Notícias http://www.infraestrutura.mg.gov.br Wed, 03 Jul 2024 00:30:47 -0300 Joomla! - Open Source Content Management - Version 2.5.14 pt-br Contatos da Seinfra durante período de teletrabalho http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/2628-acesse-aqui-os-principais-contatos-da-seinfra-durante-periodo-de-teletrabalho http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/2628-acesse-aqui-os-principais-contatos-da-seinfra-durante-periodo-de-teletrabalho

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), em atenção às recomendações do Ministério da Saúde e Secretaria do Trabalho em relação ao Coronavírus (Covid-19) e, em obediência ao Decreto Estadual nº 47.886, de 15 de março de 2020, está trabalhando em Regime Especial de Teletrabalho. Listamos, abaixo, alguns dos serviços prestados pela Seinfra e respectivos contatos durante este período:

Solicitações de imprensa:
imprensa@infraestrutura.mg.gov.br

Doação de vigas metálicas, bueiros e mata-burros: 
marcos.marcio@infraestrutura.mg.gov.br

Dúvidas sobre Planilha Preço Seinfra: 
rogerio.valle@deer.mg.gov.br

Prestação de contas convênios de saída: 
dpc@infraestrutura.mg.gov.br 

Celebração de convênios de saída: 
rafael.morais@infraestrutura.mg.gov.br 

Dúvidas e solicitações referentes ao Táxi Especial Metropolitano: 
stm.contratos@infraestrutura.mg.gov.br 

Assuntos relacionados à ferrovias e ao Plano Estratégico Ferroviário: 
ferrovias@infraestrutura.mg.gov.br

Solicitações e dúvidas referentes às obras públicas: 
debora.carmo@infraestrutura.mg.gov.br 

Dúvidas e solicitações referente a Parcerias e Concessões: 
parcerias@infraestrutura.mg.gov.br 

Assuntos relacionados à logística de transportes: 
concessoes@infraestrutura.mg.gov.br

Relações intragovernamentais: 
viviane.santos@infraestrutura.mg.gov.br 

Solicitações referentes ao Transporte Coletivo Intermunicipal e Metropolitano
site: www.deer.mg.gov.br/fale-conosco, e-mail: atendimento@der.mg.gov.br ou aplicativo MGApp / SEI-MG para empresas

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Notícias Wed, 23 Dec 2020 05:04:54 -0200
Projeto de concessão na APA Estadual Parque Fernão Dias será apresentado a investidores http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3494-projeto-de-concessao-na-apa-estadual-parque-fernao-dias-sera-apresentado-a-investidores http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3494-projeto-de-concessao-na-apa-estadual-parque-fernao-dias-sera-apresentado-a-investidores


O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), realiza, até o dia 9/7 (terça-feira), encontro no formato roadshow para investidores interessados no projeto de concessão dos serviços de visitação da APA Estadual Parque Fernão Dias, Unidade de Conservação situada em Betim e Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A APA é a área de conservação estadual mais visitada em Minas, tendo recebido, em 2023, mais de 150 mil pessoas.

As reuniões com potenciais investidores têm como objetivo divulgar e incentivar a participação de interessados no processo de concessão. Nos encontros, serão apresentadas as premissas, metodologias e opções de modelagem utilizadas na estruturação do projeto. Os eventuais interessados poderão encaminhar avaliações, levantamentos e estudos relativos à concessão, contribuindo com o processo de consulta pública vigente.

Os encontros serão realizados por meio de videoconferência, mediante solicitação realizada no e-mail parc@meioambiente.mg.gov.br, conforme disposto no regulamento do roadshow.

Consulta e audiência pública

A consulta pública do projeto de concessão segue aberta até o dia 19/7. Nesse período, estarão disponíveis os documentos do projeto, incluindo minutas de edital de licitação, contrato e anexos.

É possível solicitar esclarecimentos ou enviar considerações relativas ao projeto neste link:https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=fK7T5Tib3kigh_ZzSih1dM6k07wkqkVCl9VuXvbSeTJUQzRMUUlQNzNQUkhTU0RaNFYyNlpHSEpNUy4u

A audiência pública será realizada no dia 4/7, às 15h, na sala Multimeios da PUC Contagem, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube Meio Ambiente. (https://www.youtube.com/@MeioAmbienteMinasGerais)

Durante o processo, todas as contribuições recebidas serão analisadas e respondidas pelo IEF. Aquelas que forem acatadas serão incorporadas ao projeto e as que não forem serão devidamente justificadas. O relatório da consulta e da audiência pública será, posteriormente, publicado no site do órgão estadual.

Projeto de concessão

O projeto de Concessão de Uso da APA tem como objetivo a realização de investimentos, conservação, operação, manutenção e exploração econômica das atividades de lazer e entretenimento, conforme especificações e condições constantes da Minuta do Edital de Concorrência e anexos.

A expectativa é a de que sejam investidos cerca de R$13 milhões ao longo dos 30 anos de vigência do contrato. Espera-se, também, aumento no número de visitantes, trazendo benefícios como a geração de aproximadamente 625 empregos indiretos. O projeto prevê ainda que 3% da receita bruta da concessionária seja direcionada para apoio a projetos de relevância socioambiental para a APA e seu entorno.

Entre as melhorias prioritárias, destacam-se a revisão geral de todas as instalações, ampliação das estruturas e acessibilidade. Ao concessionário, será permitida a exploração de receitas com serviços de alimentação, comércio, aluguel de equipamentos esportivos, publicidade e eventos. Não será permitida a cobrança de ingressos para acesso dos visitantes à APA.

A Unidade de Conservação foi reaberta à visitação em 2021, com o apoio da Prefeitura Municipal de Contagem, que possui Termo de Cooperação com o IEF para gestão compartilhada da unidade. O local possui forte vínculo afetivo com a população do entorno que, desde a década de 1980, utiliza a região como área de lazer e para práticas esportivas.

A APA Estadual Parque Fernão Dias integra o Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc), do Governo de Minas, lançado em 2019, que tem como meta firmar parcerias e concessões em 15 Unidades de Conservação Estaduais. Os estudos de viabilidade de concessão foram realizados pelo Consórcio Parques Estaduais de Minas Gerais, contratado pelo IEF com recursos advindos do Termo de Medidas de Reparação pelos danos causados pelo rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho.

O projeto conta com apoio do Instituto Semeia, da Seinfra, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

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Notícias Tue, 02 Jul 2024 05:53:06 -0300
Seinfra presta contas de projetos de infraestrutura do estado no Assembleia Fiscaliza http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3493-seinfra-presta-contas-de-projetos-de-infraestrutura-do-estado-no-assembleia-fiscaliza http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3493-seinfra-presta-contas-de-projetos-de-infraestrutura-do-estado-no-assembleia-fiscaliza


A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) prestou contas aos parlamentares mineiros, na manhã desta sexta-feira (28/6), no âmbito do Assembleia Fiscaliza, iniciativa desenvolvida pelo poder legislativo mineiro para acompanhar as ações executadas pelo poder executivo. Durante o encontro, também foram apresentados os projetos em andamento de obras de infraestrutura, rodoviárias, transporte e mobilidade, e de concessões e parcerias.

Na abertura da reunião, o Secretário de Infraestrutura Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, fez um balanço das principais ações desenvolvidas pela Seinfra e destacou a importância da pasta para o desenvolvimento do estado.

“Nós temos crescido, desde o início da gestão, mais do que a média nacional, atraindo mais de R$ 430 bilhões de investimentos nesse período, cerca de 1/4 desses investimentos para infraestrutura. E infraestrutura é base para trazer mais desenvolvimento econômico e social. Então, esse é o tamanho da nossa responsabilidade e do desafio dessa agenda”, reforçou.

Os parlamentares apresentaram dúvidas e questionamentos sobre as mais diversas áreas de infraestrutura como rodovias, edificações, transporte e mobilidade, concessões e parcerias, e convênios.

A reunião também contou com a participação do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), Rodrigo Tavares, subsecretários e equipe técnica da Seinfra.

Destaques
Na apresentação, o secretário destacou números gerais do Provias, maior programa de recuperação de rodovias da última década, que contempla 144 empreendimentos e recursos da ordem de R$4,5 bilhões.

Na área de infraestrutura municipal 192 termos de transferência gratuita de bens foram assinados, 431 convênios publicados e 371 municípios contemplados, somando mais de R$400 milhões em recursos estaduais.

Os avanços nos projetos dos hospitais regionais motivou a participação dos deputados. Com investimentos de R$356 milhões, a expectativa é que todas as unidades sejam entregues até 2026.

