMG, Teodomiro Diniz Camargos, solicitou a criação de uma secretaria que envolverá representantes do terceiro setor e do Sistema de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (SISTOP), com a finalidade de alinhar as estratégias de Estado às condições de mercado, realizando parcerias que permitam a adoção da metodologia com maior efetividade, tanto por instituições públicas quanto privadas.

Para 2021, seguindo as diretrizes do Decreto Federal nº 9.377 de 17 de maio de 2018, a Setop e o DEER/MG pretendem instituir a elaboração de modelos no formato BIM em obras que englobem as disciplinas de estrutura, hidráulica, AVAC e elétrica na detecção de interferências, na extração de quantitativos, na geração de documentação gráfica e no âmbito da infraestrutura rodoviária.

O conceito BIM representará um importante progresso para a engenharia e para a arquitetura em Minas Gerais, assim como a introdução de desenhos de plantas assistidos por computadores representou grande avanço para esses setores na década de 1990.

]]>
Notícias Fri, 05 Apr 2019 07:51:54 -0300
Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas e diretor-geral do DEER visitam Norte de Minas http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2464-secretario-de-estado-de-transportes-e-obras-publicas-e-diretor-geral-do-deer-visitam-norte-de-minas http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2464-secretario-de-estado-de-transportes-e-obras-publicas-e-diretor-geral-do-deer-visitam-norte-de-minas

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, esteve, nesta segunda e terça-feira (25 e 26/3), em Montes Claros, no Norte de Minas, onde cumpriu agendas juntamente com o diretor-geral do DEER/MG, Fabrício Sampaio, o subsecretário de Regulação de Transportes da Setop, Diogo Prosdocimi, e o superintendente de Infraestrutura de Transportes, Felipe Melo Rocha.

Na segunda-feira pela manhã, Barcelos participou da entrega das obras de recapeamento da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Mário Ribeiro, em Montes Claros. A cerimônia contou com a presença do secretário de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Saggioro Glanzmann, e da presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Martha Seillier.

Durante o evento, foi detalhado ainda o projeto para ampliação do terminal de passageiros do aeroporto, que passará a atender mais de 1,5 milhão de passageiros por ano. “Essa obra que estamos entregando trará melhorias para operação do aeroporto. Em seguida, vamos iniciar as obras do novo terminal, que dará mais conforto aos passageiros”, disse Glanzmann. O projeto executivo das obras está sendo desenvolvido pela estatal e o edital deve ser publicado ainda neste semestre.

Foto: Infraero/Divulgação

Na sequência, o secretário e os demais representantes da secretaria seguiram para outras agendas: ainda na segunda-feira, reuniram-se com lideranças locais do Norte de Minas para conversar sobre as demandas da região e os projetos da Setop para esta gestão. Estiveram presentes no encontro os deputados estaduais Carlos Pimenta (PDT) e Leninha (PT), o secretário-executivo da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), Ronaldo Dias, entre outros.

“Sabemos que é importante estabelecermos um diálogo com as pessoas daqui, que sabem das reais demandas: queremos ouvi-los e também apresentar nossas propostas, que, neste cenário de escassez que estamos vivendo em Minas Gerais, dependerão de muita criatividade e vontade de fazer”, afirmou Barcelos.

Já na terça-feira (26/3), o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas percorreu a BR-135, que foi concessionada no governo passado e começará a operação de cobrança de pedágio na próxima segunda-feira (1/4). Barcelos participou da vistoria, junto às equipes técnicas da Setop, para verificar se os trabalhos iniciais previstos em contrato para o período de nove meses (desde a assinatura do contrato, em junho de 2018, até agora) foram realizados.

Foram vistoriados desde bases operacionais, condições de asfalto, serviços disponibilizados ao usuário - como ambulâncias e guinchos -, até o Centro de Controle Operacional (CCO), que utiliza câmeras para monitorar, 24 horas por dia, as condições das rodovias administradas.

A equipe da Setop percorreu toda a extensão da concessão, que totaliza quase 364 quilômetros.

Outras entregas

No total, 136 quilômetros da BR-135 serão duplicados, entre Montes Claros e Bocaiúva, e entre as cidades de Corinto e Curvelo. Também serão construídos sete viadutos ao longo da malha viária. Os investimentos previstos estão na ordem de R$ 577 milhões, nos cinco primeiros anos.

Para ampliar a capacidade de tráfego do trecho, também estão previstos em contrato a construção do Contorno de Cordisburgo, a implantação de 110 quilômetros de faixas adicionais na BR-135, entre Bocaiúva e Corinto, mais de 80 quilômetros de acostamentos na LMG-754, entre Curvelo e Cordisburgo, vias marginais, retornos, passarelas para pedestres, paradas de ônibus e melhorias em acessos.

]]>
Notícias Wed, 27 Mar 2019 06:30:34 -0300
Obras da Escola de Design da UEMG são retomadas http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2463-obras-da-escola-de-design-da-uemg-sao-retomadas http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2463-obras-da-escola-de-design-da-uemg-sao-retomadas

A ordem de reinício das obras de reforma, restauro e adaptação do prédio da Escola de Design, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, foi publicada pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), no Diário Oficial do último sábado (23/3). Com mais de 80% das intervenções concluídas, a retomada das intervenções é um esforço da atual gestão para acabar com uma espera de mais de cinco anos.

