Notícias http://200.198.42.171 Fri, 24 May 2019 02:49:00 -0300 Joomla! - Open Source Content Management - Version 2.5.14 pt-br Equipe da Setop/DEER faz visita técnica às obras da MG-050 http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2486-equipe-da-setop-deer-faz-visita-tecnica-as-obras-da-mg-050 http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2486-equipe-da-setop-deer-faz-visita-tecnica-as-obras-da-mg-050

Nesta terça-feira (21/5), o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Marco Aurélio Barcelos, e o diretor-geral do DEER/MG, Fabrício Sampaio, fizeram visita técnica às obras da MG-050, rodovia concedida pelo Governo do Estado em 2007, no modelo Parceria Público Privada (PPP). Também estiveram presentes na agenda o subsecretário de Regulação de Transportes da Setop, Diogo Prosdocimi, e o superintendente de Infraestrutura de Transportes, Felipe Melo.

“Queremos entender, mapear e avaliar as principais intervenções que devem ser realizadas, o cronograma e as razões de alguns atrasos. Vamos avaliar os esclarecimentos que foram dados por parte da concessionária AB Nascentes das Gerais, verificar a procedência destas justificativas e pensar em soluções. A concessão tem um papel a cumprir e queremos garantir que este papel se concretize. Essa é a função do governo: garantir a funcionalidade da concessão”, afirmou o secretário.

A primeira parada aconteceu na sede da concessionária, em Divinópolis, onde foi realizada reunião de trabalho e a apresentação do plano de execução das obras por parte da AB Nascentes. Na sequência, a equipe Setop/DEER visitou o trecho da Avenida Juscelino Kubitschek, onde estão previstas obras para a implantação de interseção em dois níveis.

Em Piumhi e em Passos, o secretário de Estado sentou-se com prefeitos, lideranças locais e representantes da concessionária para discutir, caso a caso, quais as prioridades. Após percorrer todo o trecho, ao final do dia foi realizada reunião na prefeitura de São Sebastião do Paraíso.

Marco Aurélio Barcelos reafirmou, ainda, o rigor na fiscalização e acompanhamento do cronograma de investimentos e entregas da PPP da MG-050. Até o final de 2018, a concessionária já havia sido autuada, pela Setop, a pagar mais de R$58 milhões em multas.

Participaram das agendas ao longo do dia os Deputados Estaduais Antônio Carlos Arantes, Cássio Soares, Cleitinho Azevedo e Fábio Avelar, os prefeitos de Divinópolis, Galileu Machado, de Passos, Carlos Renato Lima Reis, de Piumhi, Adalberto José de Melo, de São Sebastião do Paraíso, Walker Oliveira, além de diversos vereadores e lideranças locais de cada município.

]]>
Notícias Wed, 22 May 2019 07:51:40 -0300
Governo de Minas Gerais cadastra, até a próxima semana, interessados em contribuir com ideias e projetos para viabilizar retomada dos hospitais regionais http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2485-governo-de-minas-gerais-cadastra-ate-a-proxima-semana-interessados-em-contribuir-com-ideias-e-projetos-para-viabilizar-retomada-dos-hospitais-regionais http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2485-governo-de-minas-gerais-cadastra-ate-a-proxima-semana-interessados-em-contribuir-com-ideias-e-projetos-para-viabilizar-retomada-dos-hospitais-regionais

Interessados em participar do processo de Tomada de Subsídios aberto pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), para obter estudos e levantamentos que subsidiem a retomada da implantação dos hospitais regionais têm mais uma semana para se cadastrar junto à SES, pelo e-mail parcerias@saude.mg.gov.br. O prazo final para cadastramento vai até a próxima quarta-feira (29/5).

Publicado no Diário Oficial de Minas Gerais de 14/5, o edital de Tomada Pública de Subsídios (TPS) foi criado para obter estudos e levantamentos que poderão subsidiar a elaboração de modelos de negócios para a conclusão das obras e colocação em operação dos Hospitais Regionais do Estado. Também participam do processo as Secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Transportes e Obras Públicas (Setop).

Poderão participar da Tomada de Subsídios entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, com experiência na prestação de serviços médicos e/ou hospitalares, ou na gestão de equipamentos de saúde, como grupos administradores de hospitais e clínicas, faculdades de medicina, dentre outras, como empresas investidoras, consultorias, fundos de investimentos e instituições do terceiro setor/filantrópicas.

A Tomada de Subsídios funciona como um "brainstorming", já que a intenção é iniciar uma discussão - com ajuda do mercado e outras instituições, como universidades - para colher ideias e projetos que possam ser traduzidos em soluções para as obras, que foram paralisadas em governos passados e estão em diferentes fases de execução.

Em um cenário de déficit fiscal no Estado e diante da importância destes hospitais para os mineiros, a atual gestão busca, assim, alternativas que não dependam exclusivamente de recursos públicos para a retomada ou começo das obras.

Estão no edital os hospitais de Além Paraíba, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Nanuque, Novo Cruzeiro, Sete Lagoas, Teófilo Otoni e Unaí.

Cabe destacar que o Governo de Minas Gerais, por meio da Resolução Conjunta SES/SEPLAG/SETOP Nº 247, já havia instituído, em fevereiro deste ano, Grupo de Trabalho para promover estudos e propor medidas para viabilizar a implantação dos Hospitais Regionais. Uma das primeiras ações do Grupo foi justamente a elaboração deste processo de tomada de subsídios.

Propostas

As contribuições que forem colhidas ao longo da Tomada de Subsídios serão utilizadas para direcionar a forma de atuação das unidades, considerando as necessidades e a rede pública de saúde de cada região.

A Tomada de Subsídios prevê rodadas de discussões que devem durar até 90 dias e, com elas, a expectativa é que seja possível identificar o modelo mais adequado para cada empreendimento - isto é, poderão ser montados modelos específicos para cada um.

Além de autossustentáveis financeiramente, a ideia é que os hospitais ofertem atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), ainda que concomitantemente com serviços privados.

O edital e demais documentos do processo estão disponíveis no site: www.saude.mg.gov.br/parcerias/hospitaisregionais.

]]>
Notícias Wed, 22 May 2019 07:32:27 -0300
DEER/MG publica edital para reforma de Hemonúcleos http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2484-deer-mg-publica-edital-para-reforma-de-hemonucleos http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2484-deer-mg-publica-edital-para-reforma-de-hemonucleos

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) abriu processo licitatório para selecionar empresas de engenharia para a execução de obras nos Hemonúcleos de Diamantina e São João del-Rei. Os editais TP 004/19 e TP005/19, publicados na última quarta-feira (15/5), preveem várias intervenções pontuais nas duas edificações.