Em relação aos projetos estruturantes de mobilidade, o secretário mencionou o estudo da Rede Intermunicipal, reconfiguração da rede metropolitana, revisão dos contratos metropolitanos, revisão dos regulamentos, construção de novos terminais metropolitanos e modernização da frota dos ônibus metropolitanos, que hoje transportam mais de 480 mil passageiros por dia.

Ainda no campo da mobilidade, os parlamentares parabenizaram a iniciativa da Seinfra em suspender, por 90 dias, a Viação Gardênia de operar todos os seus 34 contratos, de linhas de transporte intermunicipal no Sul de Minas. A medida é um desdobramento da Operação Ponto Final, que deflagrou ações de fiscalização em abril e maio para apurar irregularidades na prestação do serviço pela empresa.

As concessões e parcerias também receberam destaque durante a apresentação. São 20 contratos em execução, que somam mais de R$23 bilhões em investimentos. Entre eles, o rodoanel, cujo projeto de licenciamento ambiental está em análise pelos órgãos ambientais, e que deve ter obras iniciadas em 2025.

No transporte sobre trilhos, as discussões foram pautadas pelos avanços do contrato do metrô de BH e na renovação de concessões ferroviárias.

Fotos: Guilherme Bergamini/ALMG

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Notícias Fri, 28 Jun 2024 10:35:33 -0300
Com investimento recorde, Governo do Estado inicia obras de restauração do Instituto de Educação de Minas Gerais http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3492-com-investimento-recorde-governo-do-estado-inicia-obras-de-restauracao-do-instituto-de-educacao-de-minas-gerais http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3492-com-investimento-recorde-governo-do-estado-inicia-obras-de-restauracao-do-instituto-de-educacao-de-minas-gerais

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), emitiu ordem de início para execução das obras de restauração do prédio centenário do Instituto de Educação de Minas Gerais (Iemg), localizado no Centro de Belo Horizonte e tombado pelo patrimônio histórico.

Serão destinados R$ 40 milhões para a execução do projeto, o maior investimento já realizado pelo estado em uma reforma escolar. A expectativa é que as obras sejam concluídas em três anos.

Entre os serviços que serão realizados estão a requalificação física do edifício Kennedy para atender às necessidades escolares, a reforma completa do telhado, a adequação do espaço físico escolar às normas de acessibilidade e a execução do sistema de combate a incêndio e pânico conforme projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros.

O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, explica que a reforma de prédios históricos envolve grandes desafios.

“Existem vários materiais icônicos, itens que não estão mais disponíveis no mercado. Então, tentamos ao máximo dar funcionalidade e adequar a obra à realidade atual, mantendo também os elementos pré-existentes”, afirma.

Além de manter a identidade do edifício, que terá suas características originais preservadas e a recuperação de elementos artísticos, a comunidade escolar ganhará uma quadra poliesportiva coberta.

Com um projeto inovador marcado por arquitetura exclusiva, o novo espaço irá proporcionar mais conforto aos estudantes durante a prática de atividades esportivas.

Em 2023, os projetos de restauração do Iemg estavam em vias de conclusão, mas precisaram ser revistos após um incêndio atingir o local. As equipes avaliaram o grau de deterioração das estruturas, o que acabou interferindo no prazo planejado para a obra.

Para a diretora da instituição, Alexandra Morais, é o sonho de toda a comunidade escolar ver o prédio revitalizado. “Inaugurado em 1906, o Iemg é um ícone da educação mineira. As primeiras professoras do estado de Minas Gerais se formaram aqui. É um quarteirão inteiro dedicado à educação. Um espaço maravilhoso, onde tanta coisa boa já aconteceu e tenho certeza de que ainda vai acontecer”, destaca.

As intervenções serão feitas em duas etapas para garantir que a escola continue a ser utilizada durante o período. A princípio, o prédio tombado será desocupado, enquanto o outro acomodará estudantes e servidores.

“Colocar um equipamento público em ótimo estado, pronto para receber a comunidade, certamente tem um efeito em cascata de melhoria e valorização em todo o entorno. Além disso, iremos proporcionar melhores condições para os estudantes dessa escola que, por ser central, recebe alunos de diversas regiões e condições socioeconômicas. Estamos oferecendo o que há de melhor para a população de Belo Horizonte e de Minas Gerais, e também criando um marco de engenharia e arquitetura”, destaca o secretário Pedro Bruno.

Comunidade escolar

O Iemg atualmente atende cerca de 1,7 mil estudantes distribuídos entre ensino fundamental, médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), e o curso técnico de Enfermagem.

Dentre estes, aproximadamente 850 estudantes do ensino médio estão temporariamente acomodados em um prédio alugado, até a conclusão das obras de melhoria nas instalações. A unidade de ensino conta com uma equipe de 270 servidores dedicados.

"Nosso compromisso é proporcionar um ambiente educacional seguro e de qualidade para nossos estudantes e servidores. As intervenções e melhorias no edifício histórico, parte integrante da história da Educação na capital mineira, são fundamentais para garantir isso, e estamos investindo significativamente para que as instalações perdurem por muitas gerações", declarou o secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga.

Além disso, o prédio anexo do Iemg, que atualmente abriga os estudantes do ensino fundamental, tem recebido intervenções estruturais significativas.

Desde 2019, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) investiu mais de R$ 1,5 milhão em reformas em várias partes da unidade, melhorias no telhado, reparos na parte elétrica e na quadra escolar, além de outras medidas de manutenção e modernização.

Consulta pública

No último ano, o Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Infraestrutura e de Educação, abriu uma consulta pública para coletar críticas e sugestões de empresas de engenharia em relação aos projetos, planilha de serviços, termo de referência e cronograma físico, integrantes da futura licitação das obras de reforma e restauração dos prédios do Iemg.

Com a participação de diversas empresas, a medida foi positiva e contribuiu para o planejamento da obra, otimizando o processo licitatório e, consequentemente, a execução da intervenção.

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Notícias Fri, 28 Jun 2024 06:38:56 -0300
Tarifa do metrô da RMBH será atualizada a partir de 1º de julho http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3490-tarifa-do-metro-da-rmbh-sera-atualizada-a-partir-de-1-de-julho http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3490-tarifa-do-metro-da-rmbh-sera-atualizada-a-partir-de-1-de-julho

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), informa que está autorizado o reajuste de preço da tarifa do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Metrô BH) de R$5,30 para R$5,50 a partir de 1º de julho. A atualização do valor está prevista no contrato de concessão e corresponde à inflação do período entre março de 2023 e março de 2024.

Com a concessão, assinada em março de 2023, diversas melhorias estão sendo realizadas na infraestrutura do metrô, a começar pela modernização e expansão da linha 1 e a implantação da linha 2.

O investimento previsto é de R$3,7 bilhões ao longo de toda concessão.

Investimentos realizados

Até o momento, já foram feitas melhorias em serviços prestados aos mais de 85 mil passageiros transportados todos os dias, como reformas de estações, implantação de internet Wi-fi nos trens e estações e sistema de bilhetagem digital.

Ainda estão planejadas diversas atualizações tecnológicas de sistemas, como os de controle e segurança dos trens, o que trará mais conforto, acessibilidade, segurança e regularidade nas viagens.

O projeto de revitalização das 19 estações da Linha 1 já está em andamento e as obras começaram em dezembro de 2023. A primeira estação a receber intervenções foi a Lagoinha, além do Pátio de Manutenção São Gabriel.

Além disso, 10 estações serão reformadas até 2025, são elas: Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho.

Outras nove estações serão revitalizadas até 2026, são elas: Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar. Também em 2026 a nova estação da linha 1, Novo Eldorado, será implantada.

Até 2029, a expectativa é que as estações da Linha 2 estejam em operação.

Atendimento ao usuário

Ligação e Whatsapp: 0800 723 1456
E-mail: falemetrobh@metrobh.com.br
Site: https://www.metrobh.com.br/fale-com-a-gente/

O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

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Notícias Thu, 27 Jun 2024 07:58:42 -0300
Expresso Gardênia é suspensa de operar todos os seus contratos por 90 dias http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3489-expresso-gardenia-e-suspensa-de-operar-todos-os-seus-contratos-por-90-dias http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3489-expresso-gardenia-e-suspensa-de-operar-todos-os-seus-contratos-por-90-dias

 
A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias publicou, nesta quinta-feira (27/06), resolução que suspende a Viação Gardênia de operar todos os seus 34 contratos por 90 dias. A medida é um desdobramento da Operação Ponto Final, que deflagrou ações de fiscalização em abril e maio para apurar irregularidades na prestação do serviço de transporte intermunicipal pela empresa.