As obras tiveram início em 21 de fevereiro de 2014, foram paralisadas em 01 de novembro de 2014, reiniciadas em 28 de dezembro de 2015 e novamente interrompidas em janeiro de 2019.

Com a ordem de reinício publicada, a empresa contratada retoma os trabalhos para finalização do piso de marmorite; complementação de pintura interna e externa; instalação de corrimãos e guarda-corpos, instalação de acessórios nos banheiros e conclusão dos serviços de proteção e combate a incêndio. Além disso, serão realizados os serviços de urbanização, drenagem e pavimentação. O investimento final total previsto, incluindo as etapas dos anos anteriores, é da ordem de R$ 44 milhões.

Após a conclusão da reforma, o prédio, com uma torre principal de 13 andares, vai abrigar salas de aula, biblioteca, laboratórios, estúdio fotográfico, galeria de exposições temporárias e estacionamento. A estimativa da UEMG é de que pelo menos 1.200 estudantes de graduação e pós-graduação e, ainda, cerca de 300 servidores, incluindo professores, frequentem o prédio.

O prédio
Antiga sede do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), o edifício foi projetado pelo arquiteto Rafael Hardy Filho e construído em 1965. Possui arquitetura moderna característica das décadas de 50 e 60. O prédio é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) e também faz parte do patrimônio cultura de Belo Horizonte.

Foto: Mércia Lemos / Arquivo Setop

]]>
Notícias Tue, 26 Mar 2019 05:40:40 -0300
Controle alfandegário do Aeroporto Regional da Zona da Mata será feito dentro do terminal http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2462-controle-alfandegario-do-aeroporto-regional-da-zona-da-mata-sera-feito-dentro-do-terminal http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2462-controle-alfandegario-do-aeroporto-regional-da-zona-da-mata-sera-feito-dentro-do-terminal

O Aeroporto Presidente Itamar Franco, na Zona da Mata, recebeu, no início do mês de março, autorização da Receita Federal para realizar o controle alfandegário nas dependências do terminal. Com a medida, os tramites de liberação, armazenamento, embarque e desembarque de mercadorias, especialmente as internacionais, serão agilizados, potencializando a vocação do aeroporto na operação de cargas.

A expectativa é que a autorização contribua para o crescimento econômico da Zona da Mata, já que o terminal tem capacidade de movimentar 220 toneladas de cargas por dia e permite o envio e recebimento de diversos produtos, desde eletrônicos, vestuário, medicamentos até itens refrigerados.

O Aeroporto Regional da Zona da Mata foi concedido pela Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) na modalidade Parceria Público-Privado (PPP) em 2014 e é administrado pela Concessionária Aeroporto da Zona da Mata (CAZM).

]]>
Notícias Fri, 22 Mar 2019 12:35:34 -0300
DEER começa reparos na pista do Aeroporto Regional Vale do Aço http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2461-deer-comeca-reparos-na-pista-do-aeroporto-regional-vale-do-aco http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2461-deer-comeca-reparos-na-pista-do-aeroporto-regional-vale-do-aco

Depois de concluir a licitação para a realização das obras emergenciais no Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Ipatinga, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) autorizou a empresa vencedora do processo - EMPAV - Empreendimentos e Pavimentação Ltda - a dar início aos serviços de reparos na pista de pouso e decolagens e no estacionamento de aeronave.

A EMPAV, desde ontem, (19/3), já está movimentando pessoal, máquinas, equipamentos e materiais para que, em seguida, possa iniciar a primeira etapa de trabalho que consistirá na fresagem de segmentos com defeito na pista para retirada do pavimento danificado. Nos pontos mais críticos, serão realizados remendos profundos para recompor a base, a sub-base e reforçar a estrutura da pista.

A recomposição da pista nos pontos onde serão feitos os reparos, receberá nova camada de pavimento com concreto betuminoso. E, para finalizar, serão feitas as pinturas da pista, com faixas, setas e símbolos. Procedimento semelhante de recuperação deverá ser realizado no piso do pátio de aeronaves.

A previsão é de que todo serviço - na pista e no estacionamento das aeronaves - fique concluído em até 30 dias. A obra será acompanhada por técnicos do DEER/MG e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). O retorno da operação comercial do aeroporto deverá ocorrer após vistoria da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Após a realização das obras emergenciais pelo Governo do Estado, o aeroporto contará com outro importante ganho: a parceria estabelecida entre o Governo do Estado e o Governo Federal para a recuperação definitiva da pista, por meio de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) – no valor de R$12,5 milhões. O anúncio foi feito no dia 20/2 pelo governador Romeu Zema, pelo secretário Marco Aurélio Barcelos e pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Foto: DEER/MG

]]>
Notícias Thu, 21 Mar 2019 12:57:13 -0300
Setop envia bueiros metálicos para recuperação da BR-460 http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2460-setop-envia-bueiros-metalicos-para-recuperacao-da-br-460 http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2460-setop-envia-bueiros-metalicos-para-recuperacao-da-br-460

A subsecretaria de Infraestrutura da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) liberou, na manhã desta segunda-feira (18/3), carregamento de 54 metros de bueiros metálicos para serem aplicados na recuperação da BR 460, no quilômetro 32, entre Jesuânia e Carmo de Minas. A obra teve início também nesta segunda-feira, pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG).