No Hemonúcleo de Diamantina está prevista a substituição de revestimentos cerâmicos; reformas da cobertura com substituição de engradamento em madeira e telhas; colocação de guarda-corpos em escadas e pintura geral do prédio.

Já em São João del-Rei, o escopo da obra no hemonúcleo prevê a reforma geral dos sanitários; troca da parte hidráulica; substituição das portas em madeira e de pisos cerâmicos; pintura geral do prédio, entre outras ações.

Os valores estimados das obras somam R$296.673,82, financiados com recursos da Caixa Econômica Federal, mais a contrapartida do Governo do Estado. A abertura das propostas está programada para os dias quatro e cinco de junho, às 14h30, no 10º andar da sede do DEER/MG. Após definida a empresa vencedora, o prazo de execução das obras, estipulado em edital, é de 120 dias consecutivos, contados da emissão da Ordem de Início.

Para mais informações, acesse o link dos editais: http://www.deer.mg.gov.br/transparencia/licitacoes/tomada-de-preco-2019.

]]>
Notícias Mon, 20 May 2019 06:14:25 -0300
Setop divulga normas para inclusão de novos veículos no Táxi Especial Metropolitano http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2482-Setop-divulga-normas-para-inclusao-de-novos-veiculos-de-Taxi-Metropolitano http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2482-Setop-divulga-normas-para-inclusao-de-novos-veiculos-de-Taxi-Metropolitano

A subsecretaria de Regulação de Transportes da Setop publicou, no Diário Oficial de hoje (17/5), o ato regulamentar nº078, com as características para a inclusão de novos veículos no Serviço de Táxi Especial Metropolitano. 

taxiespecial

O ato regulamentar estabelece, ainda, que os veículos deverão possuir obrigatoriamente o sistema de antitravamento das rodas – ABS e equipamento suplementar de segurança passiva (Airbag e rastreadores para monitoramento de velocidade). Para os veículos do tipo Sedan, a capacidade mínima do porta malas é de 400LT e para os veículos do tipo Utilitário, a capacidade mínima do porta-malas é de 500LT. 

]]>
Notícias Fri, 17 May 2019 08:49:27 -0300
Governo de Minas Gerais recebe ideias e projetos que buscam viabilizar retomada da implantação dos hospitais regionais http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2480-governo-de-minas-gerais-recebe-ideias-e-projetos-que-buscam-viabilizar-retomada-da-implantacao-dos-hospitais-regionais http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2480-governo-de-minas-gerais-recebe-ideias-e-projetos-que-buscam-viabilizar-retomada-da-implantacao-dos-hospitais-regionais

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), publicou no Diário Oficial de Minas Gerais desta terça-feira, 14/5, o edital de Tomada Pública de Subsídios (TPS), para obter estudos e levantamentos que subsidiem a elaboração de modelos de negócios para a conclusão das obras e colocação em operação dos Hospitais Regionais do Estado. Participaram do processo as Secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Transportes e Obras Públicas (Setop). 

A Tomada de Subsídios funciona como um "brainstorming", já que a intenção é iniciar uma discussão - com ajuda do mercado e outras instituições, como universidades - para colher ideias e projetos que possam ser traduzidos em soluções para as obras, que foram paralisadas em governos passados e estão em diferentes fases de execução.

Em um cenário de déficit fiscal no Estado e diante da importância destes hospitais para os mineiros, a atual gestão busca, assim, alternativas que não dependam exclusivamente de recursos públicos para a retomada ou começo das obras.

Estão no edital os hospitais de Além Paraíba, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Nanuque, Novo Cruzeiro, Sete Lagoas, Teófilo Otoni e Unaí.

Poderão participar da Tomada de Subsídios entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, com experiência na prestação de serviços médicos e/ou hospitalares, ou na gestão de equipamentos de saúde, como grupos administradores de hospitais e clínicas, faculdades de medicina, dentre outras, como empresas investidoras, consultorias, fundos de investimentos e instituições do terceiro setor/filantrópicas.

“As rodadas de discussões buscam um diálogo aberto e público entre o Governo e todas as entidades interessadas. O resultado será um amplo estudo sobre o modelo mais adequado para cada unidade hospitalar, e a expectativa é que as soluções apresentadas façam com que os hospitais regionais sejam autossustentáveis financeiramente”, explica o Secretário Adjunto de Saúde, Bernardo Ramos.   

“Frente ao delicado cenário financeiro que enfrentamos hoje em Minas Gerais, a continuidade das obras dos hospitais requer soluções criativas e a colaboração de múltiplos agentes. Nesta gestão, recriamos na Setop um núcleo estratégico de parcerias e concessões, que faz parte do Grupo de Trabalho e participou ativamente da elaboração do edital”, completa o Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos.

Cabe destacar que o Governo de Minas Gerais, por meio da Resolução Conjunta SES/SEPLAG/SETOP Nº 247, já havia instituído, em fevereiro deste ano, Grupo de Trabalho para promover estudos e propor medidas para viabilizar a implantação dos Hospitais Regionais. Uma das primeiras ações do Grupo foi justamente a elaboração deste processo de tomada de subsídios.

Propostas

As contribuições que forem colhidas ao longo da Tomada de Subsídios serão utilizadas para direcionar a forma de atuação das unidades, considerando as necessidades e a rede pública de saúde de cada região.

A Tomada de Subsídios prevê rodadas de discussões que devem durar até 90 dias e, com elas, a expectativa é que seja possível identificar o modelo mais adequado para cada empreendimento - isto é, poderão ser montados modelos específicos para cada um.

Além de autossustentáveis financeiramente, a ideia é que os hospitais ofertem atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), ainda que concomitantemente com serviços privados.

As entidades interessadas em participar da Tomada de Subsídios deverão se cadastrar pelo email parcerias@saude.mg.gov.br até o dia 29/5/2019. O edital e demais documentos do processo estão disponíveis no site: www.saude.mg.gov.br/parcerias/hospitaisregionais

]]>
Notícias Tue, 14 May 2019 06:41:02 -0300
Secretário apresenta panorama de concessões e parcerias em infraestrutura para investidores e empresários http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2479-secretario-apresenta-panorama-de-concessoes-e-parcerias-em-infraestrutura-para-investidores-e-empresarios http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2479-secretario-apresenta-panorama-de-concessoes-e-parcerias-em-infraestrutura-para-investidores-e-empresarios

Nesta terça-feira (7/5), o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Marco Aurélio Barcelos, participou, em Belo Horizonte, do XP Minas Gerais Day. O encontro tem como objetivo mostrar os atrativos de Minas Gerais para quem deseja instalar empresas e abrir negócios no estado.