Durante as abordagens, fiscais da Seinfra e do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) retiraram de circulação 34 veículos em decorrência de problemas mecânicos, irregularidades em itens de segurança e documentação, além de descumprimento do quadro de horários.

A Seinfra abriu um processo administrativo para apurar as infrações, aplicar as sanções e garantir a ampla defesa da empresa, conforme Decreto 44.603/07, que regulamenta o serviço de transporte coletivo intermunicipal e metropolitano em Minas Gerais. Coube à empresa sanar os problemas identificados na frota e reapresentar os veículos para nova vistoria. No entanto, a Expresso Gardênia não se manifestou dentro do prazo estabelecido.

Diante da inércia da empresa, foi declarada a intervenção  em todos os seus contratos, para a Expresso Gardênia solucione as irregularidades e comprove capacidade operacional e financeira.

Durante o período da intervenção, outras empresas cumprirão os itinerários sendo remuneradas pela operação das linhas e comercialização das passagens.

Caso as irregularidades não sejam sanadas neste período, e a Expresso Gardênia não obtenha êxito em comprovar a sua capacidade operacional e econômico-financeira, poderá ser aplicada penalidade de rescisão dos contratos. Neste caso, será aberto um processo licitatório para contratação de nova empresa para operar as linhas.

Linhas sob nova operação

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Notícias Thu, 27 Jun 2024 05:54:19 -0300
Melhorias na segurança viária de rodovias no vetor norte da RMBH evoluem e atingem mais de 30% de obras concluídas http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3487-melhorias-na-seguranca-viaria-de-rodovias-no-vetor-norte-da-rmbh-evoluem-e-atingem-mais-de-30-de-obras-concluidas http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3487-melhorias-na-seguranca-viaria-de-rodovias-no-vetor-norte-da-rmbh-evoluem-e-atingem-mais-de-30-de-obras-concluidas

Aproximadamente 1/3 das melhorias na segurança viária previstas para as rodovias MG-010, LMG-800 e MG-424 já foram finalizadas. A informação é do balanço divulgado, nesta terça-feira (25/6), pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), responsável pela condução das obras no vetor norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A revitalização da sinalização e dos dispositivos de segurança viária contemplam mais de 42 km de vias. Fazem parte do pacote, a MG-010, entre o trevo da Vilarinho ao trevo de Lagoa Santa, com 18,10 km; a LMG-800, acesso para Lagoa Santa, com 4,24 km e em 20 km da MG-424, trecho entre o entroncamento da MG-010 até Pedro Leopoldo.

Programação da semana

DER-MG reforça as orientações aos usuários que utilizam as rodovias. Diversos trechos estão em obras com a presença constante de colaboradores nas vias, o que exige redução de velocidade e atenção redobrada dos motoristas.

Em função dos trabalhos, haverá a necessidade de interdição de uma das faixas de tráfego para execução das melhorias. Diante disso, os motoristas que circulam pela via devem ficar atentos para a possibilidade de retenção no tráfego. Para quem se dirige ao aeroporto, em Confins, a orientação é sair um pouco mais cedo de casa.

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Notícias Tue, 25 Jun 2024 10:43:11 -0300
Investimentos do Governo de Minas em infraestrutura viária somam mais de R$ 300 milhões na Zona da Mata http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3491-investimentos-do-governo-de-minas-em-infraestrutura-viaria-somam-mais-de-r-300-milhoes-na-zona-da-mata http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3491-investimentos-do-governo-de-minas-em-infraestrutura-viaria-somam-mais-de-r-300-milhoes-na-zona-da-mata

O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), está investindo R$ 336 milhões em obras de infraestrutura rodoviária na Zona da Mata.

Os recursos são destinados à recuperação e pavimentação de 430 quilômetros de rodovias, inseridas no conjunto do Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década.

Os serviços executados nas estradas mineiras têm proporcionado mais segurança, conforto e mobilidade para a população, que já percebe as mudanças provocadas pelo volume de investimentos.

É o caso de Paulo Carvalho, que conhece bem a Zona da Mata, principalmente as rodovias da região na área de influência de Ponte Nova, onde mora. Engajado em trabalhos sociais há mais de 40 anos, Paulinho, como é conhecido, também, é voluntário nas ações de defesa civil. Em função da sua atuação dinâmica, ele está sempre em trânsito e percebe os efeitos do trabalho de recuperação funcional das rodovias por onde trafega.

“Eu rodo muito por aqui e tenho notado uma melhoria constante das rodovias na região. Na MGC-482, por exemplo, que liga Viçosa a Porto Firme, onde tenho propriedade e familiares, trânsito com muita frequência. Neste trecho, a recuperação do pavimento e a sinalização ficaram muito boas e favoreceram, principalmente, o produtor rural que utiliza a rodovia para escoar a sua produção. Além disso, a MGC-482 é uma rota importante para Belo Horizonte. A população agradece muito ao DER-MG e ao Governo de Minas pelas intervenções", ressalta.

Outra rodovia que ele destaca é a MGC-120, entre Ponte Nova e Dom Silvério, segmento que percorre diariamente para levar a esposa ao trabalho em Santa Cruz do Escalvado. “Antes tinha muito buraco e dificuldade para transitar, principalmente no período de chuvas. Eu tenho percebido uma melhora muito importante e constante”, acrescenta.

Realidade similar é percebida em outra ponta da Zona da Mata por Raquel Dias Pasmo, comerciante que atua às margens da MG-111, perto de Manhumirim. Segundo ela, as intervenções na região proporcionaram ganhos significativos.

“Houve melhorias no movimento do comércio, tanto para fornecedores quanto para clientes. Outro fator positivo é a diminuição dos acidentes por causa da situação em que se encontrava a rodovia. Com o recapeamento, muitos acidentes deixaram de acontecer”, destaca.

A percepção de uma nova realidade é notada pelo produtor rural e comerciante de Lajinha, Walter Nunes. “Trânsito por essas estradas todos os dias porque tenho propriedade rural em Durandé e comércio em Lajinha. O Provias é uma ação importante para melhorar a qualidade de vida da população”, afirma.

O agricultor ressalta, ainda, que os benefícios da revitalização do pavimento dos trechos rodoviários vão muito além do aspecto econômico. “Vai dar mais segurança e conforto para quem precisa ir a consultas médicas em Manhuaçu e Muriaé”, exemplifica.

Além do Provias, são realizadas dezenas de obras de manutenção e conservação tanto na rede pavimentada quanto na não pavimentada, que inclui recuperação de pontes e aterros, revitalização de sinalização, podas, capinas, entre outras. 

Obras na região de Juiz de Fora

Por meio da Unidade Regional do DER-MG de Juiz de Fora, o Governo de Minas está realizando uma série de obras de manutenção e conservação da infraestrutura em diversas rodovias estaduais pavimentadas e não pavimentadas.

Passaram por manutenção a MG-126, entre Mar de Espanha e o distrito de Sapucaia, com serviços de patrolamento, encascalhamento e roçada em 26 quilômetros.

Além disso, a AMG-3070 (entre a BR-040 e Santana do Deserto) e a MG-353 (entre Juiz de Fora e Rio Preto), receberam serviços de limpeza de dispositivos de drenagem, desobstrução de bueiros, e tapa-buracos.

As ações na AMG-3070 foram preventivas e têm o objetivo de evitar que novas chuvas estraguem o pavimento e comprometam a circulação na via. A medida foi necessária por conta do histórico recente de invasão das águas das chuvas na pista.

Já as intervenções na LMG-815 e MG-457 são na segurança viária, com a revitalização da pintura das faixas de bordo e central da pista. No total, 60 quilômetros estão recebendo nova sinalização horizontal, além dos serviços rotineiros de limpeza e roçadas.

Atualmente, as equipes do DER-MG se dividem em executar a recuperação de aterro em dois pontos da MG-457, nos kms 39 e 30, em Santa Rita de Jacutinga. O mesmo tipo de serviço é executado no km 23 da MG-454, em Leopoldina. As pontes também têm recebido atenção na região.

Em Belmiro Braga, os serviços são realizados na AMG-3055 e na LMG-870, próximo à Santa Bárbara do Monte Verde.

O DER-MG de Juiz de Fora também realiza a poda de árvores no entorno do aeroporto de Goianá, na MG-353, entre Rio Novo e Juiz de Fora, passando por Goiana e Coronel Pacheco.

Além disso, são executadas obras de manutenção e conservação na MG-353, em Rio Preto, e a revitalização em outro ponto da rodovia no segmento entre Juiz de Fora e Rio Novo,  além da recuperação de erosão na pista com instalação de novo bueiro no km 33 da LMG-874 em Simão Pereira, divisa com o Rio de Janeiro.