Na primeira etapa dos serviços será feita a escavação do local, para retirada da tubulação antiga, preparação da fundação e em seguida a instalação de uma nova tubulação com capacidade de atender a vazão do curso d’água. Após a instalação do bueiro, terá início a segunda etapa dos serviços com a recuperação do aterro, recomposição da base e sub-base da pista e, finalmente, a pavimentação asfáltica e pintura das faixas da pista.

Os materiais enviados pela Secretaria serão aplicados na substituição da rede danificada, tão logo sejam feitas as intervenções de engenharia preliminares.

Durante a execução dos serviços, permanecem em operação os desvios indicados pelo Departamento, desde o dia 28/2, quando a BR-460 foi interditada ao tráfego de veículos, para garantir a segurança dos motoristas, veja aqui.

A previsão é de que os serviços sejam concluídos em 30 dias consecutivos.

]]>
Notícias Wed, 20 Mar 2019 12:00:27 -0300
Centro de Controle Operacional possibilita respostas rápidas aos usuários do Sistema de Transporte Metropolitano http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2459-centro-de-controle-operacional-possibilita-respostas-rapidas-aos-usuarios-do-sistema-de-transporte-metropolitano http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2459-centro-de-controle-operacional-possibilita-respostas-rapidas-aos-usuarios-do-sistema-de-transporte-metropolitano

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) está investindo, desde o início desta gestão, na otimização e ampliação do Centro de Controle Operacional (CCO) do Sistema de Transporte Metropolitano. Instalado em uma sala especial dentro das dependências da Secretaria, o CCO recebe informações em tempo real, transmitidas por computadores de bordo instalados nos ônibus das linhas metropolitanas e pelas câmeras dos terminais.

Entre os dados obtidos estão: horários de partidas e chegadas dos ônibus metropolitanos; viagens programadas e realizadas; ocorrência de atrasos das linhas; deslocamento em tempo real dos veículos e acompanhamento dos itinerários percorridos. 

Um sistema de Circuito Fechado de Televisão envia imagens das câmeras instaladas nas estações de transferência e de alguns terminais metropolitanos para o CCO, o que contribui para a segurança dos usuários, monitoramento de evasões e de atos de vandalismo e, ainda, para o levantamento de possíveis demandas de manutenção das estações e terminais.

“Este cruzamento dos dados recebidos e das imagens do circuito de TV permite um gerenciamento remoto do Sistema de Transporte Metropolitano. Potencializar o CCO e fazer esta análise detalhada é fundamental, pois as funcionalidades ampliam a capacidade de ação da Secretaria, principalmente no que tange ao planejamento e gerenciamento”, destaca o diretor de Gestão de Contratos e Convênios do Sistema Metropolitano, Diovane de Sá Leopoldino.

Um dos grandes benefícios é o ganho de agilidade na apuração das queixas dos passageiros. Quando um usuário alega atraso de uma linha ou descumprimento do quadro de horários, a equipe da Setop verifica no sistema todas as informações e confere se a programação foi ou não cumprida.

“Antes demorávamos até uma semana para responder às queixas simples dos usuários. Agora, dependendo da situação, conseguimos ver tudo pelo CCO e responder em um prazo que varia entre seis a 24 horas”, explica Leopoldino. Em caso de confirmação das irregularidades, as informações são repassadas à Diretoria de Fiscalização do DEER.

A prioridade agora é que esses e outros dados da operação sejam mais utilizados por técnicos da Setop, de forma a gerar melhorias diretas para o usuário do transporte metropolitano.

Benefícios para usuários
Uma vez que as empresas também possuem acesso ao sistema, é possível oferecer respostas mais rápidas aos usuários inclusive em casos de imprevistos no dia a dia da operação, como, por exemplo, problemas mecânicos em veículos, necessidade de viagem extra ou até mesmo interrupções no trânsito. Com o auxílio do CCO, as empresas podem intervir imediatamente, seja enviando ônibus para substituição ou desviando os veículos para rotas em que o tráfego esteja fluindo.

As informações também auxiliam nas ações de planejamento do Sistema de Transporte Metropolitano. Por meio da análise dos dados gerados, técnicos da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas podem avaliar a necessidade de adequações nas linhas, como por exemplo alterações nos quadros de horários.

“A ideia é que, nos próximos meses, algumas informações monitoradas pelo CCO sejam disponibilizadas para todos na internet. Os cidadãos poderão acompanhar informações gerais do funcionamento do Sistema de Transporte Metropolitano, como cumprimento dos quadros de horários e pontualidade de partida das linhas administradas pelos consórcios”, finaliza o diretor de Gestão de Contratos e Convênios do Sistema Metropolitano, Diovane de Sá Leopoldino.