Diante de dezenas de investidores, representantes de diferentes setores e estados brasileiros, Barcelos traçou um panorama da atuação da secretaria no que tange às concessões e parcerias na área de infraestrutura, especialmente em quatro grandes linhas: o programa de concessões de rodovias, o metrô de Belo Horizonte, o Arco Metropolitano Norte e a gestão dos Aeroportos no estado.

O secretário destacou que os projetos de infraestrutura precisam ser tratados de forma séria, realista e que Minas Gerais está preparada para um novo modelo de interface com o setor privado. “Não existem soluções fáceis para infraestrutura. E hoje estamos municiados dessa consciência. Nós vamos ter uma abordagem técnica, precisa, contundente. Eu posso lhes assegurar que todos os anúncios serão lastreados em projetos que vão parar de pé. E esse é o nosso desafio, alertar o mercado, a iniciativa privada, de que Minas é um novo lugar para alocação de recursos, de investimentos de longo prazo, de energias em projetos de infraestrutura”, enfatizou.

Além do secretário e dos investidores e empresários, também participaram do encontro o governador Romeu Zema, os secretários de Estado de Fazenda, Gustavo Barbosa; de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Vítor de Mendonça.

]]>
Notícias Tue, 07 May 2019 13:28:16 -0300
Tráfego é liberado na BR-460 entre Jesuânia e Olímpio Noronha http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2478-trafego-e-liberado-na-br-460-entre-jesuania-e-olimpio-noronha http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2478-trafego-e-liberado-na-br-460-entre-jesuania-e-olimpio-noronha

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), liberou, nesta segunda-feira (6/5), a passagem de veículos leves e de carga na BR-460, quilômetro 32, localizado entre Jesuânia e Olímpio Noronha, no Sul do estado. O tráfego foi paralisado no segmento rodoviário em 28 de fevereiro, para recuperação do sistema de drenagem danificado pelas intensas chuvas na região.

Na primeira etapa dos serviços, foi realizada a escavação do local para retirada da tubulação antiga; preparação da fundação e, em seguida, a instalação de uma nova tubulação, capaz de dar vazão ao curso d’água.

Nesta fase, a subsecretaria de Infraestrutura da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) disponibilizou 54 metros de bueiros metálicos, para substituição da rede danificada.

Após a instalação do bueiro, foi executada a recuperação do aterro; recomposta a base e a sub-base da pista e, finalmente, a pavimentação asfáltica.

“Vamos terminar tanto a sinalização horizontal quanto a vertical na quarta-feira (8/5) e os serviços de drenagem deverão ser concluídos até o dia 16 deste mês”, afirmou William Pimenta, responsável pelas ações do DEER/MG na região.

 

]]>
Notícias Tue, 07 May 2019 06:38:06 -0300
Tarifas das linhas metropolitanas integradas ao metrô serão alteradas no domingo (5/5) http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2477-tarifas-das-linhas-metropolitanas-integradas-ao-metro-serao-alteradas-no-domingo-5-5 http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2477-tarifas-das-linhas-metropolitanas-integradas-ao-metro-serao-alteradas-no-domingo-5-5

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) foi comunicada oficialmente pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) sobre a implementação do reequilíbrio tarifário unitário do metrô de Belo Horizonte, a partir de zero hora de domingo (5/5/2019). Por este motivo, nessa mesma data, a tarifa de integração das linhas do Sistema de Transporte Metropolitano, feitas somente com a utilização do Cartão Ótimo, será acrescida de R$0,50.

Para os passageiros que não utilizam a integração com o metrô, as tarifas dos ônibus metropolitanos permanecem inalteradas.

No cálculo das novas tarifas de integração, as empresas de ônibus continuarão recebendo os mesmos valores, sendo a diferença do reajuste totalmente repassada à CBTU.

A Subsecretaria de Regulação de Transportes já comunicou às empresas, que operam as 131 linhas integradas ao metrô, para adotarem as providências necessárias para a cobrança dos novos valores da tarifa reajustada, conforme Resolução nº 13, de 02 de maio de 2019.

Cartazes serão afixados dentro dos ônibus, informando a nova tarifa de integração.

A CBTU ainda vai implementar outras cinco recomposições tarifárias em 7/7/2019, 8/9/2019, 3/11/2019, 5/1/2020 e 7/3/2020. As alterações na tarifa integrada das linhas metropolitanas, decorrentes desses outros reajustes, serão oportunamente comunicadas pela Setop.

Veja a relação das tarifas das linhas metropolitanas ao utilizar a integração com o metrô, a partir de 5/5/2019:

 

]]>
Notícias Fri, 03 May 2019 16:33:50 -0300
Secretário de Transportes e Obras Públicas e diretor-geral do DEER/MG visitam Aeroporto Regional do Vale do Aço http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2476-secretario-de-transportes-e-obras-publicas-e-diretor-geral-do-deer-mg-visitam-aeroporto-regional-do-vale-do-aco http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2476-secretario-de-transportes-e-obras-publicas-e-diretor-geral-do-deer-mg-visitam-aeroporto-regional-do-vale-do-aco

Nesta sexta-feira (3/5), o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, esteve com o diretor-geral do DEER/MG, Fabrício Sampaio, em agendas em Ipatinga, no Vale do Aço. 

Pela manhã, eles foram conferir o resultado das obras de reparo da pista do Aeroporto Regional do Vale do Aço, entregues no dia 6 de abril. As intervenções foram viabilizadas pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), e foram finalizadas antes do prazo.

“Essa primeira obra foi importante para a retomada mais rápida dos voos no aeroporto, mas nossa expectativa é que, em breve, possamos comemorar a recuperação definitiva da pista”, afirmou Barcelos. Isso porque, em mais um esforço empreendido pelo Governo de Minas Gerais, foi feita parceria com o Governo Federal para a obra definitiva, por meio de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) – no valor de R$12,5 milhões. O anúncio foi feito no dia 20/2 pelo governador Romeu Zema, pelo secretário Marco Aurélio Barcelos e pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e as tratativas para viabilização dos recursos estão em andamento.

Após visita à pista do aeroporto, o secretário e o diretor-geral do DEER seguiram para o Parque Estadual do Rio Doce. No trajeto, pararam para verificar as obras da LMG-760, paralisadas em novembro de 2018, pelo governo passado. “A estrada é uma demanda antiga da região e vamos avaliar todas as alternativas possíveis para esta obra”, destacou Barcelos.