Manhumirim

Nos trechos sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais próximos a Manhumirim, sete empreendimentos contemplam a recuperação de mais de 260 quilômetros de rodovias por meio do Provias.

As obras na região, que está perto da divisa com o Espírito Santo, representam um volume de investimento de mais de R$ 100 milhões. Dos sete trechos incluídos no Provias, seis já estão concluídos.

Um exemplo é a MG-265, do entroncamento da BR-482, próximo a Carangola, até o perímetro urbano de Divino, que já conta com cerca de 16 quilômetros recuperados e sinalizados. O mesmo ocorre com as obras nos 29,2 quilômetros da MGC-482, entre Carangola e Fervedouro, concluídas no final de julho do ano passado.

O DER-MG também finalizou, em março de 2023, as obras de recuperação funcional em 82,5 quilômetros da MG-111, de Ipanema a Manhuaçu, e da AMG-2905, do entroncamento da MG-111 até Simonésia.

Além desses trechos, as obras na LMG-834, entre Caiana e Espera Feliz, na MG-111, entre Manhumirim e a MGC-482, foram finalizadas, juntamente ao trecho da MG-441 e MG-108.

Após anos de uma situação precária no tráfego de veículos na MG-108 devido às condições da malha asfáltica, as obras de recuperação funcional chegaram ao trecho Mutum-Lajinha. Os trabalhos executados vão devolver as condições de trafegabilidade e segurança em cerca de 41 quilômetros da rodovia mineira.  As obras serão concluídas até outubro deste ano.

Região de Ubá

A ação do Governo de Minas também permitiu a entrega de muitas outras obras rodoviárias na área de influência da Unidade Regional do DER-MG de Ubá. A população da região vem acompanhando a evolução das melhorias constantes e crescentes com a chegada dos novos investimentos no setor rodoviário.

Exemplo disso são as obras incluídas no Provias, entre as quais a pavimentação da MG-280, entre Paula Cândido e Divinésia, que já apresenta uma evolução de 40% dos serviços concluídos. Esperada há quatro décadas, a pavimentação dos 16 quilômetros entre os dois municípios ganhou um novo impulso com o fim do período chuvoso. A previsão é que as obras sejam finalizadas até final de 2024.

A pavimentação da MG-280, considerada um marco para os moradores da região, recebe um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões.

Após a conclusão da obra, o trecho passa a ser uma rota alternativa entre Viçosa e Ubá e irá beneficiar diretamente vários municípios, entre eles Paula Cândido, Divinésia, Visconde do Rio Branco, Senador Firmino, Rodeiro, Guidoval, Astolfo Dutra, Tocantins, Piraúba e Rio Pomba.

Com a pavimentação, a indústria moveleira e o agronegócio do entorno ganham maior produtividade e capacidade de escoamento.

Ainda no Provias, o DER-MG iniciou, em abril, a recuperação funcional em mais dois trechos de rodovias na região. Na AMG-0520, entre Aracitaba e Oliveira Fortes e na MG-452, entre Paiva e Oliveira Fortes.

Com recursos na ordem de mais de R$ 20 milhões, as obras promovem melhorias para cerca de 5 mil pessoas dos municípios de Aracitaba, Oliveira Fortes e Paiva, e outras 200 mil de forma indireta, considerando a área de influência da rodovia.

Além disso, o trecho da MG-452 faz a conexão entre as BRs 040 (Barbacena) e 116 (Leopoldina), encurtando caminhos e dando mais mobilidade para a região.

As equipes do DER-MG começaram a execução dos serviços de recuperação funcional pela MG-452. Posteriormente, uma nova frente de trabalho será aberta na AMG-0520.

Pelo Provias, foi concluído o contorno de Cataguases, principal via de acesso ao novo terminal rodoviário do município e uma importante conexão com a rodovia MGC-120, trazendo melhores condições de trafegabilidade, segurança para veículos e pedestres, além desafogar o trânsito dentro da cidade.

Estão em execução muitas outras obras, contempladas por outros programas, entre as quais a recuperação de aterro no km 100 da MG-447, entre Cataguases e o entroncamento da MGC-120.

Também estão em execução a recuperação e a reconstrução de duas pontes: uma na MG-133 e outra na MGC-265, entre Rio Pomba/Tabuleiro e Mercês/Rio Pomba, respectivamente.

Foi concluída, recentemente, a recuperação de aterros com a implantação de bueiros celulares e metálicos nas rodovias MGC-356, MGC-265, MG-133 e MG-280.

Há muitas obras para começar na região, seja na manutenção e conservação da malha pavimentada, quanto da não pavimentada, além de novos trechos do Provias, como a recuperação funcional da AMG-0555, entre Presidente Bernardes e Entroncamento com a MGC-482 (Piranga); a LMG-860, entre Guarani e Descoberto, MG-447, entre Miraí a Guiricema; MG-448 do entroncamento da BR-040 ao entroncamento da MGC-265; MGC-265 de Rio Pomba à MG-448/452 e MG-285 entre o trevo da MGC-265 a Dona Euzébia.

Outras obras também devem começar na  MGC-265, encabeçamento de ponte sobre o Rio São Domingos; construção de gabião no km-653, da MGC-120 e recuperação da ponte na MG-448, entre Santa Barbara do Tugúrio ao entroncamento da BR-040. 

Ponte Nova

Na área de influência do município de Ponte Nova, por meio do Provias, o Governo de Minas já concluiu a recuperação da MGC-482, entre Viçosa e Porto Firme, trecho de 29 quilômetros, com investimento da R$ 6,2 milhões.

As melhorias colocaram um ponto final nos transtornos causados pelo pavimento deteriorado. A MGC-482 é fundamental para o escoamento de minério de ferro oriundo do município de Teixeiras e faz a ligação entre Viçosa e Porto Firme e a BR-116, importante corredor viário que integra regiões do país.

Além da MGC-482, o DER-MG concluiu as obras de recuperação do pavimento em mais duas rodovias. Desta vez, as melhorias foram executadas na MGC-120, trecho entre Ponte Nova e Dom Silvério, e na AMG-1760, no segmento entre o entroncamento da MGC-120 e o município de Sem-Peixe.

No total, 49,8 quilômetros foram revitalizados a um custo de R$ 19 milhões, conforme previsto no pacote de obras do Provias. A rodovia MGC-120, que liga Ponte Nova a Dom Silvério, tem grande importância devido ao acesso às cidades de Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Sem-Peixe, Dom Silvério e as comunidades rurais pertencentes a esses municípios, além de ser uma das alternativas para acessar a rodovia federal BR-262 na altura da cidade de João Monlevade.

Já o trecho da AMG-1760 é o único acesso asfaltado à cidade de Sem Peixe, que liga o município à rodovia MGC-120.

As ações na região não se restringem a somente às obras do Provias. A unidade regional do DER-MG em Ponte Nova já iniciou a construção da ponte sobre o Rio Matipó e implantação da intercessão na rodovia LMG-840, trecho entroncamento com a BR-262 (Padre Fialho – Pedra Bonita).  O investimento é de quase R$ 5 milhões.

 

 

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Notícias Mon, 24 Jun 2024 11:07:00 -0300
Seinfra participa de debate público sobre a renovação de concessões ferroviárias http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3485-seinfra-participa-de-debate-publico-sobre-a-renovacao-de-concessoes-ferroviarias http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3485-seinfra-participa-de-debate-publico-sobre-a-renovacao-de-concessoes-ferroviarias
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Os investimentos a serem feitos com os recursos de renovações antecipadas das concessões ferroviárias foram debatidos, nesta terça-feira (17/6/24), em reunião realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e contou com a participação Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).
 
O tema tem gerado inúmeras discussões, principalmente porque as concessões renovadas pelo Governo Federal têm grandes trechos em solo mineiro, mas as partes mais vultosas dos recursos foram direcionadas a outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro.
 
Durante o encontro, o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, destacou a importância da junção de recursos e projetos, para viabilizar avanços no setor ferroviário. Ele também citou que Minas Gerais trabalha no desenvolvimento do Plano Estadual de Logística e Transporte (PELT-MG), trabalho técnico voltado a aumentar a eficiência da matriz de transporte do estado, ao apontar a carteira prioritária de projetos.
 
"É fundamental que a gente crie a conta Ferrovias Minas Gerais e que as outorgas, indenizações e multas de todas as concessões ferroviárias federais passem a compor essa conta. Porque aí, com os recursos assegurados e o PELT, trazendo a carteira de projetos, conseguiremos avançar nessa agenda. Parabenizo a Assembleia Legislativa por essa discussão de hoje que vejo como um marco de mobilização dos mineiros em prol das ferrovias”, ressaltou.
 
