Com objetivo de agilizar e melhorar o compartilhamento de informações do transporte intermunicipal no Vale do Aço, a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) celebraram um termo de cooperação para elaborar estudos e diagnósticos sobre o atual transporte realizado na região e no colar metropolitano.

Para o assessor técnico especializado de Mobilidade Urbana da ARMVA, Luiz Carlos Alves, a autarquia terá muitos benefícios com o acordo firmado. “Iremos agilizar ainda mais os estudos em andamento, já que teremos acesso direto aos sistemas e às informações da Seinfra”, afirma.

Além disso, outra vantagem é o aumento da participação do Vale do Aço no Plano Estratégico Ferroviário e no Plano Estratégico de Logística e Transporte, geridos pela secretaria. “A região terá mais representatividade e a agência vai acompanhar de perto todas as ações dos dois projetos”, explica Alves.

O termo de cooperação também vai ajudar os municípios da região a acessarem informações técnicas e melhorar a tomada de decisões, como destaca o diretor-geral da ARMVA, João Luiz Teixeira Andrade. “A interdependência e o trânsito de pessoas nos municípios da nossa região são muito frequentes e os dados podem impulsionar essa dinâmica”, lembra.