No atual cenário de escassez financeira do Estado, a Setop aguarda a disponibilização de recursos para retomada das obras em Minas Gerais, que deverão seguir uma escala de priorização montada junto às secretarias.

Já no município de Marliéria, onde está o parque, eles foram acompanhados pelo gerente Vinícius de Assis Moreira, que apresentou a infraestrutura turística do equipamento, que abriga a maior floresta tropical de Minas Gerais, e seus principais atrativos. Vale lembrar que o Parque Estadual do Rio Doce está entre as 20 Unidades de Conservação (UCs) avaliadas como potenciais para concessão no PARC - Programa de Concessão de Parques Estaduais 2019-2022, lançado pelo Governo do Estado no dia 11 de abril.

O objetivo do programa é promover, com parcerias com o setor privado, a gestão dos serviços prestados aos visitantes, com maior qualidade e especialização. Assim, serão oferecidos nas UCs do estado meios de hospedagem, venda de alimentos e bebidas, atividades de lazer e aventura e venda de souvenires. As medidas garantirão um aumento no número de usuários e incentivo ao turismo.

“Estamos muito animados com o programa do governo estadual. É uma iniciativa muito positiva, temos que valorizar os nossos ativos e toda a riqueza que temos aqui”, afirmou Vinícius Moreira.

Agenda de Convergência
Para fechar a agenda no Vale do Aço, foi realizado, no fim da tarde, encontro com membros da Agenda de Convergência na Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) Regional Vale do Aço. No encontro, o presidente da FIEMG no Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, destacou e agradeceu a presença do secretário e do diretor-geral do DEER/MG. “Tivemos conversas importantes hoje, e saímos com a tarefa de levantar as prioridades da região para unirmos esforços com o Governo. A FIEMG vai ajudar no que for preciso”, afirmou.

O secretário da Setop, Marco Aurélio Barcelos, falou sobre as obras prioritárias na região e a missão de estudar alternativas para retomadas. “Temos o dever de casa de fazer os cálculos de todas as possibilidades existentes, para tentar trazer alguma resposta. Entendemos, enxergamos a importância e saímos daqui com mais energia ainda para buscar soluções”, ressaltou.

Presenças
Estiveram presentes nas agendas os deputados federais Enéias Reis e Hercílio Diniz, os deputados estaduais Rosângela Reis e Celinho Sintrocel, o presidente da FIEMG Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, a prefeita de Santana do Paraíso, Luzia de Melo, o prefeito de Marliéria, Geraldo Magela de Castro (Lalado), além de outros prefeitos e lideranças da região.

]]>
Notícias Fri, 03 May 2019 15:36:15 -0300
Secretário de Transportes e Obras Públicas visita obras prioritárias em Sete Lagoas http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2474-secretario-de-transportes-e-obras-publicas-visita-obras-prioritarias-em-sete-lagoas http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2474-secretario-de-transportes-e-obras-publicas-visita-obras-prioritarias-em-sete-lagoas

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Marco Aurélio Barcelos, e o diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), Fabrício Sampaio, estiveram nesta manhã em Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A convite do deputado estadual Douglas Melo, os dois visitaram importantes obras que estão paralisadas no município, como o Anel Viário e o Hospital Regional.

Durante a visita, Barcelos destacou que o Anel Viário, antigo pleito da região, está na lista de priorização de obras, elaborada pela Setop. “Hoje, nós temos uma dificuldade de obter recursos para viabilização de obras importantes, como é o caso do Anel Viário, mas isso não nos permite cruzar os braços. Fizemos esta listagem de obras prioritárias, e tão logo tenhamos condições de irrigar nosso orçamento para que o investimento possa ser feito, essa é uma das obras que será contemplada”, disse o secretário em entrevista para a rádio local Musirama.

A rodovia MG-424 também foi assunto. “É inevitável buscarmos uma solução, e ela vai passar pela concessão. Hoje temos duas alternativas: ou seguimos com aquela concessão, cuja licitação já havia sido iniciada – há paralisações em razão de algumas ponderações do Tribunal de Contas do Estado, do Ministério Público – ou realizaremos nova concessão e tentaríamos contornar alguns destes apontamentos. Temos um grupo de trabalho dentro da Secretaria que está analisando, um a um, os apontamentos feitos pelos órgãos de controle. Até o final de maio, temos que ter uma decisão sobre isto”, afirmou. “Tanto o Anel Viário quanto a 424 não vão sair do nosso radar”, acrescentou.

Após a participação no programa O Povo no Rádio e da visita às obras do Anel Viário e do Hospital Regional, Barcelos e o diretor-geral do DEER/MG, Fabrício Sampaio, seguiram para um encontro com lideranças e empresários locais na Associação Comercial e Industrial (ACI) de Sete Lagoas, onde o secretário falou brevemente sobre as demandas locais e as perspectivas da Setop.

O deputado estadual Douglas Melo destacou a importância econômica de Sete Lagoas para Minas Gerais, já que o município é a oitava maior economia do estado. “Estamos prontos para um desenvolvimento ainda maior e isso depende diretamente deste olhar do Governo para as nossas estradas. Precisamos disso e acredito muito nessa desburocratização que o Governo do Estado vem promovendo”, finalizou.

O vice-presidente da ACI Sete Lagoas, Flávio Fonseca, agradeceu a visita dos representantes da Setop e do DEER/MG. “A presença de vocês aqui nos honra e nos dá esperança de que essas obras sejam concluídas, pois elas são bandeiras levantadas por todos da nossa cidade”, pontuou.

Hospital Regional

Em visita às obras do Hospital Regional de Sete Lagoas, o secretário Marco Aurélio Barcelos reafirmou que a Setop vai publicar, em breve, chamamento público para que parceiros privados possam apresentar ideias e soluções para todos os hospitais regionais do Estado. O objetivo é, a partir destas proposições, ter um modelo fechado em alguns meses para licitação e, assim, possibilitar a conclusão das obras e a operação das unidades.

]]>
Notícias Thu, 02 May 2019 13:29:33 -0300
DEER faz parcerias para divulgar o Maio Amarelo http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2473-deer-faz-parcerias-para-divulgar-o-maio-amarelo http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2473-deer-faz-parcerias-para-divulgar-o-maio-amarelo

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) se uniram para apoiar as ações do Movimento Maio Amarelo 2019, que tem como objetivo conscientizar a população sobre as questões do trânsito. Para isso, um filme de 15 segundos, com mensagens educativas sobre trânsito, será divulgado nos monitores dos vagões do metrô entre os dias 30 de abril (terça-feira) e 31 de maio (sexta-feira).