Malha

 

O Estado de Minas Gerais é atendido por cerca de 5 mil quilômetros, o que corresponde à 16,3% de toda rede nacional de ferrovias. O estado se encontra em uma posição estratégica para o escoamento da produção de grãos e minérios, com ligação aos maiores complexos portuários do país.
 
A malha ferroviária operacional em Minas Gerais está concedida para 3 operadoras: Ferrovia Centro Atlântica – FCA, Estrada de Ferro Vitória Minas – EFMV e MRS Logística.
 
No caso da MRS Logística S.A., a renovação da concessão da malha foi antecipada e o contrato de 30 anos firmado em 2022 com o governo federal.
 
Para a renovação, foram previstas obrigações para a empresa investir em obras de infraestrutura de transporte, ferroviário e rodoviário.
 
Apesar de 50% da malha da MRS estar em Minas Gerais, um levantamento realizado pela ALMG aponta que São Paulo, estado com apenas 25% da malha, é que vai receber a maior parte (81,5%) dos investimentos.
 
PELT

 

O Governo de Minas, por meio da Seinfra e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), está desenvolvendo o Plano Estadual de Logística e Transportes - PELT-MG. Esse plano possui como objetivo o estudo técnico e de longo prazo da logística e dos transportes nas infraestruturas do Estado, de forma a traçar uma carteira de projetos e investimentos recomendada para maximizar os impactos sociais e econômicas para os mineiros.
O PELT-MG também revisita e atualiza o Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF), assim como analisa as novas solicitações de ferrovias privadas que foram alvo de autorização pelo Poder Público Federal, após a Lei das Autorizações Ferroviárias.
 
Para a elaboração do documento, estão sendo realizados encontros técnicos em várias cidades de Minas Gerais, para a coleta e avaliação de propostas. A previsão de conclusão do PELT-MG é no segundo semestre de 2025.

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Notícias Wed, 19 Jun 2024 11:29:02 -0300
Mineirão completa 500 jogos pós-reforma nesta quarta-feira (19/6) http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3486-mineirao-completa-500-jogos-pos-reforma-nesta-quarta-feira-19-6 http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3486-mineirao-completa-500-jogos-pos-reforma-nesta-quarta-feira-19-6

Um dos espaços mais simbólicos do futebol brasileiro, o Mineirão, completa, nesta quarta-feira (19/6), 500 jogos desde sua reforma para a Copa do Mundo de 2014. O período, conhecido como Novo Mineirão, marca a fase moderna do maior estádio de Minas Gerais e o quinto maior do país, que é administrado por uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo de Minas Gerais e a Concessionária Minas Arena. O contrato tem vigência de 27 anos.

Desde a celebração da PPP em 2010, o Mineirão passou por uma série de reformas, ampliando e diversificando sua área de utilização para o público, como a esplanada, estacionamentos, espaço para lojas e cobertura do estádio.

Também houve a modernização e revitalização da fachada e estrutura interna, instalação de painéis solares, placares eletrônicos e a reforma das arquibancadas e vestiários.

No período pós-reforma, o estádio recebeu cerca de 12,5 milhões de pessoas, número que supera a população de Portugal. A média de público do Novo Mineirão é de 30 mil torcedores por jogo – descontando as partidas sem público devido à pandemia da covid-19, entre 2020 e 2021. O valor representa quase o dobro do que era registrado antes das intervenções, com 16 mil visitantes por partida. A capacidade atual é de 62 mil pessoas.

Para o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno, a PPP tem apresentado resultados positivos. “A concessão do Mineirão demonstra uma gestão eficiente de recursos, permitindo a manutenção e a modernização do estádio sem sobrecarregar os cofres públicos”, destaca.

Competições

Após a conclusão das obras, o Cruzeiro entrou em campo em praticamente duas a cada três partidas do Gigante da Pampulha.

Já considerando o duelo desta quarta (19/6), pelo Campeonato Brasileiro, a Raposa soma 320 partidas como mandante, incluindo quatro jogos da equipe feminina e três do time sub-20. O Atlético atuou no Mineirão 142 vezes como mandante desde 2013 e o América, três.

Principal casa da seleção brasileira masculina na era dos novos estádios do país, o Mineirão recebeu o Brasil em sete oportunidades, entre Copa das Confederações, Copa do Mundo, Copa América, Eliminatórias e um amistoso. A seleção feminina jogou uma vez, pelos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

As competições internacionais fizeram com que o Gigante recebesse 19 jogos de seleções de outros países, no masculino e no feminino.

O Mineirão, ao mesmo tempo, não esqueceu suas raízes e abriu as portas para outras seis partidas de equipes do interior de Minas, além da decisão da inédita Supercopa Rei de 2024.

Histórico

O Estádio Governador Magalhães Pinto, conhecido como Mineirão, foi inaugurado em 1965. Faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer, tombado como Patrimônio Cultural de Belo Horizonte em 2003, e reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco no ano de 2016.

Com os 500 jogos de sua fase moderna, a casa do futebol mineiro chega a 3.886 partidas realizadas. O número total de gols é de 10.582.

Foto: Renato Cobucci 

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Notícias Wed, 19 Jun 2024 07:46:00 -0300
Obras de drenagem no Morro da Forca, em Ouro Preto, entram na reta final http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3484-obras-de-drenagem-no-morro-da-forca-em-ouro-preto-entram-na-reta-final http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3484-obras-de-drenagem-no-morro-da-forca-em-ouro-preto-entram-na-reta-final


A equipe técnica da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) esteve, nesta segunda-feira (17/6), em Ouro Preto, para acompanhar as obras de drenagem no Morro da Forca. A intervenção vai dar vazão à água pluvial que se acumula no platô do Morro, proporcionando maior estabilidade ao terreno para execução da próxima etapa, que consiste na contenção da encosta.

“Hoje estamos vendo a obra praticamente concluída, com a parte de funcionalidade implementada e que vai ter um impacto fundamental em reter as águas no período de chuva, para evitar qualquer risco à população de Ouro Preto”, destacou o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Nesta primeira etapa, estão sendo investidos mais de R$626 mil reais de recursos do Governo de Minas. Com mais de 93% dos trabalhos concluídos, a previsão é de que os serviços sejam finalizados em julho.

Encosta

O projeto de contenção está sendo elaborado pela Prefeitura. Após sua finalização, o Estado licitará e executará a obra. A Seinfra e o município de Ouro Preto estão trabalhando para a obtenção de recursos junto ao Governo Federal, para financiar a fase seguinte das obras.

“Agora vamos para a terceira etapa, que é justamente a contenção desta encosta, por meio de taludes, de patamares e também com drenagem para que o Morro fique estabilizado. Para isso, começam agora as definições do projeto, já em estudos, e o processo de abertura de licitação da obra”, explica o prefeito Ângelo Oswaldo.

Histórico
Em 13 de janeiro de 2022, a encosta do Morro da Forca passou por um grande deslizamento de terra que destruiu o antigo casarão Baeta Neves, imóvel de grande valor histórico datado do séc. XVII.

Um novo princípio de deslizamento, no dia 07 de janeiro de 2023, fez com que a Defesa Civil interditasse a área. Apesar da pequena movimentação de terra e do desprendimento de um bloco rochoso, a encosta não cedeu, mas as ruas no entorno precisaram ser interditadas.

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Notícias Mon, 17 Jun 2024 14:06:16 -0300
Seinfra e EPR apresentam lote de concessão Vias do Café para municípios do Sul de Minas http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3483-seinfra-e-epr-apresentam-lote-de-concessao-vias-do-cafe-para-municipios-do-sul-de-minas http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3483-seinfra-e-epr-apresentam-lote-de-concessao-vias-do-cafe-para-municipios-do-sul-de-minas


O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), se reuniu, na sexta-feira (14/6), com autoridades dos municípios do Sul de Minas para esclarecer dúvidas sobre o projeto de concessão do lote 3 do programa de concessão do Estado de Minas Gerais, Varginha - Furnas.

As reuniões foram realizadas nas cidades de Varginha e Guaxupé e contaram com a presença do secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, de prefeitos, deputados e vereadores da região, que puderam conversar diretamente com os representantes do estado e da concessionária EPR e conhecer o cronograma de execução dos trabalhos previstos no contrato.

“Este é um espaço de diálogo para poder apresentar o plano de investimentos e, também, uma oportunidade de verificar pessoalmente os benefícios que já estão disponíveis no trecho concessionado”, acrescentou o secretário, Pedro Bruno.