]]>
Notícias Mon, 18 Mar 2019 09:29:03 -0300
Governador acompanha trabalho da Secretaria de Transportes http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2457-governador-acompanha-trabalho-da-secretaria-de-transportes http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2457-governador-acompanha-trabalho-da-secretaria-de-transportes

O governador Romeu Zema cumpriu, nesta terça-feira (12/3), agenda de trabalho na Secretaria de Transportes e Obras Públicas, na Cidade Administrativa. Ele tem adotado essa praxe para acompanhar in loco o trabalho das secretarias. Zema se reuniu com o secretário Marco Aurélio Barcelos e o diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER), Fabrício Torres Sampaio, gestores e servidores. Essa foi a primeira visita de um governador do Estado à estrutura da pasta na nova sede do governo.

Romeu Zema conversou com os servidores e conheceu o trabalho e a estrutura da secretaria, como a sala de monitoramento do transporte metropolitano. O governador ressaltou aos servidores o esforço da nova gestão estadual em reorganizar as finanças do Estado para resgatar o crescimento econômico de Minas, que também passa pela retomada de obras paralisadas por gestões anteriores. Entre as prioridades estão os estudos para a implementação dos hospitais regionais e a criação de um plano de concessões e parcerias no Estado.

“Fui eleito governador sem prometer nenhuma obra, acho que é uma coisa meio inédita. Até porque nós temos diversas obras paralisadas no estado, vamos levar alguns mandatos para concluí-las, a maioria, em médio e longo prazo. Então é um absurdo, nesse cenário, falar em iniciar novas obras”, afirmou.

Para retomar o caminho do crescimento, Zema destacou algumas das ações já implementadas pelo seu governo, como o corte de gastos com o custeio das secretarias, a regularização dos repasses aos municípios e outras medidas de austeridade, além do trabalho para que Minas Gerais integre o Plano de Recuperação Fiscal do Governo Federal.

“Estamos no caminho da solução. Somente com essas medidas vamos ter um Estado viável, com condições de voltar a respirar. Temos que aproveitar a boa estrutura técnica e humana disponível”, finalizou o governador ao conversar com os funcionários.

O secretário de Transportes, Marco Aurélio Barcelos, valorizou a visita do governador à pasta para conhecer os projetos. Entre as principais ações da área, segundo ele, estão os trabalhos e estudos para a retomada das obras dos hospitais regionais e o plano de concessões “para que se traga investimentos para o Estado para melhorar as condições das nossas rodovias”.

Esses investimentos, segundo Barcelos, trarão mais expectativas de desenvolvimento. “Temos uma agenda prospectiva. Sabemos da contenção de gastos, mas temos que olhar para o desenvolvimento econômico. Se por um lado a gente enfrenta uma realidade severa, do outro a gente tem grandes expectativas de sairmos dessa situação”, afirmou.

Fonte: Agência Minas
Foto: Marco Evangelista/Imprensa MG

]]>
Notícias Tue, 12 Mar 2019 12:18:02 -0300
DEER/MG publica resultado da licitação para o Aeroporto do Vale do Aço http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2456-deer-mg-publica-resultado-da-licitacao-para-o-aeroporto-do-vale-do-aco http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2456-deer-mg-publica-resultado-da-licitacao-para-o-aeroporto-do-vale-do-aco

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) publicou, na edição desta terça-feira (12/03) do Diário Oficial Minas Gerais, a homologação do resultado da licitação para contratação da empresa que executará os serviços de reparos na pista de pousos e decolagens e pátio de aeronaves do Aeroporto Regional do Vale do Aço.

A EMPAV - Empreendimentos e Pavimentação Ltda venceu a licitação com o preço final de R$ 320.626,20 para execução da obra, no prazo de 30 dias consecutivos. A previsão é de que a assinatura do contrato e a ordem de início dos serviços ocorram na próxima semana, após a conclusão de todos os trâmites legais.

A ata da reunião elaborada pela comissão permanente de licitação, bem como o aviso da homologação estão disponíveis no site do Departamento em www.deer.mg.gov.br/transparencia/licitacoes/cartas-convite-em-andamento/1503-licitacoes/convite-2019/1476-edital-001-19.

Participaram desta licitação duas empresas de engenharia que protocolaram propostas no DEER/MG, em atendimento à Carta Convite 001/2019.

]]>
Notícias Tue, 12 Mar 2019 11:22:08 -0300
Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas visita Ipatinga e Governador Valadares http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2455-secretario-de-estado-de-transportes-e-obras-publicas-visita-ipatinga-e-governador-valadares http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2455-secretario-de-estado-de-transportes-e-obras-publicas-visita-ipatinga-e-governador-valadares

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Marco Aurélio Barcelos, esteve, nesta quinta-feira (28/2), em visita às cidades de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, e Ipatinga, no Vale do Aço, onde cumpriu intensa agenda de trabalho.

Pela manhã, Barcelos se reuniu com o procurador Bruno José Nunes, em Ipatinga, para falar sobre os esforços empenhados pelo Governo de Minas Gerais para a restauração das condições operacionais da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Regional do Vale do Aço. Importante ressaltar que, tão logo a decisão da companhia aérea Azul - de paralisação das atividades no local - foi comunicada à Setop, providências imediatas foram tomadas, incluindo visitas técnicas ao sítio aeroportuário e o diálogo com a Azul, com a administradora do aeroporto, bem como com lideranças locais.