Uma série de nove cartazes, com dicas sobre beber e não dirigir; respeito ao ciclista; prudência com o excesso de velocidade; uso do capacete pelo motociclista; os perigos de usar celular ao volante; a importância de utilizar a faixa de pedestre e o cinto de segurança estará fixada em pontos estratégicos das 19 estações do metrô de Belo Horizonte, por igual período do filme.

A expectativa com a campanha de conscientização em relação ao trânsito é atingir, aproximadamente, 6,5 milhões de passageiros durante o Maio Amarelo. A educadora para o trânsito do DEER/MG, Rosely Fantoni, revela que o Brasil ocupa a quarta posição no ranking de países onde mais se morre no trânsito. “São cerca de 50 mil vítimas por ano e estão entre as principais causas de acidentes fatais: a desatenção (30,8% de mortes); velocidade incompatível com a da via (21,9%) e ingestão de álcool (15,6%)”, explica a especialista.

O DEER e o América Futebol Clube realizaram outra parceria para difundir o Maio Amarelo. Uma versão de 30 segundos do mesmo filme será passada antes e nos intervalos dos jogos do América no Estádio Independência, durante o mês de maio. Os jogadores do clube também se engajaram na campanha de conscientização utilizando as redes sociais. Os atletas tiraram fotos segurando cartaz com o mote do Maio Amarelo: “No trânsito, o sentido é a vida”.

]]>
Notícias Tue, 30 Apr 2019 05:38:37 -0300
Secretários de Estado alinham propostas durante reunião do Cosud http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2472-secretarios-de-estado-alinham-propostas-durante-reuniao-do-cosud http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2472-secretarios-de-estado-alinham-propostas-durante-reuniao-do-cosud

Foi realizada nesse sábado (27/4), em São Paulo, a segunda reunião de governadores do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O secretário de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais, Marco Aurélio Barcelos, participou das discussões conjuntas, com demais secretários de Estado, para alinhamento de propostas em prol do desenvolvimento das duas regiões do país.

No que tange à infraestrutura, foram abordadas experiências previstas para o transporte e logística e a proposição de modelos convergentes de governança. Entre outros assuntos, também foram discutidos a racionalização, padronização e aumento da eficiência no licenciamento ambiental, principalmente em grandes obras.

O encontro permitiu, ainda, o intercâmbio de informações e alinhamento de soluções conjuntas visando ao desenvolvimento econômico, social e ao fornecimento de serviços públicos de melhor qualidade para os cidadãos.

]]>
Notícias Mon, 29 Apr 2019 07:41:38 -0300
Infraestrutura é tema de reunião no Sinduscon-MG http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2471-infraestrutura-e-tema-de-reuniao-no-sinduscon-mg http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2471-infraestrutura-e-tema-de-reuniao-no-sinduscon-mg

O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) realizou, nesta quinta-feira (25/4), um café da manhã para abordar a Câmara Intersetorial de Acompanhamento de Empreendimentos e Obras da Construção Civil e Infraestrutura e outros assuntos relacionados à infraestrutura no estado.

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, esteve presente no encontro, juntamente com os subsecretários da Setop, Diogo Prosdocimi, Breno Longobucco e Mônica Salles Lanna. O presidente da Cohab Minas, Bruno Oliveira Alencar, e o diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), Gustavo Medeiros, também participaram do café, realizado na sede do Sinduscon-MG.

Na ocasião, os subsecretários falaram brevemente sobre o trabalho desenvolvido por cada subsecretaria da Setop nos primeiros dias de gestão. No total, seis entidades participaram do encontro, além de representantes da Diretoria do Sinduscon-MG.

]]>
Notícias Fri, 26 Apr 2019 07:03:10 -0300
Rodovias estaduais no entorno de Uberaba recebem melhorias http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2470-rodovias-estaduais-no-entorno-de-uberaba-recebem-melhorias http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2470-rodovias-estaduais-no-entorno-de-uberaba-recebem-melhorias

content uberaba-3-foto-divulgacao-deer-mg

A malha rodoviária estadual da região de Uberaba, no Triângulo Mineiro, está ganhando novos reforços e uma série de intervenções. Entre os serviços executados nas últimas semanas pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), destaque para a revitalização/recuperação de todo o sistema de drenagem e a implantação e substituição de cerca de 100 placas de advertência e de regulamentação. Foram feitos, ainda, serviços pontuais, que vão além da conservação rotineira prevista nos contratos de manutenção.

Entre os serviços pontuais estão as obras de restauração do trevo da rodovia LMG-798, que dá a cesso à comunidade Itiguapira, distrito de Uberaba, importante ligação para o escoamento de grãos e hortifrutigranjeiros.

O local sofria alagamentos constantes que impediam o trânsito de veículos, e passou, agora, por obras de implantação de bacia de contenção de águas fluviais e de saída d’água para perfeita drenagem da área. Recebeu também novas placas de sinalização. A obra é resposta à solicitação feita pelo Sindicato Rural de Uberaba.

O Coordenador Regional da 25ª Coordenadoria do DEER/MG, em Uberaba, engenheiro Mauro Gomes, destaca que os trabalhos de manutenção e recuperação das estradas são muito importantes para garantir a segurança do usuário da via e o desenvolvimento econômico da região.

“Queremos oferecer condições para que os produtores, moradores e todos aqueles que utilizam as rodovias tenham segurança e conforto nas estradas. Sabemos que o fluxo de veículos é intenso na região”, destaca.

Ainda de acordo com Mauro, a área de atuação da 25ª CRG é extensa, abrangendo mais de 700 quilômetros de rodovias estaduais pavimentadas e 75 quilômetros de não pavimentadas. “O volume de rodovias exige esforço constante para recuperá-las e mantê-las em boas condições de tráfego”, diz.

Expo Zebu
Além disso, o DEER/MG vem intensificando os trabalhos de conservação e fiscalização na região, em função da feira agropecuária, a Expo Zebu, que acontece entre os dias 27/4 a 5/2. O evento atrai grande número de visitantes e, portanto, ocasiona aumento significativo de trânsito nas rodovias da região.

Para o período da festa, além do trabalho de conservação das estradas, o DEER/MG disponibilizou equipe de fiscais para trabalhar em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária.

Trabalho contínuo
As ações de manutenção das estradas fazem parte de um programa contínuo do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setop) e do DEER/MG. As empresas são contratadas para cuidar preventivamente da via, e devem mantê-la em boas condições de trafegabilidade e segurança, executando rotineiramente os serviços.