O trecho de concessão Vias do Café abrange as rodovias CMG-491, BR-146, CMG-369, LMG-863, BR-265 e MG-167. São 432,8 quilômetros de extensão, contemplando 22 cidades incluindo São Sebastião do Paraíso, Guaxupé, Muzambinho, Monte Belo, Alfenas, Boa Esperança, Três Pontas, Varginha, Três Corações, entre outras.

A primeira etapa do contrato prevê a retomada das condições de trafegabilidade das vias e realização de melhorias iniciais, proporcionando mais fluidez e segurança aos usuários.

O presidente do Grupo EPR, José Carlos Cassaniga reforçou que desde o início da administração do contrato, já foram investidos mais de R$ 308,2 milhões em melhorias ao longo dos 432,8 km de extensão das seis rodovias sob concessão da EPR Vias do Café. Somente em recuperação de pavimento, foram executados 582 km de micro revestimento e 157 km de fresagem e recomposição.

Nos dois primeiros anos deve ser feita a recuperação, manutenção e conservação das rodovias, a realização de obras de ampliação e melhorias, além de iniciar a prestação de serviços de atendimento aos usuários, como atendimento mecânico e médico pré-hospitalar.

Investimentos
Desde o início da administração do contrato, já foram investidos mais de R$170 milhões em melhorias iniciais ao longo dos 432,8 km de extensão das seis rodovias sob concessão da EPR Vias do Café. Somente em recuperação de pavimento, foram executados 582 km de microrrevestimento e 157 km de fresagem e recomposição.

Ao longo dos 30 anos de administração, estão previstos investimentos em obras de ampliação da capacidade das vias, construção e melhorias dos dispositivos de acesso público, como faixas adicionais, adequações de pontes e viadutos, implantação de rotatórias e retornos, entre outros.

Desconto de Usuário Frequente
Assim como em outros trechos de concessão em Minas Gerais, o lote 3 disponibiliza um mecanismo de descontos para os usuários frequentes (DUF) da rodovia, por meio do qual o condutor paga o valor integral da tarifa somente uma vez por mês. O desconto está disponível para veículos de categoria leve, que possuírem etiqueta eletrônica de passagem em via automática.

O DUF é uma metodologia que possibilita uma redução progressiva no valor da tarifa de pedágio, conforme a regularidade das viagens feitas pelo usuário, e começará a valer no início da operação das praças de pedágio.

Os descontos podem chegar a até 43% no trecho e são contabilizados a partir da segunda passagem pela mesma praça, no mesmo sentido, dentro do mesmo mês. Os valores são distintos em cada uma das praças e estarão válidos a partir do início da operação.

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Notícias Mon, 17 Jun 2024 06:24:58 -0300
Governo de Minas conclui mais duas obras em rodovias no Vale do Rio Doce http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3482-governo-de-minas-conclui-mais-duas-obras-em-rodovias-no-vale-do-rio-doce http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3482-governo-de-minas-conclui-mais-duas-obras-em-rodovias-no-vale-do-rio-doce


O Governo de Minas concluiu a recuperação de mais duas rodovias no Vale do Rio Doce. São 25,4 quilômetros na MG-329, trecho Caratinga - Bom Jesus do Galho, e 19,3 quilômetros na LMG-823, entre Inhapim e São Sebastião do Anta. Juntas, as melhorias somam, aproximadamente, 45 quilômetros de extensão e trazem mais qualidade de vida das pessoas, além de impulsionar a economia da região, vocacionada para o plantio de café.

Aguardadas há mais de dez anos pelos mineiros, a recuperação de todo pavimento dos dois segmentos vai permitir o deslocamento mais seguro e confortável para mais de 200 mil pessoas que vivem na região.

Os serviços, sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), focaram na recuperação funcional e estrutural do pavimento, previstos no âmbito do Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década. Iniciadas em maio do ano passado, as intervenções receberam o investimento de R$ 18 milhões.

As duas rodovias integram um percurso rodoviário de escoamento da safra de café da região. Além disso, a MG-329 é uma importante ligação com a BR-116, no município de Caratinga, fazendo a conexão com à BR-262, próximo a Rio Casca, na Zona da Mata.
LMG-823
Provias
Considerado o maior programa de recuperação rodoviária da última década, o Provias, do Governo de Minas, tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas. O programa leva mais segurança e investimentos para o estado.

Dos recursos destinados ao Provias, parte é originado do Acordo Judicial com o objetivo de reparar danos decorrentes do desastre de Brumadinho, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.

O Provias não para de crescer. No lançamento do pacote de obras, há dois anos, eram 99 trechos de rodovias - hoje são 142, das quais 62 estão concluídas, 44 em andamento e 36 a iniciar.  Os investimentos também aumentaram, passando de R$2 bilhões para 4,5 bilhões até o final do programa.

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Notícias Fri, 14 Jun 2024 08:07:52 -0300
Governo de Minas cumpre agendas de trabalho em Brasília reforçando o diálogo com setores políticos http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3481-governador-cumpre-agendas-de-trabalho-em-brasilia-reforcando-o-dialogo-com-setores-politicos http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3481-governador-cumpre-agendas-de-trabalho-em-brasilia-reforcando-o-dialogo-com-setores-politicos

O governador Romeu Zema cumpriu agendas de trabalho em Brasília (DF), nesta terça-feira (11/6). Dentre os compromissos, ele se reuniu com ministro dos Transportes, Renan Filho, participou de uma reunião com deputados federais mineiros e se encontrou com o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain.

Ainda no Distrito Federal, o governador fechou o dia com presença na cerimônia de entrega do 12° Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.

Durante a manhã, o governador se reuniu com o ministro Renan Filho. A reunião contou também com a presença dos secretários de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno, e de Casa Civil (SCC), Marcelo Aro, além de parlamentares federais mineiros e outras autoridades.

“Aproveitamos a reunião para tratar sobre pontos de interesse dos mineiros, como as rodovias federais que passam por Minas e que não estão bem conservadas, principalmente a BR-262, no trecho Belo Horizonte - Triângulo-Mineiro. Falamos também sobre o trecho Belo Horizonte - Governador Valadares, da BR-381, que precisa ser concedido e receber melhorias. E, ainda, a BR-367 que, na parte que compete ao Estado já foi recuperada, mas que ainda precisa de recuperação no trecho federal”, afirmou o governador.

Diálogo

Em Brasília, o governador também se reuniu com deputados federais que representam Minas Gerais no Congresso. O objetivo do encontro foi ampliar o diálogo com os parlamentares.

“É um momento importante para mostrarmos que estamos de portas abertas para ouvir as demandas e mantendo constante diálogo com os deputados, que cumprem um papel muito importante para o estado e para os mineiros”, ressaltou o secretário de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro.

Após a reunião, o governador ainda se encontrou com o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain. O objetivo foi mostrar os potenciais de Minas na geração de empregos e atração de investimentos.

Prefeitura Empreendedora

Finalizando as agendas, o governador participou da entrega do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Criada em 2001, a premiação busca identificar e valorizar as conquistas locais das administrações municipais de todo o Brasil, que contribuem para um cenário nacional mais próspero, inclusivo e resiliente.

Em Minas Gerais, o prêmio já reconheceu 71 iniciativas de 49 cidades, projetos que têm inspirado diversos municípios a evoluírem em suas estratégias de promoção do desenvolvimento econômico e social.

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Notícias Wed, 12 Jun 2024 07:02:16 -0300
Governo de Minas inaugura obras de ampliação na MG-050 em Capitólio, no Sul de Minas http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3480-governo-de-minas-inaugura-obras-de-ampliacao-na-mg-050-em-capitolio-no-sul-de-minas http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3480-governo-de-minas-inaugura-obras-de-ampliacao-na-mg-050-em-capitolio-no-sul-de-minas

O Governo de Minas inaugurou obras de aumento de capacidade na rodovia MG-050, em Capitólio, no Sul de Minas, nesta terça-feira (11/6).

A intervenção faz parte do contrato de concessão firmado entre o Estado e a empresa Concessionária da Rodovia MG-050 S.A.

Foram investidos, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), R$ 14,2 milhões na construção de 1,6 quilômetro de pista duplicada e 1,9 quilômetro de faixa adicional, com correção de traçado para quem trafega no sentido Belo Horizonte da via Nascentes, nome dado à rodovia sob concessão.

O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, ressaltou o aumento de investimentos em rodovias no estado este ano, dos quais R$ 1,8 bilhão via DER-MG e R$ 1 bilhão pelas concessionárias.