Rapidamente foram levantados os serviços necessários para a restauração da pista e, em virtude disso, a Secretaria, por meio do DEER/MG, publicou no dia 26/2 edital para que empresas interessadas apresentassem proposta, em licitação na modalidade Carta Convite. As propostas serão apresentadas na próxima sexta-feira (8/3), na sede do Departamento em Belo Horizonte. Concluído o processo licitatório, a previsão é de que a Ordem de Início dos serviços seja dada imediatamente.

Após a realização das obras emergenciais, o aeroporto contará com outro importante ganho: a parceria estabelecida entre o Governo de Minas Gerais e o Governo Federal para a recuperação definitiva da pista, por meio de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) – no valor de R$12,5 milhões. O anúncio foi feito no dia 20/2 pelo governador Romeu Zema, pelo secretário Marco Aurélio Barcelos e pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Hospital Regional de Valadares

Já na parte da tarde, o secretário Marco Aurélio Barcelos fez visita às obras do Hospital Regional de Governador Valadares, que estão paralisadas desde o governo anterior. No local, ele se encontrou com o prefeito de Governador Valadares, André Luiz Merlo, e seus secretários de Saúde, Fazenda e Obras e Serviços Urbanos, além do Deputado Federal Hercílio Coelho Diniz e outras lideranças locais.

O empreendimento, que está com cerca de 70% das obras concluídas, é uma importante demanda da região. “Estamos estudando o melhor meio de estabelecer parcerias com a iniciativa privada, para em um curto espaço de tempo conseguir resolver esta situação”, afirmou Barcelos.

Para tanto, o secretário anunciou que a Setop vai publicar, em breve, chamamento público para que parceiros privados possam apresentar ideias e soluções para o hospital. O objetivo é, a partir destas proposições, ter um modelo fechado em alguns meses para licitação e, assim, possibilitar a conclusão das obras.

Barcelos destacou, ainda, a criação, pelo Governo do Estado, de um Grupo de Trabalho com membros da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), em 14 de fevereiro. O objetivo do grupo é fazer estudos e propor medidas para colocar em funcionamento estes hospitais, nos termos da Resolução 6640/2019.

“Enxergamos com bons olhos e até com muita expectativa essa iniciativa do Governo do Estado, de vir até aqui. No que depender da prefeitura, estamos dispostos a dar toda a contribuição necessária a este processo de retomada da obra, que vai beneficiar quem mais precisa: a nossa população”, afirmou o prefeito de Governador Valadares, André Merlo.

Vice-Governador

Após a visita ao Hospital Regional, Barcelos seguiu para agendas com o Vice-Governador Paulo Brant, em Ipatinga. Os dois estiveram na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (ACIAPI) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), onde ouviram os empresários da região.

Na sequência, o Vice-Governador e o secretário estiveram na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) no município, onde se encontraram com dezenas de prefeitos do Vale do Aço, ouviram suas ponderações e falaram sobre pautas positivas para a região.

]]>
Notícias Fri, 01 Mar 2019 07:46:26 -0300
Setop faz trabalho pioneiro de logística para funcionamento das linhas metropolitanas durante o Carnaval http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2454-Setop-faz-trabalho-pioneiro-de-logistica-para-linhas-metropolitanas-para-o-Carnaval http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2454-Setop-faz-trabalho-pioneiro-de-logistica-para-linhas-metropolitanas-para-o-Carnaval

Em virtude do Carnaval 2019 e da consolidação da festa belo-horizontina, que está cada vez mais movimentada, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) fez um trabalho pioneiro com as linhas do Sistema de Transporte Metropolitano, que tiveram seus itinerários alterados e pensados exclusivamente com foco no conforto e na segurança do usuário. Agora, o cidadão poderá consultar todas as mudanças com antecedência e se programar para curtir a folia. 

“Fizemos um extenso levantamento, em conjunto com as equipes que acompanharam a operação Carnaval no ano passado e também com a BHTrans, que resultou em um trabalho minucioso de logística das linhas metropolitanas. Queremos atender o usuário da melhor maneira possível”, explica a superintendente de Transporte Intermunicipal e Metropolitano da Setop, Maria Luiza Machado Monteiro.

No sábado (2/3), por exemplo, em razão do desfile do Bloco Então Brilha, que começa sua concentração ainda na madrugada, ocorrerão desvios específicos na região das 23h59 da sexta-feira (1/3) até as 23h59 de sábado. Vale destacar que, em função do grande fluxo em toda a região durante o bloco, haverá o fechamento de todas as estações no local (Oiapoque; Espírito Santo; Tupinambás; Bernardo Monteiro e Aarão Reis) também até as 23h59.

Nos demais dias de Carnaval, as rotas serão as definidas para todo o período e as estações Oiapoque, Espirito Santo, Tupinambás e Bernardo Monteiro operarão. A estação Aarão Reis ficará fechada durante todo o período, voltando a operar às 4h da quarta-feira de Cinzas (6/3). (Confira todas as alterações e desvios ao final da matéria)

Durante todos os dias, a turma do “Posso ajudar?” estará em locais específicos e de grande circulação para oferecer informação aos usuários. Além disso, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros Metropolitano (Sintram) vai espalhar cartazes informativos pelas estações e fará atendimento ao usuário pelo telefone (31) 3516-6000 durante o feriado.

