O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) autorizou, nesta quarta-feira (11/3), o início das obras de pavimentação da ligação asfáltica entre o Parque Inhotim e o entroncamento da MG-040, contornando o município de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). As intervenções haviam sido anunciadas pelo governador Romeu Zema em 2019.

A obra contempla a pavimentação de 3,55 km, além da construção de ponte sobre o Rio Paraopeba e travessia sobre a Ferrovia MRS, com 239 metros de extensão e acesso ao Hospital Municipal/UPA. Os investimentos são da ordem de R$ 50 milhões, valor que envolve obras, desapropriações e edificações de viadutos e ponte. O prazo previsto para conclusão das intervenções é de 18 meses, a contar do início dos serviços.

O diretor de Construção de Obras Rodoviárias do DER-MG, Marcos Frade, explica que o novo acesso pavimentado vai possibilitar a conexão da MG-040 com o Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo e sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil.

“Essa é uma demanda antiga dos moradores da cidade, porque vai desafogar o trânsito da área central e, para além disso, incrementar a atividade turística do município, contribuindo para o desenvolvimento da economia local”, afirma Frade.

Além dos turistas e dos moradores de Brumadinho, também serão beneficiadas as populações dos municípios de Mário Campos, Ibirité, Sarzedo, Bonfim e Rio Manso.