“Em 2024, temos R$ 2,8 bilhões na execução de obras em Minas Gerais, um crescimento de praticamente dez vezes o que era o orçamento seis anos atrás. Então, estávamos em déficit diante da necessidade do povo mineiro. Havia dívidas para os setores do turismo, da agricultura, industrial e logístico. Agora, esses investimentos estão chegando”, registrou o vice-governador de Minas.

Professor Mateus participou do evento de inauguração ao lado do CEO da concessionária, Brendon Ramos, do prefeito de Capitólio, Cristiano Geraldo, do secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas de Oliveira, e da chefe de gabinete da Seinfra, Carolina Vespúcio, que frisou a política de fortalecimento da malha rodoviária em Minas.

“O desenvolvimento do estado passa pela infraestrutura, seja pelo DER-MG, com mais de 40 obras sendo executadas, seja pelas nossas concessões. Temos trabalhado cada vez mais na gestão desses contratos”, afirmou Carolina Vespúcio.

Ganhos para a região

O vice-governador mineiro enfatizou ainda que a região está sendo beneficiada não apenas pela concessão da MG-050, como também por outras concessões rodoviárias que dão acesso a um local estratégico para Minas.

“Capitólio e a via Nascentes estão no meio das demais concessões com obras que se iniciaram ou estão por vir, uma ponta quase encosta no Rodoanel, a outra quase chega na concessão do Triângulo, a concessão Varginha-Furnas emenda e a concessão Sul de Minas é uma extensão dessa última”, descreve Professor Mateus.

“Capitólio é a capital de Furnas, do ponto de vista de valorização turística, é a porta de entrada náutica do Mar de Minas, e também é a porta de entrada da Serra da Canastra para os turistas que vêm de São Paulo”, analisou o vice-governador.

Com as novas pistas, a rodovia pode receber um maior número de veículos nesse trecho, com mais fluidez no tráfego.

Além disso, as obras organizam o fluxo rodoviário, proporcionando maior segurança aos usuários e moradores que utilizam a rodovia. Em média, 6 mil veículos passam pelo trajeto diariamente.

Concessão

A concessão da MG-050/BR-265/BR-491 liga Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a São Sebastião do Paraíso, na divisa com São Paulo, contemplando 371,4 quilômetros de malha rodoviária.

Desde o início da concessão foram investidos cerca de R$ 2,7 bilhões em obras de melhorias e ampliação de capacidade de tráfego na área.

A área de influência da concessão abrange as regiões Sul e Centro-Oeste de Minas Gerais, totalizando 50 municípios.

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Notícias Wed, 12 Jun 2024 06:55:04 -0300
DER mantém orientações de segurança viária devido aos serviços de melhorias nas rodovias MG-010 e LMG-800 http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3479-der-mantem-orientacoes-de-seguranca-viaria-devido-aos-servicos-de-melhorias-nas-rodovias-mg-010-e-lmg-800 http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3479-der-mantem-orientacoes-de-seguranca-viaria-devido-aos-servicos-de-melhorias-nas-rodovias-mg-010-e-lmg-800

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) reforça as orientações aos usuários que utilizam as Rodovias MG-010 e LMG-800, principais acessos ao Aeroporto Internacional Presidente Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em função das obras de segurança viária, em andamento nas duas vias. As informações valem para toda a semana.

Diversos trechos estão em obras com a presença constante de colaboradores nas vias, o que exige redução de velocidade e atenção redobrada dos motoristas.

Em função dos trabalhos, haverá a necessidade de interdição de uma das faixas de tráfego para execução das melhorias. Diante disso, os motoristas que circulam pela via devem ficar atentos para a possibilidade de retenção no tráfego. Para quem se dirige ao aeroporto, em Confins, a orientação é sair um pouco mais cedo de casa.

A revitalização da sinalização horizontal e vertical e dos dispositivos de segurança viária contemplam mais de 42 quilômetros de vias. Fazem parte do pacote, além da MG-010, entre o trevo da Vilarinho ao trevo de Lagoa Santa, com 18,10 quilômetros; a LMG-800, acesso para Lagoa Santa, com 4,24 quilômetros e em 20 quilômetros da MG-424, trecho entre o entroncamento da MG-010 até Pedro Leopoldo.

Além disso, as marginais entre o trevo da Vilarinho até o entroncamento da MG-424 e no segmento até o túnel da Cidade Administrativa vão receber melhorias. O investimento é mais de R$ 8 milhões.

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Notícias Fri, 07 Jun 2024 15:37:00 -0300
Seinfra assina protocolo de intenções para modernizar iluminação da Linha Verde http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3478-seinfra-assina-protocolo-de-intencoes-para-modernizar-iluminacao-da-linha-verde http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3478-seinfra-assina-protocolo-de-intencoes-para-modernizar-iluminacao-da-linha-verde

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e a Cemig, assinou, nesta sexta-feira (7/6), protocolo de intenções com prefeitos das cidades do Vetor Norte para realizar melhorias na iluminação pública da Linha Verde (MG-10), nos trechos entre os municípios de Vespasiano e Confins. Além de reduzir o consumo de energia, a ação, que faz parte do Minas Led, vai proporcionar mais conforto e segurança aos usuários que trafegam pelo local. O investimento total da Cemig será de cerca de R$ 2,3 milhões.

O Minas Led é uma ação dentro do Programa de Eficiência Energética da Cemig, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que tem como objetivo a substituição das luminárias de iluminação pública obsoletas por outras mais eficientes e modernas de tecnologia LED. Mesmo sendo a iluminação pública uma responsabilidade das prefeituras desde janeiro de 2015, a Cemig desenvolve esse projeto em uma parceria com os municípios para modernizar os equipamentos e incentivar a adoção de medidas de eficiência energética em sua área de concessão.

Para o secretário da Seinfra, Pedro Bruno Barros de Souza, a agenda reafirma o compromisso público dos vários órgãos na busca de parcerias sólidas para atendimento de demandas reais. “O que estamos firmando aqui, hoje, é uma parceria para viabilizar algo que vai melhorar a qualidade de vida dos mineiros, a segurança da população, conforto e a trafegabilidade da via. Energia e infraestrutura são base para atrair investimentos. Estamos trabalhando para isso e estamos vendo e colhendo os resultados em Minas”, destacou.

O presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, falou sobre o trabalho da Cemig e as ações, projetos e programas realizados pela empresa com foco em Minas Gerais, enfatizando a importância dessa atuação para a atração de investimentos e desenvolvimento do estado. “O Minas Led, que promove uma iluminação pública mais moderna e eficiente, virou uma referência na Aneel. Ele permite, efetivamente, que todos os municípios da nossa área de concessão tenham acesso a uma iluminação mais moderna. Buscamos, com a nossa energia, impulsionar a vida dos mineiros, trazendo desenvolvimento para o estado. A Cemig, ao investir em Minas Gerais, retoma seu papel de ser a indutora e contribuir para o crescimento de Minas”, ressaltou.

A prefeita de Vespasiano e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), Ilce Alves Rocha Perdigão, falou em nome dos demais prefeitos. Ela ressaltou a importância da iniciativa, para a capital mineira e para as cidades do Vetor Norte, e destacou o empenho de todos nessa ação. “O momento de hoje sempre foi muito esperado. Algo muito sonhado. Temos que agradecer e comemorar. A Linha Verde, o aeroporto de Confins interligam Minas Gerais ao mundo e o mundo a Minas Gerais. O Vetor Norte tem crescido muito e essa conquista é muito importante para a nossa região”, afirmou.

Também estiveram presentes à agenda a deputada estadual Nayara Rocha; a prefeita de Pedro Leopoldo, Ana Paula Santos; o prefeito de Confins, Geraldo Gonçalves dos Santos; o prefeito de Lagoa Santa, Rogério César de Matos Avelar; o vice-diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DRE-MG), Matheus Novais, o diretor de Relações Institucionais da Cemig, João Paulo Menna, representantes da Cemig, Seinfra e das prefeituras envolvidas na ação.

Iluminação moderna e eficiente

Além da MG-10, principal via de acesso ao Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), trechos da LMG-800 também passarão a ter iluminação mais moderna. O Minas Led já começou o trabalho de melhoria da rodovia e, desde o final de 2023, vem realizando a troca de quase 1,8 mil pontos de luminária pública na Linha Verde e na LMG-800 nos municípios de Vespasiano, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Confins.

Com a mudança para essa iluminação mais moderna, a previsão é de que haja uma economia de energia de 1,5 MWh e uma redução de mais de R$800 mil na fatura de energia dessas cidades por ano. Após a instalação das novas luminárias e das lâmpadas pelas equipes da Cemig, os municípios continuarão sendo os responsáveis pela manutenção dessa Iluminação pública.