O cidadão também é incentivado a indicar, por meio do telefone 155, opção 6 (telefonia fixa) ou (31) 3069 6601 (telefonia fixa ou móvel), os locais em que avistar buracos na pista, placas em más condições, visibilidade das placas prejudicada pela vegetação nas faixas de domínio ou qualquer outra irregularidade que prejudique a trafegabilidade e a segurança da pista.

uberaba-1-foto-divulgacao-deer-mg

]]>
Notícias Thu, 25 Apr 2019 13:35:58 -0300
ANAC libera operação do aeroporto do Vale do Aço http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2469-anac-libera-operacao-do-aeroporto-do-vale-do-aco http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2469-anac-libera-operacao-do-aeroporto-do-vale-do-aco

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou nesta sexta-feira (12/4), no Diário Oficial da União, a Portaria nº 1.124, de 10 de abril de 2019, reabrindo o Aeroporto Regional do Vale do Aço. Assim, a pista volta a ficar liberada para operações de pousos e decolagens, após a conclusão das obras de reparo pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG).

Agora, com a liberação da ANAC, cabe às companhias aéreas planejarem a volta da operação dos voos comerciais no aeroporto.

]]>
Notícias Fri, 12 Apr 2019 13:12:19 -0300
Governo lança Programa de Concessão de Parques Estaduais 2019-2022 http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2468-governo-lanca-programa-de-concessao-de-parques-estaduais-2019-2022 http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2468-governo-lanca-programa-de-concessao-de-parques-estaduais-2019-2022

O Governo de Minas deu início, nesta quinta-feira (11/4), ao Programa de Concessão de Parques Estaduais 2019-2022. A iniciativa, que propõe melhorar a gestão das unidades de conservação no estado, foi oficializada durante solenidade na Cidade Administrativa, com a presença do governador em exercício, Paulo Brant. Na ocasião, foi assinado acordo de cooperação entre as secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Transportes e Obras Públicas, e de Cultura e Turismo, além do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O objetivo do programa é promover, com parcerias com o setor privado, a gestão dos serviços prestados aos visitantes, com maior qualidade e especialização. Assim, serão oferecidos nas unidades de conservação do estado meios de hospedagem, venda de alimentos e bebidas, atividades de lazer e aventura e venda de souvenires. As medidas garantirão um aumento no número de usuários e incentivo ao turismo.

O governador em exercício, Paulo Brant, ressaltou que Minas possui ativos governamentais e bens públicos que precisam ser utilizados pela população. “Esse projeto é uma forma de o governo criar alternativas para investimento e para a retomada da economia, sem necessariamente utilizar recursos financeiros. Nós sabemos que a situação de caixa do governo no curto prazo é muito difícil. O Estado não pode ficar o tempo inteiro tentando resolver a sua crise financeira, tem que ter políticas propositivas, positivas, e as concessões e parcerias são um caminho enorme para que a gente possa fazer isso”, destacou.

Minas Gerais possui um dos maiores Sistemas Estaduais de Unidades de Conservação (SEUC) do país, composto por um total de 94 unidades de conservação, totalizando aproximadamente 3,5 milhões de hectares de áreas protegidas. Atualmente, a gestão é feita exclusivamente pelo poder público, bem como a destinação dos recursos para operação e manutenção dessas reservas ambientais.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Germano Vieira, ressalta que essa é a primeira vez que é feita uma apresentação do planejamento do que se pretende desenvolver nas unidades de conservação do estado a longo prazo. “Sabemos que, para a gestão pública, planejar é tudo. E é um desafio gerir as unidades de conservação. Essa parceria nos ajudará a avançar em serviços, como trilhas, hospedagens, turismo de aventura e lazer como um todo. Acreditamos que haverá um aumento em 400% no número de visitações”, afirmou.

O diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Antônio Malard, destacou que a medida vai incrementar a economia de Minas, movimentar a economia local e fortalecer a cultura regional.

Segundo ele, foram avaliados e ranqueados todos os parques estaduais e demais unidades de conservação estaduais de categorias que permitem a visitação turística registrada e ordenada pelo IEF atualmente. Após a seleção, com base nesses critérios, considerou-se que 20 unidades possuem potencial para a concessão pretendida (veja tabela abaixo).

“A gestão do parque continua sendo do IEF, ou seja, as gestões de conservação e ambiental. Estamos transferindo a gestão da visitação. Com esse programa, vamos aumentar e melhorar a qualidade de infraestrutura das unidades de conservação, atendendo os anseios do público, que precisa de uma estrutura mais adequada. Elas têm belezas naturais incríveis, e vamos casar isso com oportunidades de recreação, dando uma infraestrutura realmente muito mais adequada para atingir todos os públicos”, explicou Malard.

Um comitê executivo foi criado pelas secretarias envolvidas na iniciativa para determinar as regras para o desenvolvimento do programa.

Concessão

A participação da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) nesse processo é no sentido de viabilizar os procedimentos de concessão, oferecendo os subsídios técnicos, econômico-financeiros e jurídicos para o programa. A atual gestão criou, inclusive, a Coordenadoria Especial de Concessões e Parcerias, que está realizando um minucioso levantamento sobre as concessões em vigor em Minas Gerais e as oportunidades de novas parcerias em setores estratégicos com a iniciativa privada.

Titular da Setop, o secretário Marco Aurélio Barcelos destaca que a concessão envolvendo os parques estaduais representa a consolidação de um novo marco em Minas. “Estamos ressuscitando a agenda de parcerias no Estado e não haveria tema mais oportuno para iniciar isso. Mostraremos que Minas é um ambiente amistoso para negócios”, completou. Clique aqui e assista ao vídeo com a fala do secretário Marco Aurélio Barcelos.

No que diz respeito ao turismo, o programa também é considerado positivo. “Minas tem potencial imenso para o ecoturismo e o turismo de aventura. Nossos parques podem se consolidar como atrativos turísticos de relevância. Hoje demos um importante passo nesse sentido”, disse o secretário de Cultura e Turismo de Minas, Marcelo Matte, em carta enviada.

Também participaram da solenidade o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Evandro Borges; o vice-presidente da Copasa, Tadeu Mendonça; a secretária-adjunta de Estado adjunta de Cultura e Turismo, Solanda Steckelberg; além de ambientalistas, representantes de entidades civis e do setor.

Confira abaixo a relação das 20 unidades de conservação selecionadas para fazer parte do programa:

Fonte: Agência Minas
Foto: Renato Cobucci/Imprensa MG

]]>
Notícias Thu, 11 Apr 2019 12:46:26 -0300
Equipe da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas visita o Sicepot-MG http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2467-equipe-da-secretaria-de-estado-de-transportes-e-obras-publicas-visita-o-sicepot-mg http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2467-equipe-da-secretaria-de-estado-de-transportes-e-obras-publicas-visita-o-sicepot-mg

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Marco Aurélio Barcelos, fez, nesta quarta-feira (10/4), Dia Nacional da Engenharia, visita ao Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG). 