Outra alternativa para o usuário é a utilização do aplicativo Moovit, disponível para iOs, Android e Windows Phone. Por lá, as informações sobre o transporte metropolitano também estarão atualizadas de acordo com a logística da Setop.

Quarta-feira de Cinzas

Uma importante novidade pensada para o usuário do Sistema de Transporte Metropolitano é a elaboração de um quadro de horários específico para a quarta-feira de Cinzas. “O que se usava antes era um quadro de dia atípico durante toda a quarta-feira. Este ano, aumentaremos a circulação das linhas a partir das 10h, quando muitas pessoas já estão se deslocando para o trabalho”, reforça Maria Luiza.

Estações fechadas

Linhas que acessam BH via Av. Cristiano Machado - A estação Silviano Brandão estará fechada durante o sábado de Carnaval.

Linhas que acessam BH via Av. Antônio Carlos - As estações Hospital Belo Horizonte, IAPI, Hospital Odilon Behrens e SENAI estarão fechadas durante o sábado de Carnaval.

Confira todos desvios e alterações de itinerário do Sistema de Transporte Metropolitano neste link

]]>
Transporte Metropolitano Mon, 25 Feb 2019 07:25:38 -0300
DEER indica rotas alternativas para restrição de circulação na BR-356 http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2453-deer-indica-rotas-alternativas-para-restricao-de-circulacao-na-br-356 http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2453-deer-indica-rotas-alternativas-para-restricao-de-circulacao-na-br-356

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) indica as rotas alternativas de tráfego, devido à restrição de circulação no trecho da BR-356, entre os quilômetros 35 e 41, em função do acionamento do Plano de Ação de emergência em Barragens de Mineração (PAEBM), das barragens Vargem Grande (Nova Lima), Forquilhas I, II, III e Grupo (Ouro Preto) da Vale.

As rotas alternativas atendem ao tráfego de veículos leves, de carga e ônibus.

VEÍCULOS LEVES (Automóveis e Utilitários)

SENTIDO BELO HORIZONTE – ITABIRITO

OPÇÃO A - Pegar saída do bairro Belvedere para MG-030, sentido Nova Lima e Rio Acima, continuar sentido Itabirito, em via sem pavimentação, até chegada na BR-356.

OPÇÃO B - Seguir a BR-040, sentido Rio de Janeiro, até próximo a Congonhas, e acessar a saída para Ouro Branco pela MG-443. Seguir até a comunidade de Lobo Leite e depois acessar a MG-030, sentido Itabirito, em via sem pavimentação.

OPÇÃO C - Seguir a BR-040, sentido Rio de Janeiro, até próximo a Congonhas, e acessar a saída para Ouro Branco pela MG-443. Seguir até Ouro Branco e acessar a MG-129 para Ouro Preto, até chegada na BR-356.

SENTIDO ITABIRITO – BELO HORIZONTE

OPÇÃO A - Na BR-356, no bloqueio da PMMG, virar à direita, seguindo o acesso a MG-030, em via sem pavimentação, continuar sentido Rio Acima, Nova Lima e Belo Horizonte.

OPÇÃO B – Na BR-356 em Itabirito, seguir até a comunidade Lobo Leite, acessar a MG-030, via sem pavimentação, sentido Ouro Branco, acessar a MG-443, sentido Congonhas, até a saída para BR-040.

VEÍCULOS DE CARGA

O DEER/MG alerta aos motoristas de veículos de grande porte e pesados, que na MG-030, na ponte da área central de Rio Acima, há restrição de peso para veículos com PBT superior a 8 toneladas e, ao longo do trecho, existe uma outra ponte limitada a 12 toneladas e um pontilhão com apenas 3,0 metros de altura e 4,3 metros de largura.

A passagem de veículos pesados neste seguimento coloca em risco a estrutura das edificações e a vida do próprio motorista. Frisamos ainda, que é proibido a circulação de veículos de grande porte na rodovia MG-129 – trecho Ouro Branco/Ouro Preto.

SENTIDO BELO HORIZONTE – ITABIRITO

OPÇÃO ÚNICA – Seguir pela BR-381, sentido Vitória. Entrar no trevo para Barão de Cocais, seguir pela MG-129 até Ouro Preto e depois acessar a BR-356, sentido Itabirito.

SENTIDO OURO PRETO – BELO HORIZONTE

OPÇÃO ÚNICA – Seguir pela BR-356 sentido Mariana, continuar em direção a Barão de Cocais pela MG-129 e, por fim, acessar a BR-381, sentido Belo Horizonte.

ÔNIBUS

SENTIDO BELO HORIZONTE – OURO PRETO

OPÇÃO A – Seguir a BR-040, sentido Rio de Janeiro, até próximo a Congonhas, e acessar a saída para Ouro Branco pela MG-443. Seguir até Ouro Branco e acessar a MG-129 para Ouro Preto.

OPÇÃO B – Seguir pela BR-381, sentido Vitória. Entrar no trevo para Barão de Cocais, seguir pela MG-129 até Ouro Preto e depois acessar a BR-356 sentido Itabirito.