Projeto Minas Led

Desde o início do Minas Led, em 2022, a Cemig já beneficiou 410 municípios, em diferentes regiões do estado, com a substituição de 131 mil lâmpadas aproximadamente e um investimento de mais de R$97,8 milhões. As melhorias promovidas pelo Minas Led representam uma economia de energia de 7.800 MWh/Ano e evitarão a emissão de 332 toneladas de CO2 na atmosfera.

Programa de Eficiência Energética

O projeto Minas Led faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cemig. Essa iniciativa é regulada pela Aneel e tem o objetivo de realizar ações sustentáveis e de conscientização da sociedade sobre a importância do uso seguro, racional e eficiente da energia elétrica.

O PEE promove a substituição de equipamentos ineficientes por outros mais modernos, com ações em hospitais e escolas públicas, comunidades de baixa renda, troca de lâmpadas de vapor de sódio por outras de LED na iluminação pública, dentre outras ações na sociedade mineira. Neste ano de 2024, para desenvolver todas essas ações, o PEE da Cemig está destinando cerca de R$ 102 milhões para os diferentes projetos desenvolvidos em Minas Gerais.

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Notícias Fri, 07 Jun 2024 13:39:00 -0300
MG-133, na Zona da Mata, tem ponte liberada para passagem de qualquer tipo de veículo http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3477-mg-133-na-zona-da-mata-tem-ponte-liberada-para-passagem-de-qualquer-tipo-de-veiculo http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3477-mg-133-na-zona-da-mata-tem-ponte-liberada-para-passagem-de-qualquer-tipo-de-veiculo

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) libera nesta sexta-feira (7/6), a partir das 16h, a passagem para qualquer tipo de veículo na ponte sobre o Rio Pomba, no km 2,4 da MG-133, localizada entre o entroncamento da MGC-265 (Rio Pomba) até a cidade de Tabuleiro.

A ponte, situada na Zona da Mata Mineira, possui 98 metros de extensão e passou por serviços de manutenção que estavam previstos para serem executados em, aproximadamente, 30 dias, mas foram concluídos em apenas 15.

A estrutura foi construída na década de 1960 e passou por reformas nos anos 1990. Pela MG-133 passam diariamente cerca de 5 mil veículos, sendo uma média de 500 da categoria de carga.

A rodovia é muito utilizada pelos setores do agronegócio e da indústria moveleira da região para acessar a BR-040 com objetivo de escoar a produção para todo país.

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Notícias Fri, 07 Jun 2024 11:09:09 -0300
Reunião técnica discute aplicação de seguro em concessões e obras públicas em Minas Gerais http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3476-reuniao-tecnica-discute-aplicacao-de-seguro-em-concessoes-e-obras-publicas-em-minas-gerais http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3476-reuniao-tecnica-discute-aplicacao-de-seguro-em-concessoes-e-obras-publicas-em-minas-gerais


Cerca de 70 servidores da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e do Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) participaram, nesta quarta-feira (5/6), da 1ª Reunião para aplicação de seguro em concessões para obras em Minas Gerais.

A contratação de seguros dentro dos editais de obras e concessões está prevista na nova Lei de Licitações e podem contribuir, por exemplo, para garantir entregas dentro do cronograma correto, com qualidade prevista, evitando retificações de licitação e inflacionamento das obras.

“Com as inovações da nova Lei de Licitações o importante é que o Estado consiga fazer uma avaliação da matriz de riscos durante a fase interna de licitações. Isso vale tanto paras obras públicas como para as concessões e vai trazer mais segurança à gestão e cumprimento das cláusulas contratuais”, explica o vice-diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais.

Durante o encontro, especialistas do setor segurador apresentaram iniciativas que podem contribuir no aprimoramento de editais e normativas para licitação de obras de infraestrutura no Estado.

Promovida pela Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) e do Sindicato das Seguradoras (SindSeg MG/GO/MT/DF) a reunião detalhou o que constitui o seguro-garantia, seguro de responsabilidade civil, seguro-engenharia e auxiliar em políticas públicas para estado.

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Notícias Thu, 06 Jun 2024 09:09:22 -0300
Estado realiza mais uma ação de educação ambiental em comunidades próximas às obras do Provias, no Norte de Minas http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3475-estado-realiza-mais-uma-acao-de-educacao-ambiental-em-comunidades-proximas-as-obras-do-provias-no-norte-de-minas http://www.infraestrutura.mg.gov.br/cidadao/transporte-coletivo-metropolitano/stories/3475-estado-realiza-mais-uma-acao-de-educacao-ambiental-em-comunidades-proximas-as-obras-do-provias-no-norte-de-minas

O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), realizou, entre os dias 21 e 23 de maio, mais uma etapa do Programa de Educação Ambiental nas obras de pavimentação da MG-479, no trecho que liga a sede urbana de Januária aos distritos de Tejuco e Pandeiros, no Norte de Minas.

Esta é mais uma missão da equipe da Assessoria de Meio Ambiente do DER-MG na região com o objetivo de abordar o tema ambiental juntos às comunidades no entorno da obra, atendendo ao que determina o licenciamento ambiental, que prevê este tipo de abordagem a cada seis meses, em função da pavimentação da rodovia.

Durante três dias, a equipe do DER-MG desenvolveu várias ações.

No dia 21/5 foi realizada blitz educativa com a temática ambiental, no município de Januária. As ações foram executadas em parceria com a Coordenadoria Regional do DER-MG de Januária e a Polícia Militar Rodoviária Estadual, com o objetivo de conscientizar e educar usuários sobre a importância da preservação ambiental. A blitz é parte do programa de comunicação social na gestão ambiental das obras na Rodovia MGC-479.

Foram abordados cerca de 200 veículos para entrega de lixeiras, contendo materiais como cartilhas sobre educação ambiental e comportamento no trânsito e adesivos.

Dias 22 e 23, as ações foram voltadas para oficinas de educação ambiental na Escola Estadual São José, no distrito de Tejuco, com o objetivo de conscientizar e educar cerca de 350 estudantes de todos os níveis escolares. Ao todo, foram realizadas 16 horas de atividades, a partir de quatro oficinas temáticas.

Por meio de atividades expositivas, interativas e práticas, como realização de plantio de mudas e jogos lúdicos, os temas abordados envolveram desde os impactos ambientais relacionados à construção de rodovias e as respectivas medidas que são adotadas pelo DER-MG para minimizá-los durante as obras, até a importância das ações pessoais para a preservação ambiental e a importância da valorização do patrimônio local.

As oficinas foram divididas em quatro módulos:

Oficina 1 - Ecolíderes: Abordagem de conceitos ambientais importantes e promoção de boas práticas ambientais;

Oficina 2 - Florescendo o Futuro: Tratar e consolidar conhecimentos de ecologia e meio ambiente. Explicar a importância da preservação ambiental e os benefícios do plantio de árvores;

Oficina 3 - Patrimônio: Promover a valorização e preservação do patrimônio cultural e histórico, bem como conscientizar os alunos sobre a importância de preservar e valorizar o patrimônio, seja ele material ou imaterial;

Oficina 4: Explorando a vida selvagem: Envolver e sensibilizar os alunos à temática principal de resgate de animais silvestres.

Impactos

“Os impactos da chegada de uma rodovia pavimentada influenciam diretamente aspectos ambientais e humanos. Preparar comunidades para que esses efeitos sejam minimizados no cotidiano das pessoas e do meio ambiente é uma forma de conscientizar que a chegada do asfalto proporciona o progresso, mas demanda adaptar a vida a novos hábitos comportamentais”, explica o assessor de Meio Ambiente do DER-MG, Felipe Dutra de Resende.

O Programa de Educação Ambiental do DER-MG tem como premissa informar e sensibilizar a sociedade para a relação com o meio ambiente, buscando a compreensão da interdependência entre diversos componentes e possibilidade de uso sustentável dos recursos naturais.

Além disso, é abordado a implementação dos programas ambientais referentes à obra no trecho de 46,6 quilômetros da rodovia.

Iniciadas em julho do ano passado, as obras na rodovia MGC- 479 são divididas em dois lotes. O primeiro segmento liga Tejuco a Pandeiros e o segundo Januária a Tejuco.

Executadas pelo DER-MG, as atividades têm o aporte de R$ 80 milhões por meio do Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década, e emprega 317 funcionários diretamente e gera outros 935 indiretos.

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Notícias Wed, 05 Jun 2024 11:01:15 -0300