Nesta sexta-feira (3/5), o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, esteve com o diretor-geral do DEER/MG, Fabrício Sampaio, em agendas em Ipatinga, no Vale do Aço. 

Pela manhã, eles foram conferir o resultado das obras de reparo da pista do Aeroporto Regional do Vale do Aço, entregues no dia 6 de abril. As intervenções foram viabilizadas pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), e foram finalizadas antes do prazo.

“Essa primeira obra foi importante para a retomada mais rápida dos voos no aeroporto, mas nossa expectativa é que, em breve, possamos comemorar a recuperação definitiva da pista”, afirmou Barcelos. Isso porque, em mais um esforço empreendido pelo Governo de Minas Gerais, foi feita parceria com o Governo Federal para a obra definitiva, por meio de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) – no valor de R$12,5 milhões. O anúncio foi feito no dia 20/2 pelo governador Romeu Zema, pelo secretário Marco Aurélio Barcelos e pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e as tratativas para viabilização dos recursos estão em andamento.

Após visita à pista do aeroporto, o secretário e o diretor-geral do DEER seguiram para o Parque Estadual do Rio Doce. No trajeto, pararam para verificar as obras da LMG-760, paralisadas em novembro de 2018, pelo governo passado. “A estrada é uma demanda antiga da região e vamos avaliar todas as alternativas possíveis para esta obra”, destacou Barcelos.

No atual cenário de escassez financeira do Estado, a Setop aguarda a disponibilização de recursos para retomada das obras em Minas Gerais, que deverão seguir uma escala de priorização montada junto às secretarias.

Já no município de Marliéria, onde está o parque, eles foram acompanhados pelo gerente Vinícius de Assis Moreira, que apresentou a infraestrutura turística do equipamento, que abriga a maior floresta tropical de Minas Gerais, e seus principais atrativos. Vale lembrar que o Parque Estadual do Rio Doce está entre as 20 Unidades de Conservação (UCs) avaliadas como potenciais para concessão no PARC - Programa de Concessão de Parques Estaduais 2019-2022, lançado pelo Governo do Estado no dia 11 de abril.

O objetivo do programa é promover, com parcerias com o setor privado, a gestão dos serviços prestados aos visitantes, com maior qualidade e especialização. Assim, serão oferecidos nas UCs do estado meios de hospedagem, venda de alimentos e bebidas, atividades de lazer e aventura e venda de souvenires. As medidas garantirão um aumento no número de usuários e incentivo ao turismo.

“Estamos muito animados com o programa do governo estadual. É uma iniciativa muito positiva, temos que valorizar os nossos ativos e toda a riqueza que temos aqui”, afirmou Vinícius Moreira.

Agenda de Convergência
Para fechar a agenda no Vale do Aço, foi realizado, no fim da tarde, encontro com membros da Agenda de Convergência na Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) Regional Vale do Aço. No encontro, o presidente da FIEMG no Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, destacou e agradeceu a presença do secretário e do diretor-geral do DEER/MG. “Tivemos conversas importantes hoje, e saímos com a tarefa de levantar as prioridades da região para unirmos esforços com o Governo. A FIEMG vai ajudar no que for preciso”, afirmou.

O secretário da Setop, Marco Aurélio Barcelos, falou sobre as obras prioritárias na região e a missão de estudar alternativas para retomadas. “Temos o dever de casa de fazer os cálculos de todas as possibilidades existentes, para tentar trazer alguma resposta. Entendemos, enxergamos a importância e saímos daqui com mais energia ainda para buscar soluções”, ressaltou.

Presenças
Estiveram presentes nas agendas os deputados federais Enéias Reis e Hercílio Diniz, os deputados estaduais Rosângela Reis e Celinho Sintrocel, o presidente da FIEMG Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, a prefeita de Santana do Paraíso, Luzia de Melo, o prefeito de Marliéria, Geraldo Magela de Castro (Lalado), além de outros prefeitos e lideranças da região.