SENTIDO OURO PRETO – BELO HORIZONTE

OPÇÃO A – Seguir pela BR-356, sentido Ouro Preto, ir pela alça externa da rodovia até Saramenha, entrar à direita na MG-129, sentido Ouro Branco, acessar a MG-443, sentido Congonhas, e seguir até a BR-040, em direção a Belo Horizonte.

OPÇÃO B – Seguir pela BR-356 sentido Mariana. Continuar em direção a Barão de Cocais pela MG-129 e por fim acessar a BR-381, sentido Belo Horizonte.

]]>
Notícias Fri, 22 Feb 2019 12:35:18 -0300
Itinerários de linhas metropolitanas serão alterados durante desfile da Banda Mole http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2452-Itinerarios-de-linhas-metropolitanas-serao-alterados-durante-desfile-da-Banda%20Mole http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2452-Itinerarios-de-linhas-metropolitanas-serao-alterados-durante-desfile-da-Banda%20Mole

Em virtude do tradicional desfile pré-carnavalesco da Banda Mole, que há 44 anos leva a sua festa para a avenida Afonso Pena, a Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) informa que as linhas do Sistema de Transporte Metropolitano terão alterações de itinerário na área do evento. Neste sábado (23/2), a partir das 13h, quando começa o desfile, até às 4h de domingo (24/2), a avenida Afonso Pena estará fechada entre a rua da Bahia e a Guajajaras, nos dois sentidos. O desvio adotado será o mesmo utilizado durante a Feira de Artesanato aos domingos. As linhas irão operar com o desvio abaixo:

Sentido Mangabeiras:
(...), Av. Afonso Pena, Rua da Bahia, Rua dos Timbiras, Av. Afonso Pena, (...)
PONTOS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE:
- Rua da Bahia, 910 (entre Av. Afonso Pena e Rua dos Goitacazes);
- Rua dos Timbiras, 1351 (entre Av. João Pinheiro e Rua Sergipe).

Sentido Rodoviária:
(...), Av. Afonso Pena, Av. Carandaí, Alameda Ezequiel Dias, Av. dos Andradas, (...)
PONTOS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE:
- Alameda Ezequiel dias, 275 (entre Av. Professor Alfredo Balena e Av. Vereador Álvaro Celso);
- Av. dos Andradas, 615 (entre Rua Aquiles Lobo e Rua Aarão Reis);
- Av. dos Andradas, 391 (Praça da Estação);
- Rua dos Guaicurus, 244 (entre Rua da Bahia e Rua Espírito Santo).

]]>
Transporte Metropolitano Thu, 21 Feb 2019 12:27:20 -0300
Reunião Gerencial do DEER/MG apresenta coordenadores regionais do Departamento http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2451-reuniao-gerencial-do-deer-mg-apresenta-coordenadores-regionais-do-departamento http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2451-reuniao-gerencial-do-deer-mg-apresenta-coordenadores-regionais-do-departamento

Na manhã desta segunda-feira (18/2) o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, esteve presente na abertura da primeira Reunião Gerencial do DEER/MG - gestão 2019-2022, na sede do DEER. O evento teve como objetivo apresentar e nortear as ações que serão desenvolvidas pelo Departamento nos próximos anos.

Participaram do encontro o diretor-geral do DEER/MG, Fabrício Torres Sampaio, o subsecretário de Regulação de Transportes da Setop, Diogo Prosdocimi, o subsecretário de Infraestrutura Breno Longobucco, além dos diretores setoriais, coordenadores regionais, gerentes, assessores e demais colaboradores do Departamento.

Em sua fala, Barcelos destacou que, diante da escassez de recursos, a atual gestão exigirá criatividade, planejamento, racionalização e transparência no modo de trabalhar e deixou uma mensagem de compromisso para todos os servidores. “Aceitei esse desafio não porque eu tenha vinculação com esse ou com aquele partido, mas porque eu tenho a vinculação com um discurso, que é o discurso de revolucionar a gestão pública no Brasil”.

O diretor-geral do DEER, Fabrício Torres Sampaio, desejou boas-vindas a todos e ressaltou que este será um momento de esclarecimento sobre os aspectos técnicos do dia a dia das Coordenadorias. “Todas as dúvidas poderão ser sanadas pelos diretores aqui presentes, que farão uma breve apresentação de como será o desempenho de cada área neste Governo”, explicou.

A reunião gerencial do DEER continuou na parte da tarde na segunda-feira e também na manhã desta terça-feira (19/2) abrangendo diversas áreas, como: fiscalização rodoviária; fiscalização de obras; manutenção rodoviária; gestão de contratos; projetos de engenharia; obras de edificações; planejamento, gestão e finanças; recursos humanos; concessões; auditoria; licitações e compras; contratos e convênios; meio ambiente; entre outros.

Foto: Mário Chrispim-DEER/MG

]]>
Notícias Tue, 19 Feb 2019 07:07:29 -0300
Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas participa de evento em Brasília http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2450-secretario-de-estado-de-transportes-e-obras-publicas-participa-de-evento-em-brasilia http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2450-secretario-de-estado-de-transportes-e-obras-publicas-participa-de-evento-em-brasilia

Crédito: Filipe Cardoso e Wendel Lopes

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, participou, nesta quarta-feira (13/2), do Seminário de Abertura do Ano de 2019, realizado pelo Grupo VOTO em parceria com o Financial Times. O evento aconteceu em Brasília e reuniu alguns dos principais líderes políticos e empresariais do Brasil, com o objetivo de debater propostas e mobilizar protagonistas da sociedade em torno de uma agenda de ações e reformas.