Acompanhado do diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER/MG), Fabrício Sampaio, do subsecretário de Regulação de Transportes da Setop, Diogo Prosdocimi, do subsecretário de Infraestrutura, Breno Longobucco, e da coordenadora da Coordenadoria Especial de Concessões e Parcerias da Setop, Mônica Lanna, o secretário falou sobre as perspectivas e os desafios para o setor de infraestrutura em Minas Gerais.

“O cenário financeiro que enfrentamos no Estado, que é muito difícil, não nos dá o direito de termos desesperança e muito menos de cruzarmos os braços. Não podemos deixar de lado a capacidade que temos de criar e de trabalhar. Estamos buscando soluções para as demandas e precisamos da participação ativa de vocês todos do setor, para nos auxiliar na definição das políticas públicas e das prioridades”, disse Barcelos.

Neste sentido, uma das iniciativas citadas pelo secretário foi a construção de um programa de concessões, que está em andamento pela Secretaria e será uma das formas de ampliar o parque de obras no Estado. “A pauta da infraestrutura é uma das saídas para a retomada do crescimento econômico em Minas Gerais. Não nos falta vontade, criatividade e capacidade de dialogar para alavancá-la”, enfatizou.

“Outra coisa que fizemos foi um levantamento do status de cada obra que temos em Minas Gerais, por meio de um Escritório de Projetos, que recriamos na Secretaria. Fizemos um trabalho de montar uma priorização destas obras, dado o cenário que temos hoje. Agora, já temos condições de entender qual o volume de investimentos demandado, entre outras informações que não tínhamos com clareza”, destacou o secretário.

Na sequência, os subsecretários apresentaram o trabalho desenvolvido por cada subsecretaria da Setop nos primeiros 100 dias de gestão.

O diretor-geral do DEER/MG, Fabrício Sampaio, falou brevemente sobre a malha rodoviária gerenciada pelo órgão e os desafios.

Ao final do encontro, o presidente do Sicepot-MG, Emir Cadar Filho, agradeceu a presença da equipe da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas e afirmou que o Sindicato apoia os projetos apresentados, como o das concessões. “O que a infraestrutura traz de progresso, emprego, geração de renda, é enorme. Então, eu quero dizer que o trabalho que vocês apresentaram aqui hoje nos traz esperanças, expectativas de que coisas boas virão”, concluiu.

]]>
Notícias Thu, 11 Apr 2019 05:03:38 -0300
Obras no Aeroporto Regional do Vale do Aço são concluídas antes do prazo http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2466-obras-no-aeroporto-regional-do-vale-do-aco-sao-concluidas-antes-do-prazo http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2466-obras-no-aeroporto-regional-do-vale-do-aco-sao-concluidas-antes-do-prazo

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), entregou nesta segunda-feira (8/4) as obras no Aeroporto Regional do Vale do Aço. As intervenções foram finalizadas antes do prazo e a Azul Linhas Aéreas já vistoriou a pista de pousos e decolagens para, em breve, voltar a operar voos no local.

As obras de reparo foram iniciadas no dia 19/3 e a empresa possuía, por contrato, 30 dias corridos para conclusão. No dia 29/3, foram finalizados os serviços de fresagem de segmentos da pista, com substituição do material de base e reposição da capa asfáltica. Nos pontos mais críticos, foram feitos procedimentos profundos para recompor a base, a sub-base e reforçar a estrutura.

Na sequência, foi feita limpeza da pista para execução dos serviços de sinalização horizontal - tanto na pista quanto na área de estacionamento de aeronaves-, concluídos no sábado (6/4). Com a finalização das obras, a Azul Linhas Aéreas, empresa que opera no local, planeja antecipar o retorno da operação, anteriormente agendado para o dia 2 de maio.

“As melhorias foram concluídas com êxito, atendendo aos requisitos técnicos. A resolução rápida do problema é uma ótima notícia, já que o aeroporto tem grande importância para o desenvolvimento regional do Vale do Aço”, destaca o subsecretário de Regulação de Transportes da Setop, Diogo Prosdocimi.

No dia 2 de abril, em vistoria no local, com participação de representantes da Setop, da Azul e da SOCICAM, administradora do aeroporto, além de representante da EMPAV - Empreendimentos e Pavimentação Ltda, executora da obra, foi produzido relatório sobre as condições operacionais da pista, a ser analisado pela ANAC para liberação definitiva do aeroporto.

Histórico
Em 15 de fevereiro, a Azul Linhas Aéreas decidiu pela paralisação das atividades no aeroporto, em função das más condições operacionais da pista. Tão logo foi comunicada, a Setop tomou providências imediatas, incluindo visitas técnicas ao sítio aeroportuário e o diálogo constante com a Azul, o Ministério Público, a administradora do aeroporto e lideranças locais.

Importante ressaltar que esse pleito, por melhorias na pista, vinha sendo feito desde 2016, sem que soluções definitivas tivessem sido apresentadas por governos anteriores.

No dia 26/2, a Secretaria, por meio do DEER/MG, já havia publicado edital para que as empresas interessadas apresentassem proposta, em licitação na modalidade Carta Convite. A vencedora da licitação foi anunciada no dia 8/3, e as obras iniciadas no dia 19/3.

Após a realização destas obras emergenciais, o aeroporto contará com outro importante ganho: em mais um esforço empreendido pelo Governo de Minas Gerais, foi feita parceria com o Governo Federal para a recuperação definitiva da pista, por meio de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) – no valor de R$12,5 milhões. O anúncio foi feito no dia 20/2 pelo governador Romeu Zema, pelo secretário Marco Aurélio Barcelos e pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

]]>
Notícias Mon, 08 Apr 2019 10:43:37 -0300
Nova metodologia promete melhorar a qualidade das obras públicas no Estado http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2465-nova-metodologia-promete-melhorar-a-qualidade-das-obras-publicas-no-estado http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2465-nova-metodologia-promete-melhorar-a-qualidade-das-obras-publicas-no-estado

Uma videoconferência reuniu na tarde dessa quinta-feira, 4/4, servidores da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) para a troca de experiências com servidores da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) sobre a metodologia Building Information Modeling – BIM, ou Modelagem de Informação da Construção, em tradução para o Português. O encontro faz parte do processo de implantação do BIM pelo Estado de Minas Gerais.