Marco Aurélio Barcelos participou do segundo painel do seminário, cujo tema foi “Privatizações, empresas estatais e competitividade do Estado brasileiro”. Junto dele estavam o secretário-geral da Secretaria de Desestatização, Salim Mattar, o presidente da Dana, Raul Germany, e o presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura (Ibeji), Augusto del Pozzo. O painel foi mediado pela jornalista Soraia Hanna, coordenadora editorial da VOTO.

Comentando as privatizações das rodovias em Minas Gerais, Barcelos adiantou que pretende lançar um programa disruptivo e preciso de concessões. “O Estado não pode esconder as suas ineficiências. Não há serviço público de graça”, disse. “Precisamos dar uma guinada no país, aprimorando a gestão pública com segurança jurídica e ordenamento. Conferir à nação o que mais importa: desenvolvimento econômico e social”, completou.

Após a participação no evento, o secretário Marco Aurélio Barcelos e o subsecretário de Regulação de Transportes da Setop, Diogo Prosdocimi, seguiram para outras duas agendas: no Ministério da Infraestrutura, reuniram-se com o diretor de Estruturação e Articulação de Parcerias, Fábio Carvalho; e, no Ministério da Economia, foi feita reunião com o secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura, Diogo Mac Cord de Faria, e com o coordenador-geral de Mobilidade Urbana e Equipamentos Sociais, Edson Silveira Sobrinho.

Foto: Filipe Cardoso e Wendel Lopes

]]>
Notícias Thu, 14 Feb 2019 11:37:04 -0200
Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas participa de reunião na Sociedade Mineira de Engenheiros http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2449-secretario-de-estado-de-transportes-e-obras-publicas-participa-de-reuniao-na-sociedade-mineira-de-engenheiros http://200.198.42.171/transparencia-publica/transporte-coletivo-intermunicipal/stories/2449-secretario-de-estado-de-transportes-e-obras-publicas-participa-de-reuniao-na-sociedade-mineira-de-engenheiros

O Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, esteve, nesta quinta-feira (31/1), na sede da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME), onde se reuniu com diretoria e associados da entidade para tratar de temas pertinentes à infraestrutura e mobilidade urbana.

Durante a reunião, o Secretário pontuou os desafios em um cenário de alto déficit nas contas do Estado, mas ressaltou que a Setop está fazendo um extenso mapeamento de demandas, obras em curso e paralisadas, para atuar de forma precisa. “As políticas de atuação da Secretaria já estão sendo definidas. E, de posse deste levantamento, vamos criar uma metodologia de abordagem, de enfrentamento de todas as ações, que terão priorização e acompanhamento regular”, disse.

“Vamos instituir na Setop talvez um dos mais organizados escritórios de projetos do Estado, com condições de monitorar todas as ações e demandas em tempo real". Além disso, o trabalho já segue ritmo intensivo para entender o porquê de algumas ações e políticas não andarem, e o que é necessário fazer para garantir efetividade. “Temos que ter uma ideia cristalina do próprio desempenho da secretaria”, completou.

Outro ponto destacado por Barcelos foi a alta capacidade técnica da equipe montada na Secretaria. “Buscamos a prata da casa, valorizando os servidores de carreira e também os EPPGGs (Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental). Teremos predominância da técnica nas decisões que vamos adotar”, pontuou.

Marco Aurélio Barcelos – que exercia o cargo de Secretário de Articulação para Investimentos e Parcerias na Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República – falou ainda sobre o fortalecimento de programas de concessões e parcerias público-privadas no Estado.

“Estamos construindo um programa de concessões de rodovias, queremos resgatar essa política. Será um programa preciso, como todos os outros que faremos”, enfatizou. “É um contexto de escassez, de redução de custos. Teremos que reavaliar e priorizar investimentos. Mas, se é verdade que vai nos faltar dinheiro, por outro lado não pode e não vai nos faltar criatividade. Temos que viabilizar soluções que permitam maior aproveitamento desses recursos, sem estagnar investimentos e muito menos paralisar a infraestrutura do Estado”, finalizou.

O presidente da SME, Ronaldo Gusmão, agradeceu a presença do Secretário e colocou a entidade à disposição da Setop. “A nossa Comissão Técnica de Transportes trabalhou, por seis meses, na elaboração de um plano de mobilidade para a RMBH, o qual temos o prazer de entregar ao Secretário em mãos hoje. Estamos à disposição para colaborar e dialogar com a Secretaria”, destacou.

Também estiveram presentes na reunião o diretor geral do DEER/MG, Fabrício Sampaio, o subsecretário de Regulação de Transportes da Setop, Diogo Prosdocimi, o subsecretário de Infraestrutura, Breno Longobucco, e o Superintendente de Coordenação Técnica da Secretaria, Matheus Novais.

 

]]>
Notícias Fri, 01 Feb 2019 15:09:27 -0200