A metodologia BIM reúne um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, durante todo o seu ciclo de vida. Numa comparação simples, os profissionais que utilizam esta metodologia conseguem acompanhar todo o processo de uma obra por meio virtual, inclusive com maquetes realistas, permitindo um gerenciamento mais preciso, o que contribui, por sua vez, para a melhoria técnica da qualidade de projetos e obras.

Durante a conferência, as servidoras da SEIL Lorreine dos Santos Vaccari e Lucimara Ferreira de Lima apresentaram um panorama da utilização do BIM no Estado do Paraná, um dos pioneiros no uso da metodologia. Elas também orientaram a equipe da Setop e do DEER/MG em relação aos primeiros passos a serem dados e na definição do objetivo a ser alcançado.

"A Secretaria, por meio da Superintendência da Coordenação Técnica (SCT), e o DEER/MG entendem quão fundamental é sua participação na difusão desta inovação, para promover obras públicas mais sustentáveis, com menores custos e maior qualidade para a sua população”, destaca o superintendente de Coordenação Técnica da Setop, Matheus Guimarães Novais.

BIM em Minas
O Termo de Abertura do Projeto de Implantação do Building Information Modeling – BIM foi assinado no dia 14 de março pelo Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, e pelo Diretor-Geral do DEER/MG, Fabrício Torres Sampaio. Este foi o primeiro passo para a sistematização das atividades técnicas, redução de custos e melhoria da qualidade dos empreendimentos públicos executados pelo Estado de Minas Gerais.

No dia 28 de março, durante reunião da Câmara da Indústria da Construção (CIC), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o servidor Rodrigo Colares (Setop) e os representantes do DEER/MG Luís Guilherme Chaves e Vitor Calixto, gerente do projeto, apresentaram as metas que o Estado pretende alcançar em 2021, 2024 e 2028.

A partir do encontro, o vice-presidente da FIEMG, Teodomiro Diniz Camargos, solicitou a criação de uma secretaria que envolverá representantes do terceiro setor e do Sistema de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (SISTOP), com a finalidade de alinhar as estratégias de Estado às condições de mercado, realizando parcerias que permitam a adoção da metodologia com maior efetividade, tanto por instituições públicas quanto privadas.

Para 2021, seguindo as diretrizes do Decreto Federal nº 9.377 de 17 de maio de 2018, a Setop e o DEER/MG pretendem instituir a elaboração de modelos no formato BIM em obras que englobem as disciplinas de estrutura, hidráulica, AVAC e elétrica na detecção de interferências, na extração de quantitativos, na geração de documentação gráfica e no âmbito da infraestrutura rodoviária.

O conceito BIM representará um importante progresso para a engenharia e para a arquitetura em Minas Gerais, assim como a introdução de desenhos de plantas assistidos por computadores representou grande avanço para esses setores na década de 1990.

]]>
Notícias Fri, 05 Apr 2019 07:51:54 -0300
Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas e diretor-geral do DEER visitam Norte de Minas http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2464-secretario-de-estado-de-transportes-e-obras-publicas-e-diretor-geral-do-deer-visitam-norte-de-minas http://200.198.42.171/sobre/institucional/quem-e-quem/stories/2464-secretario-de-estado-de-transportes-e-obras-publicas-e-diretor-geral-do-deer-visitam-norte-de-minas

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, esteve, nesta segunda e terça-feira (25 e 26/3), em Montes Claros, no Norte de Minas, onde cumpriu agendas juntamente com o diretor-geral do DEER/MG, Fabrício Sampaio, o subsecretário de Regulação de Transportes da Setop, Diogo Prosdocimi, e o superintendente de Infraestrutura de Transportes, Felipe Melo Rocha.

Na segunda-feira pela manhã, Barcelos participou da entrega das obras de recapeamento da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Mário Ribeiro, em Montes Claros. A cerimônia contou com a presença do secretário de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Saggioro Glanzmann, e da presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Martha Seillier.

Durante o evento, foi detalhado ainda o projeto para ampliação do terminal de passageiros do aeroporto, que passará a atender mais de 1,5 milhão de passageiros por ano. “Essa obra que estamos entregando trará melhorias para operação do aeroporto. Em seguida, vamos iniciar as obras do novo terminal, que dará mais conforto aos passageiros”, disse Glanzmann. O projeto executivo das obras está sendo desenvolvido pela estatal e o edital deve ser publicado ainda neste semestre.

Foto: Infraero/Divulgação

Na sequência, o secretário e os demais representantes da secretaria seguiram para outras agendas: ainda na segunda-feira, reuniram-se com lideranças locais do Norte de Minas para conversar sobre as demandas da região e os projetos da Setop para esta gestão. Estiveram presentes no encontro os deputados estaduais Carlos Pimenta (PDT) e Leninha (PT), o secretário-executivo da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), Ronaldo Dias, entre outros.

“Sabemos que é importante estabelecermos um diálogo com as pessoas daqui, que sabem das reais demandas: queremos ouvi-los e também apresentar nossas propostas, que, neste cenário de escassez que estamos vivendo em Minas Gerais, dependerão de muita criatividade e vontade de fazer”, afirmou Barcelos.

Já na terça-feira (26/3), o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas percorreu a BR-135, que foi concessionada no governo passado e começará a operação de cobrança de pedágio na próxima segunda-feira (1/4). Barcelos participou da vistoria, junto às equipes técnicas da Setop, para verificar se os trabalhos iniciais previstos em contrato para o período de nove meses (desde a assinatura do contrato, em junho de 2018, até agora) foram realizados.

Foram vistoriados desde bases operacionais, condições de asfalto, serviços disponibilizados ao usuário - como ambulâncias e guinchos -, até o Centro de Controle Operacional (CCO), que utiliza câmeras para monitorar, 24 horas por dia, as condições das rodovias administradas.

A equipe da Setop percorreu toda a extensão da concessão, que totaliza quase 364 quilômetros.

Outras entregas

No total, 136 quilômetros da BR-135 serão duplicados, entre Montes Claros e Bocaiúva, e entre as cidades de Corinto e Curvelo. Também serão construídos sete viadutos ao longo da malha viária. Os investimentos previstos estão na ordem de R$ 577 milhões, nos cinco primeiros anos.

Para ampliar a capacidade de tráfego do trecho, também estão previstos em contrato a construção do Contorno de Cordisburgo, a implantação de 110 quilômetros de faixas adicionais na BR-135, entre Bocaiúva e Corinto, mais de 80 quilômetros de acostamentos na LMG-754, entre Curvelo e Cordisburgo, vias marginais, retornos, passarelas para pedestres, paradas de ônibus e melhorias em acessos.

]]>
Notícias Wed, 27 Mar 2019 06:30:34 -0300